Racismo institucional, lei de cotas e estratificação horizontal no ensino superior
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/21916 |
Resumo: | Nos últimos vinte anos houve um amplo crescimento do número de matrículas no sistema de ensino superior no Brasil, fazendo com que este se tornasse mais diverso e plural em termos institucionais e sociais. Uma das principais contribuições para esse processo foi a Lei de Cotas para as instituições federais de ensino superior. Esta pesquisa analisa em que medida esta política tem sido efetiva no combate ao racismo estrutural. O objetivo é observar de que modo as políticas de cotas têm se concretizado e de que maneira estas políticas têm contribuído para a desconstrução do racismo institucional. Para isso, além da revisão bibliográfica, foi feita uma análise comparativa entre dois cursos de graduação da Universidade Federal Fluminense com diferentes graus de prestígio social. Os resultados indicam que a estratificação horizontal do ensino superior, ao direcionar negros e pardos para cursos de menor prestígio, segue reproduzindo as desigualdades raciais, ainda que tenha havido uma importante ampliação do acesso |
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Nos últimos vinte anos houve um amplo crescimento do número de matrículas no sistema de ensino superior no Brasil, fazendo com que este se tornasse mais diverso e plural em termos institucionais e sociais. Uma das principais contribuições para esse processo foi a Lei de Cotas para as instituições federais de ensino superior. Esta pesquisa analisa em que medida esta política tem sido efetiva no combate ao racismo estrutural. O objetivo é observar de que modo as políticas de cotas têm se concretizado e de que maneira estas políticas têm contribuído para a desconstrução do racismo institucional. Para isso, além da revisão bibliográfica, foi feita uma análise comparativa entre dois cursos de graduação da Universidade Federal Fluminense com diferentes graus de prestígio social. Os resultados indicam que a estratificação horizontal do ensino superior, ao direcionar negros e pardos para cursos de menor prestígio, segue reproduzindo as desigualdades raciais, ainda que tenha havido uma importante ampliação do acesso |
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