Decolonizando saberes: o ensino de Ciências Naturais através dos conhecimentos tradicionais dos povos indígenas do Alto Rio Negro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: REIS, Pâmela Rossi dos
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/32645
Resumo: Essa pesquisa apresenta uma proposta de Ensino de Química com abordagens diferenciadas que visam ser uma ferramenta enriquecedora no processo educacional em sala de aula. Para isso, buscamos compreender a educação amazônica sob a ótica dos povos indígenas, explorando os processos educacionais implantados na região e seus consequentes impactos. Com essa compreensão, a pesquisa propõe desafiar paradigmas estabelecidos e romper com os padrões eurocêntricos de conhecimento que, por tanto tempo, predominam em nossas práticas educacionais. Focadas no Ensino de Química, essa pesquisa teve como objetivo realizar, em colaboração com a comunidade, um levantamento de saberes tradicionais indígenas que nos permitiram a correlação entre os saberes tradicionaise científicos. Para isso, fundamentamo-nos nas propostas da rede decolonial e da interculturalidade crítica como nosso referencial teórico. Dessa maneira, conduzimos uma pesquisa mista com um desenho do tipo convergente, de natureza aplicada e classificada como descritiva-explicativa. A coleta de dados foi realizada em São Gabriel da Cachoeira – AM. Para obtenção dos dados quantitativos, aplicamos um questionário a 201 alunos de cinco escolas públicas desse município, dos quais 86,5% se autodeclaram indígenas. As respostas foram analisadas por meio de estatísticas descritivas, sendo essa etapa fundamental para orientar os nossos apontamentos. Os dados qualitativos foram obtidos por meio de entrevistas, utilizando a técnica da história oral, com 7 indígenas de ambos os sexos, pertencentes a diversas etnias e com ampla faixa etária. Suas narrativas foram submetidas à Análise de Conteúdo e a partir daí nos forneceram detalhes que enriqueceram as descrições dos estudantes e nos brindaram com a riqueza de seus conhecimentos sobre os processos artesanais de manejo da mandioca para a obtenção de subprodutos: farinha de mandioca, beiju, tucupi e caxiri. Essas contribuições possibilitaram a elaboração de um produto educacional que traz novas perspectivas de percepção do real e não somente informações complementares sobre o conhecimento e cultura indígena. Neste contexto, a pesquisa traz aportes para a literatura ao apontar três contribuições principais: a oferta da educação escolar indígena, os conhecimentos indígenas sobre o processamento da mandioca e as conexões entre os saberes tradicionais e científicos. Como implicações práticas, elaboramos, com a colaboração da comunidade indígena rionegrina, um guia didático com viés decolonial e intercultural, o qual foi validado por dois membros da comunidade indígena. Essa validação teve como objetivo identificar e mitigar possíveis erros sistemáticos, além de assegurar que as consistências e observações fossem coesas e congruentes entre si. Nesse recurso metodológico, os saberes tradicionais relatados pela comunidade estão conectados aos conteúdos de química formalizados pela cultura ocidental. Essa abordagem metodológica tem o intuito de valorizar a diversidade de saberes presentes em nosso país, promovendo o respeito às tradições e sapiências de diferentes povos, proporcionando aos estudantes uma experiência educacional significativa.
