Cotistas em um campus universitário do interior do Maranhão: um "grão" de democratização?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pantoja, Ellen Patrícia Braga
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/14734
Resumo: A presente tese tem por objetivo analisar o processo de democratização da universidade pela via das ações afirmativas, na qual se propõe uma investigação das nuances referentes aos percursos educacionais de estudantes cotistas dos cursos de Direito e de Pedagogia que ingressaram na UFMA, campus Imperatriz-MA, nos anos de 2007, 2012 e 2016. Buscou-se, nesse estudo, identificar semelhanças e diferenças nos percursos individuais desses estudantes, destacando fatores que levaram às variações de comportamento, opiniões e atitudes, de modo a possibilitar, dentro de uma perspectiva sociológica à escala individual, uma compreensão das complexidades que envolvem o processo de expansão e democratização de uma universidade pública por meio de políticas afirmativas. Para a condução da pesquisa essencialmente qualitativa, o recurso metodológico escolhido foi a entrevista biográfica pautada na abordagem compreensiva. Buscou-se apoio teórico nos estudos de Pierre Bourdieu, Bernard Lahire, François Dubet e Danilo Martuccelli. Com o intuito de melhor compreender e analisar os dados obtidos realizou-se, também, um levantamento bibliográfico sobre categorias como “universidade”, “democracia” e “ações afirmativas”. Também foram analisados dados secundários do Censo da Educação Superior e do Relatório Socioeconômico e Cultural de Concluintes do ENADE. Por meio dos dados obtidos, foi possível identificar relações entre origem familiar, credenciais educacionais, nível ocupacional, capital cultural e social acumulados e como eles influíram para o acesso e permanência nos cursos em análise, bem como foi possível compreender dentro desse processo as disposições do entrevistado em relação às diferentes situações da sua vida social, o modo como percebia sua situação, os desafios que julgava enfrentar e quais as alternativas que via surgir diante de si nesse processo de mobilidade educacional. Os resultados da pesquisa possibilitaram conhecer peculiaridades atinentes à política de expansão e inclusão social da UFMA, em especial no que se refere a cursos localizados em unidades acadêmicas do interior do Estado do Maranhão marcado por uma população majoritariamente pobre.
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Para a condução da pesquisa essencialmente qualitativa, o recurso metodológico escolhido foi a entrevista biográfica pautada na abordagem compreensiva. Buscou-se apoio teórico nos estudos de Pierre Bourdieu, Bernard Lahire, François Dubet e Danilo Martuccelli. Com o intuito de melhor compreender e analisar os dados obtidos realizou-se, também, um levantamento bibliográfico sobre categorias como “universidade”, “democracia” e “ações afirmativas”. Também foram analisados dados secundários do Censo da Educação Superior e do Relatório Socioeconômico e Cultural de Concluintes do ENADE. Por meio dos dados obtidos, foi possível identificar relações entre origem familiar, credenciais educacionais, nível ocupacional, capital cultural e social acumulados e como eles influíram para o acesso e permanência nos cursos em análise, bem como foi possível compreender dentro desse processo as disposições do entrevistado em relação às diferentes situações da sua vida social, o modo como percebia sua situação, os desafios que julgava enfrentar e quais as alternativas que via surgir diante de si nesse processo de mobilidade educacional. Os resultados da pesquisa possibilitaram conhecer peculiaridades atinentes à política de expansão e inclusão social da UFMA, em especial no que se refere a cursos localizados em unidades acadêmicas do interior do Estado do Maranhão marcado por uma população majoritariamente pobre.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis thesis aims to analyze the democratization process of the university through affirmative actions, in which it proposes an investigation of the nuances regarding the educational pathways of law students and pedagogy students who joined UFMA, campus Imperatriz-MA, in the years 2007, 2012 and 2016. This study sought to identify similarities and differences in the individual pathways of these students, highlighting factors that led to variations in behavior, opinions and attitudes, so as to enable, within a sociological perspective on an individual scale, an understanding of the complexities that involve the process of expansion and democratization of a public university through affirmative policies. To conduct this essentially qualitative research, the methodological resource chosen was the biographical interview based on the comprehensive approach. Theoretical support was sought in the studies of Pierre Bourdieu, Bernard Lahire, François Dubet and Danilo Martuccelli. In order to better understand and analyze the data obtained, a bibliographic survey on categories such as “university”, “democracy” and “affirmative actions” was also performed. Secondary data were also analyzed from the Higher Education Census and the ENADE Graduates' Socioeconomic and Cultural Report. Through the obtained data, it was possible to identify relationships between family origin, educational credentials, occupational level, accumulated cultural and social capital and how they influenced the access and permanence in the courses under analysis, as well asit was possible to understand within this process the dispositions of the interviewed in relation to the different situations of his social life, the way he perceived his situation, the challenges he thought he faced and what alternatives he saw arising in front of him in this process of educational mobility. The research results allowed to know peculiarities related to UFMA's policy of expansion and social inclusion, especially regarding courses located in academic units of the interior of Maranhão State, marked by a mostly poor population.252f.Vargas, Hustana MariaCarrano, Paulo César RodriguesPaixão, Léa PinheiroCatani, Afrânio MendesLima, Lucinete MarquesPantoja, Ellen Patrícia Braga2020-08-24T19:46:09Z2020-08-24T19:46:09Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfPANTOJA, Ellen Patrícia Braga. Cotistas em um campus universitário do interior do Maranhão: um “grão” de democratização? 2019. 252f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Ferderal Fluminense, Niterói, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/14734http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-13T15:14:20Zoai:app.uff.br:1/14734Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:57:10.951164Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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