Estudo dos processos de desmantelamento de navios e plataformas offshore
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/29748 |
Resumo: | Seja devido às condições técnicas, ao exaurimento do recurso ou pela inviabilidade econômica, plataformas e embarcações, terão suas atividades encerradas, iniciando-se à fase de descomissionamento, seguido do processo de desmantelamento e posterior reciclagem. O presente trabalho tem o intuito de detalhar as fases do processo de desmantelamento, abordando seus aspectos regulatórios, os possíveis danos ambientais e sociais relacionados a cada método, com o enfoque nas operações de corte utilizadas nessa atividade, assim como suas vantagens e desvantagens, uma vez que o procedimento de desmantelamento consiste no de desmonte de todos os componentes, equipamentos e estruturas do navio ou plataforma que chegaram na unidade, sendo os principais métodos atualmente adotados conhecidos como: Open Beaching, landing, along-side e drydock. Para realizar o processo de remoção das partes necessita-se definir a tecnologia de corte a ser utilizada através da avaliação da capacidade do processo de ter uma funcionalidade flexível, uma vez que para seccionar um material aplica-se energia a este, podendo ser energia térmica através de arc air, plasma, laser, química por corrosão por ácidos ou mecânica por intermédio de usinagem ou cisalhamento. Os métodos abordados neste trabalho são os tipos de corte mais convencionais do mercado no momento presente: jato de água puro (não abrasivo), jato de água abrasivo, fio adiamantado, arco de plasma e feixe de laser fornecido por fibra. Além disso, estes processos que envolvem o desmantelamento seguem regulamentações de órgãos nacionais como a Agência Nacional de Petróleo - ANP, órgão que regulamenta todas as atividades relacionadas ao mercado de petróleo e gás no país. Atrelado a isso, deve-se considerar durante a definição do método de desmonte, a viabilidade financeira, os danos ambientais relacionados a opção de remoção e descarte escolhida, além de questões humanas e trabalhistas que envolvem as atividades do desmantelamento, pois este terá um papel importante em quão positivo serão os processos para com o meio ambiente e a sociedade de uma forma geral. |
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O presente trabalho tem o intuito de detalhar as fases do processo de desmantelamento, abordando seus aspectos regulatórios, os possíveis danos ambientais e sociais relacionados a cada método, com o enfoque nas operações de corte utilizadas nessa atividade, assim como suas vantagens e desvantagens, uma vez que o procedimento de desmantelamento consiste no de desmonte de todos os componentes, equipamentos e estruturas do navio ou plataforma que chegaram na unidade, sendo os principais métodos atualmente adotados conhecidos como: Open Beaching, landing, along-side e drydock. Para realizar o processo de remoção das partes necessita-se definir a tecnologia de corte a ser utilizada através da avaliação da capacidade do processo de ter uma funcionalidade flexível, uma vez que para seccionar um material aplica-se energia a este, podendo ser energia térmica através de arc air, plasma, laser, química por corrosão por ácidos ou mecânica por intermédio de usinagem ou cisalhamento. Os métodos abordados neste trabalho são os tipos de corte mais convencionais do mercado no momento presente: jato de água puro (não abrasivo), jato de água abrasivo, fio adiamantado, arco de plasma e feixe de laser fornecido por fibra. Além disso, estes processos que envolvem o desmantelamento seguem regulamentações de órgãos nacionais como a Agência Nacional de Petróleo - ANP, órgão que regulamenta todas as atividades relacionadas ao mercado de petróleo e gás no país. Atrelado a isso, deve-se considerar durante a definição do método de desmonte, a viabilidade financeira, os danos ambientais relacionados a opção de remoção e descarte escolhida, além de questões humanas e trabalhistas que envolvem as atividades do desmantelamento, pois este terá um papel importante em quão positivo serão os processos para com o meio ambiente e a sociedade de uma forma geral.Whether due to technical conditions, resource depletion or economic unfeasibility, platforms and vessels will have their activities closed, starting the decommissioning phase, followed by the dismantling process and subsequent recycling. This work aims to unravel the phases of the dismantling process, addressing its regulatory aspects, the possible environmental and social damages related to each method, with a focus on the cutting operations used in this activity, as well as its advantages and disadvantages, a since the dismantling procedure consists of dismantling all components, equipment and structures of the ship or platform that arrived at the unit, with the main methods currently adopted being known as: Open Beaching, landing, along-side and drydock. To carry out the process of removing the parts, it is necessary to define the cutting technology to be used by evaluating the ability of the process to have a flexible functionality, since to section a material energy is applied to it, which may be thermal energy through arc air, plasma, laser, acid corrosion chemistry or mechanically through machining or shearing. The methods covered in this work are the most conventional types of cutting on the market at the present time: pure waterjet (non-abrasive), abrasive waterjet, diamond wire, plasma arc and laser beam provided by fiber. In addition, these processes involving dismantling follow the regulations of national bodies such as the National Petroleum Agency - ANP, the body that regulates all activities related to the oil and gas market in the country. Linked to this, when defining the dismantling method, financial viability, environmental damage related to the chosen removal and disposal option, in addition to human and labor issues involving dismantling activities, should be considered, as this will play a role important in how positive the processes will be for the environment and society in general.95 p.Moraes Junior, José Maurohttp://lattes.cnpq.br/9794837921209596Benini, Lucashttp://lattes.cnpq.br/7687650050636319Perez, Gerônimohttp://lattes.cnpq.br/3022724661554315http://lattes.cnpq.br/9794837921209596João Guilherme: https://lattes.cnpq.br/9814852243266853 / João Vitor: http://lattes.cnpq.br/9455650110088864Fonseca, João Guilherme Mol daFarinha, João Vitor Gonçalves2023-08-03T13:29:13Z2023-08-03T13:29:13Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfFONSECA, João Guilherme Mol da; FARINHA, João Vitor Gonçalves. Estudo dos processos de desmantelamento de navios e plataformas offshore. 2023. 95 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Escola de Engenharia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023http://app.uff.br/riuff/handle/1/29748CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-08-03T13:29:17Zoai:app.uff.br:1/29748Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:50:09.975756Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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