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Focadas no Ensino de Química, essa pesquisa teve como objetivo realizar, em colaboração com a comunidade, um levantamento de saberes tradicionais indígenas que nos permitiram a correlação entre os saberes tradicionaise científicos. Para isso, fundamentamo-nos nas propostas da rede decolonial e da interculturalidade crítica como nosso referencial teórico. Dessa maneira, conduzimos uma pesquisa mista com um desenho do tipo convergente, de natureza aplicada e classificada como descritiva-explicativa. A coleta de dados foi realizada em São Gabriel da Cachoeira – AM. Para obtenção dos dados quantitativos, aplicamos um questionário a 201 alunos de cinco escolas públicas desse município, dos quais 86,5% se autodeclaram indígenas. As respostas foram analisadas por meio de estatísticas descritivas, sendo essa etapa fundamental para orientar os nossos apontamentos. Os dados qualitativos foram obtidos por meio de entrevistas, utilizando a técnica da história oral, com 7 indígenas de ambos os sexos, pertencentes a diversas etnias e com ampla faixa etária. Suas narrativas foram submetidas à Análise de Conteúdo e a partir daí nos forneceram detalhes que enriqueceram as descrições dos estudantes e nos brindaram com a riqueza de seus conhecimentos sobre os processos artesanais de manejo da mandioca para a obtenção de subprodutos: farinha de mandioca, beiju, tucupi e caxiri. Essas contribuições possibilitaram a elaboração de um produto educacional que traz novas perspectivas de percepção do real e não somente informações complementares sobre o conhecimento e cultura indígena. Neste contexto, a pesquisa traz aportes para a literatura ao apontar três contribuições principais: a oferta da educação escolar indígena, os conhecimentos indígenas sobre o processamento da mandioca e as conexões entre os saberes tradicionais e científicos. Como implicações práticas, elaboramos, com a colaboração da comunidade indígena rionegrina, um guia didático com viés decolonial e intercultural, o qual foi validado por dois membros da comunidade indígena. Essa validação teve como objetivo identificar e mitigar possíveis erros sistemáticos, além de assegurar que as consistências e observações fossem coesas e congruentes entre si. Nesse recurso metodológico, os saberes tradicionais relatados pela comunidade estão conectados aos conteúdos de química formalizados pela cultura ocidental. Essa abordagem metodológica tem o intuito de valorizar a diversidade de saberes presentes em nosso país, promovendo o respeito às tradições e sapiências de diferentes povos, proporcionando aos estudantes uma experiência educacional significativa.This research presents a proposal for Chemistry Education with differentiated approaches, aiming to serve as an enriching tool in the educational process within the classroom. In pursuit of this objective, we seek to understand Amazonian education from the perspective of indigenous peoples, exploring the implemented educational processes in the region and their consequent impacts. With this understanding, the research aims to challenge established paradigms and break free from Eurocentric knowledge patterns that have predominated in our educational practices for so long. Focused on Chemistry Education, the research intended to conduct a survey of traditional indigenous knowledge in collaboration with the community. This survey aimed to establish correlations between traditional andscientific knowledge. The theoretical framework guiding our approach is grounded inthe proposals of the decolonial network and critical interculturality. The research follows a mixed-methods design with a convergent approach, of an applied nature, characterized as descriptive-explanatory. Data collection took place in São Gabriel da Cachoeira – AM. For quantitative data, a questionnaire was administered to 201 students from five public schools in this municipality, with 86.5% self-identifying as indigenous. The responses underwent analysis using descriptive statistics, a crucial step to guide our observations. Qualitative data were obtained through interviews, utilizing the oral history technique, involving 7 indigenous individuals of both sexes, representing various ethnicities and a wide age range. Their narratives underwent Content Analysis, providing details that enriched student descriptions and offering insights into their knowledge about artisanal cassava management processes to obtain by-products such as cassava flour, beiju, tucupi, and caxiri. These contributions facilitated the development of an educational product that introducesnew perspectives to the perception of reality, not only by providing additionalinformation about indigenous knowledge and culture. In this context, the researchcontributes to the literature by highlighting three main aspects: the provision ofindigenous school education, indigenous knowledge about cassava processing, and the connections between traditional and scientific knowledge. As practical implications, in collaboration with the Rio Negro indigenous community, a didactic guide with a decolonial and intercultural bias was developed. This guide underwent validation by two members of the indigenous community, aiming to identify and mitigate possible systematic errors, ensuring consistency and coherence in observations. In this methodological resource, traditional knowledge reported by the community is interwoven with formalized chemistry content from Western culture. This methodological approach aims to value the diversity of knowledge present in our country, promoting respect for the traditions and wisdom of different peoples and providing students with a meaningful educational experience.183 f.Farias, Florence Moellmann Cordeiro deNascimento, Solange Pereira doCova, Rose Mary LatiniREIS, Pâmela Rossi dos2024-03-07T17:24:02Z2024-03-07T17:24:02Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfREIS, Pâmela Rossi dos. Decolonizando saberes: o ensino de Ciências Naturais através dos conhecimentos tradicionais dos povos indígenas do Alto Rio Negro. 2023. 183 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza, Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/32645CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-03-07T17:24:06Zoai:app.uff.br:1/32645Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-03-07T17:24:06Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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