Do outro lado das políticas, os estudantes: universitários da Maré em contexto de políticas de acesso e permanência
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/15198 |
Resumo: | A dissertação aborda o acesso e a permanência de estudantes de camadas populares no ensino superior público. Privilegia os universitários da favela da Maré ingressantes em duas instituições de ensino superior: a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Discute a apropriação dos estudantes sobre as políticas de acesso e permanência; a trajetória escolar antes do ingresso ao ensino superior e o percurso na universidade, destacando as dificuldades materiais e simbólicas presentes nesse período, tendo como contraponto estudo anterior sobre acesso e permanência de estudantes da Maré ao ensino superior. O material de análise originou- se, inicialmente, da aplicação de um questionário exploratório para estudantes universitários da Maré e posteriormente através de entrevistas com estudantes das áreas de humanas, exatas e biomédicas das instituições investigadas. Os relatos evidenciam as dificuldades enfrentadas durante a educação básica, devido à falta de conhecimento em algumas disciplinas, e a importância das cotas para o ingresso no ensino superior. Destaca as políticas de assistência e sua importância para continuidade do curso e conclusão do ensino superior no cotidiano dos estudantes contemplados pelas políticas, assim como as estratégias desenvolvidas pelos estudantes que não possuem bolsa permanência para darem continuidade ao curso superior |
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Do outro lado das políticas, os estudantes: universitários da Maré em contexto de políticas de acesso e permanênciaEducação superiorAcessoPermanênciaEnsino superiorAcesso ao ensino superiorPolítica assistencialistaMare (Rio de Janeiro, RJ)Tertiary educationAccessPermanenceA dissertação aborda o acesso e a permanência de estudantes de camadas populares no ensino superior público. Privilegia os universitários da favela da Maré ingressantes em duas instituições de ensino superior: a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Discute a apropriação dos estudantes sobre as políticas de acesso e permanência; a trajetória escolar antes do ingresso ao ensino superior e o percurso na universidade, destacando as dificuldades materiais e simbólicas presentes nesse período, tendo como contraponto estudo anterior sobre acesso e permanência de estudantes da Maré ao ensino superior. O material de análise originou- se, inicialmente, da aplicação de um questionário exploratório para estudantes universitários da Maré e posteriormente através de entrevistas com estudantes das áreas de humanas, exatas e biomédicas das instituições investigadas. Os relatos evidenciam as dificuldades enfrentadas durante a educação básica, devido à falta de conhecimento em algumas disciplinas, e a importância das cotas para o ingresso no ensino superior. Destaca as políticas de assistência e sua importância para continuidade do curso e conclusão do ensino superior no cotidiano dos estudantes contemplados pelas políticas, assim como as estratégias desenvolvidas pelos estudantes que não possuem bolsa permanência para darem continuidade ao curso superiorCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThe dissertation approaches the access and permanence of students from popular classes in public tertiary education. It focuses on university students from favela of Maré from two institutes of higher education: the Rio de Janeiro State University (UERJ) and Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ). It also discusses the appropriation of students on the policies of access and permanence; the school trajectory before entering tertiary education and the course in the university, highlighting the material and symbolic difficulties present in this period, taking as counterpoint an earlier study about access and permanence of Maré students to higher education. The analysis material originated, initially, from the application of an exploratory questionnaire for university students of Maré and later through interviews with students from the human, exact and biomedical sciences of the investigated institutions. Reports evident the difficulties faced during the basic education, due to the lack knowledge in some disciplines, and the importance of the quotas for the access in the higher education. It highlights the assistance policies and their importance for the continuity and conclusion of higher education in the daily life of the students contemplated by the policies, as well as the strategies developed by students who do not have a scholarship to continue the higher course167 f.Vargas, HustanaCosta, Regis Eduardo Coelho Argüelles daHeringer, Rosana Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/1230616393432623http://lattes.cnpq.br/4879108966542593http://lattes.cnpq.br/0075852341880711http://lattes.cnpq.br/9066311393158506Silva, Amanda Gonçalves da2020-10-09T19:51:42Z2020-10-09T19:51:42Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Amanda Gonçalves da. Do outro lado das políticas, os estudantes: universitários da Maré em contexto de políticas de acesso e permanência. 2017. 167 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.https://app.uff.br/riuff/handle/1/15198http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-19T17:18:40Zoai:app.uff.br:1/15198Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:16:30.559628Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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