Ocorrência de redobramento em subordinada relativa própria na Hor. Sat. I, VI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Spinola, Eduardo Costa
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/32368
Resumo: O presente trabalho é dedicado a um dos maiores autores do gênero satírico romano, Horácio. Portanto, esse foi o critério para a escolha de uma de suas obras: uma sátira. Dentre os aspectos abordados na sátira escolhida, estão: uma síntese da vida e da obra do autor, do contexto histórico e do meio social do seu tempo, assim como o trecho inicial da Sátira I, VI 1-6, com a respectiva tradução e a análise sintática de uma forma pronominal. Nesse poema, Horácio descreve sua estima por Mecenas, caracterizando uma relação de reciprocidade decorrente do estabelecimento de um clientelismo permissivo.Como texto base, foi usado Horácio do século XIX, assim como o seu aparato crítico da mesma fonte de James Bradstreet Greenough (1887). Há, também, neste trabalho, uma tradução da professora Edna Ribeiro de Paiva, que foi docente associada de Língua Latina no Departamento de Letras Clássicas da Universidade Federal Fluminense. Deixo, também, minha pequena contribuição, neste trabalho, traduzindo e interpretando o mesmo trecho.
id UFF-2_6965677c6aa326fb86ed582ee7c49041
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/32368
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Ocorrência de redobramento em subordinada relativa própria na Hor. Sat. I, VIOração relativaLatimHor Sat ISátira latinaHorácioO presente trabalho é dedicado a um dos maiores autores do gênero satírico romano, Horácio. Portanto, esse foi o critério para a escolha de uma de suas obras: uma sátira. Dentre os aspectos abordados na sátira escolhida, estão: uma síntese da vida e da obra do autor, do contexto histórico e do meio social do seu tempo, assim como o trecho inicial da Sátira I, VI 1-6, com a respectiva tradução e a análise sintática de uma forma pronominal. Nesse poema, Horácio descreve sua estima por Mecenas, caracterizando uma relação de reciprocidade decorrente do estabelecimento de um clientelismo permissivo.Como texto base, foi usado Horácio do século XIX, assim como o seu aparato crítico da mesma fonte de James Bradstreet Greenough (1887). Há, também, neste trabalho, uma tradução da professora Edna Ribeiro de Paiva, que foi docente associada de Língua Latina no Departamento de Letras Clássicas da Universidade Federal Fluminense. Deixo, também, minha pequena contribuição, neste trabalho, traduzindo e interpretando o mesmo trecho.13 p.Kaltner, Leonardo FerreiraSpinola, Eduardo Costa2024-02-26T12:19:13Z2024-02-26T12:19:13Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSPINOLA, Eduardo Costa. Ocorrência de redobramento em subordinada relativa própria na Hor. Sat. I, VI. 2023, 13p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras-Latim) - Instituto de Letras, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/32368CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-02-26T12:19:17Zoai:app.uff.br:1/32368Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-02-26T12:19:17Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Ocorrência de redobramento em subordinada relativa própria na Hor. Sat. I, VI
title Ocorrência de redobramento em subordinada relativa própria na Hor. Sat. I, VI
spellingShingle Ocorrência de redobramento em subordinada relativa própria na Hor. Sat. I, VI
Spinola, Eduardo Costa
Oração relativa
Latim
Hor Sat I
Sátira latina
Horácio
title_short Ocorrência de redobramento em subordinada relativa própria na Hor. Sat. I, VI
title_full Ocorrência de redobramento em subordinada relativa própria na Hor. Sat. I, VI
title_fullStr Ocorrência de redobramento em subordinada relativa própria na Hor. Sat. I, VI
title_full_unstemmed Ocorrência de redobramento em subordinada relativa própria na Hor. Sat. I, VI
title_sort Ocorrência de redobramento em subordinada relativa própria na Hor. Sat. I, VI
author Spinola, Eduardo Costa
author_facet Spinola, Eduardo Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kaltner, Leonardo Ferreira
dc.contributor.author.fl_str_mv Spinola, Eduardo Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Oração relativa
Latim
Hor Sat I
Sátira latina
Horácio
topic Oração relativa
Latim
Hor Sat I
Sátira latina
Horácio
description O presente trabalho é dedicado a um dos maiores autores do gênero satírico romano, Horácio. Portanto, esse foi o critério para a escolha de uma de suas obras: uma sátira. Dentre os aspectos abordados na sátira escolhida, estão: uma síntese da vida e da obra do autor, do contexto histórico e do meio social do seu tempo, assim como o trecho inicial da Sátira I, VI 1-6, com a respectiva tradução e a análise sintática de uma forma pronominal. Nesse poema, Horácio descreve sua estima por Mecenas, caracterizando uma relação de reciprocidade decorrente do estabelecimento de um clientelismo permissivo.Como texto base, foi usado Horácio do século XIX, assim como o seu aparato crítico da mesma fonte de James Bradstreet Greenough (1887). Há, também, neste trabalho, uma tradução da professora Edna Ribeiro de Paiva, que foi docente associada de Língua Latina no Departamento de Letras Clássicas da Universidade Federal Fluminense. Deixo, também, minha pequena contribuição, neste trabalho, traduzindo e interpretando o mesmo trecho.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-02-26T12:19:13Z
2024-02-26T12:19:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SPINOLA, Eduardo Costa. Ocorrência de redobramento em subordinada relativa própria na Hor. Sat. I, VI. 2023, 13p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras-Latim) - Instituto de Letras, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/32368
identifier_str_mv SPINOLA, Eduardo Costa. Ocorrência de redobramento em subordinada relativa própria na Hor. Sat. I, VI. 2023, 13p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras-Latim) - Instituto de Letras, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/32368
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838886108332032