"Fazendo mesura na ponta dos pés: carnaval e políticas públicas de cultura no Recife das décadas de 1970 e 1980
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/13779 |
Resumo: | O objetivo principal dessa tese é analisar as representações do Carnaval do Recife a partir das matérias publicadas nos jornais nas décadas de 1970 e 1980. Por meio das narrativas produzidas nos periódicos, pude ter acesso ao posicionamento dos mais variados sujeitos sociais - fossem eles jornalistas, folcloristas, políticos, diretores de agremiações, leitores, foliões - em torno da festa carnavalesca. |
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"Fazendo mesura na ponta dos pés: carnaval e políticas públicas de cultura no Recife das décadas de 1970 e 1980RecifeCarnaval do RecifeEscolas de SambaPolíticas Públicas de CulturaFundação de Cultura Cidade do RecifeHistória PúblicaCarnavalEscola de sambaPolítica públicaCulturaRecife (PE)Carnival of RecifePublic Policies of CultureCulture Foundation City of RecifePublic HistoryO objetivo principal dessa tese é analisar as representações do Carnaval do Recife a partir das matérias publicadas nos jornais nas décadas de 1970 e 1980. Por meio das narrativas produzidas nos periódicos, pude ter acesso ao posicionamento dos mais variados sujeitos sociais - fossem eles jornalistas, folcloristas, políticos, diretores de agremiações, leitores, foliões - em torno da festa carnavalesca.O objetivo principal desta tese é analisar as representações do Carnaval do Recife a partir das matérias publicadas nos jornais nas décadas de 1970 e 1980. Por meio das narrativas produzidas nos periódicos, pude ter acesso ao posicionamento dos mais variados sujeitos sociais – fossem eles jornalistas, folcloristas, políticos, diretores de agremiações, leitores, foliões – em torno da festa carnavalesca. Ao mapear e analisar essa documentação, compreendi que havia diferentes disputas por um formato de folia momesca para a cidade do Recife. Visualizei que, ao longo do recorte temporal estudado, esses conflitos circundaram em torno de três posicionamentos distintos. Em ordem cronológica, o primeiro deles é o chamado "Carnaval Espetáculo", formato de festejo carnavalesco em que havia destaque para o concurso das agremiações, que se apresentavam por meio de uma passarela, diante de uma comissão julgadora e de arquibancadas lotadas de foliões expectadores. Em torno dessa festa havia as críticas dos defensores de outro modelo de pândega, o nomeado "Carnaval Participação". As narrativas sobre este segundo formato, o "Carnaval Participação", o definiram como uma folia marcada pelo ritmo do frevo festejado pelos foliões nas ruas da capital pernambucana. Neste festejo, as agremiações desfilavam sem distinção entre os públicos brincante e expectador. O terceiro formato de Carnaval emergiu na orla da praia da Boa Viagem em meados da década de 1980. Esta foi uma festa carnavalesca abalizada pela presença dos trios elétricos e da axé-music. A pesquisa esteve preocupada também em refletir sobre a atuação da Fundação de Cultura enquanto órgão responsável pela organização do Carnaval da cidade ao longo da década de 1980 e analisar como seus diversos dirigentes, por meio das políticas públicas, buscaram introduzir reformulações, normas e apropriações ao festejo carnavalesco. Ao mesmo tempo, busquei enunciar as diferentes vozes de outros sujeitos que se posicionaram contra as determinações do referido órgão municipal. Para exprimir essa problemática, pesquisei os periódicos preservados no Arquivo Público Estadual de Pernambuco e na Fundação Joaquim Nabuco, a documentação do Diário Oficial do Município, disponibilizada na Biblioteca Setorial da Prefeitura do Recife, a coletânea do Suplemento Cultural do Diário Oficial do Estado consultado no acervo digital da Companhia Editora de Pernambuco. Com a estrutura de três capítulos, ao final do trabalho acredito que pude demonstrar como as políticas públicas implementadas em torno do Carnaval do Recife visavam à construção de uma identidade cultural para a cidade.The main objective of this paper is to analyze the representations of the Carnival of Recife from articles published on newspapers during the 1970s and 1980s. Through the narratives on those periodicals, I had access to views from a variety of social subjects: journalists, folklorists, politicians, directors from organizations, readers and carnival enthusiasts in regards to the carnival event. While studying and reviewing documentation, I understood that there were different disputes over a format for this event the city of Recife. I came to realize that, over that period, these conflicts related to three distinct points-of-view. In chronological order: "Carnaval Espetáculo" (Carnival Show), a format for the carnival celebration in which emphasis was placed on the contests between associations, which were presented through a catwalk, before a judging committee and a large audience. Around this party there were criticisms from proponents of another model of merrymaking, the so-called "Carnaval Participação" (Carnival Participation). The narratives about this second format (Carnaval Participação), defined it as a festivity marked by the rhythm of the “Frevo” celebrated by enthusiasts in the streets of the capital of Pernambuco State. In this celebration, associations did not differentiate between the vivacious audience and spectators. The third format of Carnival emerged on Boa Viagem’s beach in the mid-1980s. This carnival party was based on the presence of “Trios Elétricos” (live bands) and Axémusic. The research was also concerned about reflecting on the work of “Fundação de Cultura” as responsible for organizing the city's Carnival throughout the 1980s, and analyzing how its various leaders, through public policies, sought to introduce reformulations, norms and appropriations to the Carnival celebration. At the same time, I tried to report on the different voices from other subjects who opposed the determinations of the municipality. In order to better express this problem, I searched the preserved periodicals in the State Public Archives of Pernambuco’s and Joaquim Nabuco’s Foundations, the Official Gazette for the Municipality, available in the Sectorial Library of the City Hall of Recife, the collectives of the Cultural Supplement for the State’s Official Gazette, in the digital library of Editorial Company of Pernambuco. With the structure of three chapters, at the end of the work I believe I was able to demonstrate how the public policies implemented around the Carnival of Recife aimed at building a cultural identity for the city.311fNiteróiAbreu, Martha CamposReznik, LuísAlmeida, Juniele Rabelo deSoihet, RachelNogueira, NilcemarGuillen, Isabel Cristina MartinsSilva, Augusto Neves da2020-05-15T16:32:36Z2020-05-15T16:32:36Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/13779Aluno de doutoradoopenAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-09-09T12:16:42Zoai:app.uff.br:1/13779Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:46:47.535610Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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