As fake news na era da pós-verdade: como o bibliotecário pode intervir na diminuição dos impactos da desinformação na sociedade contemporânea
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/32274 |
Resumo: | A sociedade contemporânea é marcada pelo estímulo ao negacionismo através dos mais variados canais de comunicação, com a disseminação de notícias falsas. Essa disseminação de desinformação, segundo as análises obtidas, pode ser atenuada com ações do profissional da informação. O presente trabalho caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva, abordando assuntos relacionados às fake news, desinformação no meio digital, competência informacional e bibliotecários como mediadores da informação, cujo objetivo geral é examinar os riscos que as fake news apresentam à sociedade e como o profissional da informação pode e deve agir na intervenção desses caso. As pesquisas anteriores foram indispensáveis para a elaboração deste trabalho, principalmente Araújo (2013,2021) que abordou em seus estudos temas como fake news, infodemia, pós-verdade e desinformação, Wilke (2020) que trouxe em seu artigo a pós-verdade e suas vertentes, Silva e Tanus (2019) com a discussão do bibliotecário na mediação da informação e De Lucca et al (2019) discorrendo acerca da competência informacional na teoria e na prática. A metodologia aplicada foi o levantamento bibliográfico sobre os temas mencionados acima. A base de dados que trouxe um maior nível de satisfação e a maior utilizada foi a BRAPCI, junto ao agregador Google Scholar que reuniu trabalhos interessantes, como reportagens e notícias, para o desenvolvimento da pesquisa. Conclui-se que há um longo caminho a percorrer no combate ao espalhamento de fake news e para que seja efetiva a diminuição deste fenômeno, é necessária a ação conjunta de toda a sociedade. |
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As fake news na era da pós-verdade: como o bibliotecário pode intervir na diminuição dos impactos da desinformação na sociedade contemporâneaFake newsPós-verdadeCompetência informacionalMediação da informaçãoBibliotecárioFake newsBiblioteconomiaLetramento informacionalFake newsPost-truthInformation literacyInformation mediationLibrarianA sociedade contemporânea é marcada pelo estímulo ao negacionismo através dos mais variados canais de comunicação, com a disseminação de notícias falsas. Essa disseminação de desinformação, segundo as análises obtidas, pode ser atenuada com ações do profissional da informação. O presente trabalho caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva, abordando assuntos relacionados às fake news, desinformação no meio digital, competência informacional e bibliotecários como mediadores da informação, cujo objetivo geral é examinar os riscos que as fake news apresentam à sociedade e como o profissional da informação pode e deve agir na intervenção desses caso. As pesquisas anteriores foram indispensáveis para a elaboração deste trabalho, principalmente Araújo (2013,2021) que abordou em seus estudos temas como fake news, infodemia, pós-verdade e desinformação, Wilke (2020) que trouxe em seu artigo a pós-verdade e suas vertentes, Silva e Tanus (2019) com a discussão do bibliotecário na mediação da informação e De Lucca et al (2019) discorrendo acerca da competência informacional na teoria e na prática. A metodologia aplicada foi o levantamento bibliográfico sobre os temas mencionados acima. A base de dados que trouxe um maior nível de satisfação e a maior utilizada foi a BRAPCI, junto ao agregador Google Scholar que reuniu trabalhos interessantes, como reportagens e notícias, para o desenvolvimento da pesquisa. Conclui-se que há um longo caminho a percorrer no combate ao espalhamento de fake news e para que seja efetiva a diminuição deste fenômeno, é necessária a ação conjunta de toda a sociedade.The contemporary society is characterized by the stimulus to denialism through the most varied channels of communication, through the dissemination of fake news. This spread of disinformation, according to the analyzes obtained, can be mitigated with actions of the information professional. The present study is a bibliographical, exploratory and descriptive research, addressing issues related to fake news, disinformation in the digital environment, information literacy and librarians as mediators of information, whose general objective is to examine the risks that fake news represents to society, and how the information professional can and should act in the intervention of these cases. The previous researches was essential for the preparation of this study, especially Araújo (2013,2021) who addressed in his studies topics as fake news, infodemics, post-truth and disinformation, Wilke (2020) who brought post-truth and its aspects in his article, Silva and Tanus (2019) with the librarian's discussion in the mediation of information and De Lucca et al (2019) discussing information literacy in theory and in practice. The methodology applied was the bibliographic survey on the topics mentioned above. The database that brought the highest level of satisfaction and the most used was BRAPCI, and Google Scholar aggregator, which brought interesting texts as reports and news, for the development of the research. It is concluded that there is a long way to go to stop the spread of fake news, and for the reduction of this phenomenon, we need actions by the whole society.42 p.Juvêncio, Carlos HenriqueRubén Alvarez, GonzaloMilani, Suellen OliveiraBiancardi, Ludmilla de Souza2024-02-09T14:16:22Z2024-02-09T14:16:22Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfBIANCARDI, Ludmilla de Souza . As fake news na era da pós-verdade: como os bibliotecários podem intervir na diminuição dos impactos da desinformação na sociedade contemporânea. 2022. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/32274CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-02-09T14:16:26Zoai:app.uff.br:1/32274Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:16:43.863383Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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