A evolução da política pública de saúde mental no Brasil: um estudo de caso sobre a Casa de Saúde de Volta Redonda (CSVR)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nishimura, Aline Nascimento
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6771
Resumo: O objetivo do trabalho é analisar o processo de privatização dos cuidados em saúde mental no Brasil e situar a importância dos movimentos sociais para a ruptura com a lógica privatista. Sustenta-se, aqui, duas hipóteses. A primeira hipótese é que o marco do processo de privatização foi a construção, no século XIX, do Hospital de Alienados Pedro II e o auge, a época do regime militar. A segunda hipótese é que os movimentos sociais foram relevantes para a ruptura com a lógica privatista que orientou a consolidação de um sistema de saúde com favorecimento de instituições de caráter privado, e em detrimento da saúde pública. Para isso, se fez necessário mostrar a consolidação do modelo manicomial no país através do primeiro manicômio no Brasil, o Hospício Pedro II e a construção de outros hospícios após o mesmo. Analisando o Movimento dos Trabalhadores de Saúde Mental (MTSM) sua luta e seus efeitos, surge o questionamento sobre a importância do mesmo para a Reforma Psiquiatrica na forma da Lei 10.216/01. A motivação para realização do trabalho se deu a partir da estrutura de funcionamento do hospício do município de Volta Redonda - a Casa de Saúde de Volta Redonda (CSVR): instituição privada que recebia recurso público do governo, pautada no modelo manicomial para o tratamento da loucura. A metodologia de investigação utilizada é o estudo de caso, que se deu através de pesquisa qualitativa em fontes primárias (pesquisa documental) e secundárias (bibliografia pertinente ao tema).
id UFF-2_6a1568ab4e93853c8355c4ca7026c9a2
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/6771
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A evolução da política pública de saúde mental no Brasil: um estudo de caso sobre a Casa de Saúde de Volta Redonda (CSVR)Reforma psiquiátricaPolíticas públicasSaúde mentalCidadaniaCasa de Saúde de Volta RedondaReforma psiquiátricaSaúde mentalCidadaniaPolítica públicaVolta Redonda (RJ)O objetivo do trabalho é analisar o processo de privatização dos cuidados em saúde mental no Brasil e situar a importância dos movimentos sociais para a ruptura com a lógica privatista. Sustenta-se, aqui, duas hipóteses. A primeira hipótese é que o marco do processo de privatização foi a construção, no século XIX, do Hospital de Alienados Pedro II e o auge, a época do regime militar. A segunda hipótese é que os movimentos sociais foram relevantes para a ruptura com a lógica privatista que orientou a consolidação de um sistema de saúde com favorecimento de instituições de caráter privado, e em detrimento da saúde pública. Para isso, se fez necessário mostrar a consolidação do modelo manicomial no país através do primeiro manicômio no Brasil, o Hospício Pedro II e a construção de outros hospícios após o mesmo. Analisando o Movimento dos Trabalhadores de Saúde Mental (MTSM) sua luta e seus efeitos, surge o questionamento sobre a importância do mesmo para a Reforma Psiquiatrica na forma da Lei 10.216/01. A motivação para realização do trabalho se deu a partir da estrutura de funcionamento do hospício do município de Volta Redonda - a Casa de Saúde de Volta Redonda (CSVR): instituição privada que recebia recurso público do governo, pautada no modelo manicomial para o tratamento da loucura. A metodologia de investigação utilizada é o estudo de caso, que se deu através de pesquisa qualitativa em fontes primárias (pesquisa documental) e secundárias (bibliografia pertinente ao tema).Universidade Federal FluminenseVolta RedondaLima, Claudia Henschel deKraemer, Carlos Frederico BomBezerra, Gustavo NevesLanzara, Arnaldo ProvasiNishimura, Aline Nascimento2018-06-19T22:37:33Z2018-06-19T22:37:33Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6771Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2020-05-27T15:05:27Zoai:app.uff.br:1/6771Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202020-05-27T15:05:27Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A evolução da política pública de saúde mental no Brasil: um estudo de caso sobre a Casa de Saúde de Volta Redonda (CSVR)
title A evolução da política pública de saúde mental no Brasil: um estudo de caso sobre a Casa de Saúde de Volta Redonda (CSVR)
spellingShingle A evolução da política pública de saúde mental no Brasil: um estudo de caso sobre a Casa de Saúde de Volta Redonda (CSVR)
Nishimura, Aline Nascimento
Reforma psiquiátrica
Políticas públicas
Saúde mental
Cidadania
Casa de Saúde de Volta Redonda
Reforma psiquiátrica
Saúde mental
Cidadania
Política pública
Volta Redonda (RJ)
title_short A evolução da política pública de saúde mental no Brasil: um estudo de caso sobre a Casa de Saúde de Volta Redonda (CSVR)
title_full A evolução da política pública de saúde mental no Brasil: um estudo de caso sobre a Casa de Saúde de Volta Redonda (CSVR)
title_fullStr A evolução da política pública de saúde mental no Brasil: um estudo de caso sobre a Casa de Saúde de Volta Redonda (CSVR)
title_full_unstemmed A evolução da política pública de saúde mental no Brasil: um estudo de caso sobre a Casa de Saúde de Volta Redonda (CSVR)
title_sort A evolução da política pública de saúde mental no Brasil: um estudo de caso sobre a Casa de Saúde de Volta Redonda (CSVR)
author Nishimura, Aline Nascimento
author_facet Nishimura, Aline Nascimento
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima, Claudia Henschel de
Kraemer, Carlos Frederico Bom
Bezerra, Gustavo Neves
Lanzara, Arnaldo Provasi
dc.contributor.author.fl_str_mv Nishimura, Aline Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv Reforma psiquiátrica
Políticas públicas
Saúde mental
Cidadania
Casa de Saúde de Volta Redonda
Reforma psiquiátrica
Saúde mental
Cidadania
Política pública
Volta Redonda (RJ)
topic Reforma psiquiátrica
Políticas públicas
Saúde mental
Cidadania
Casa de Saúde de Volta Redonda
Reforma psiquiátrica
Saúde mental
Cidadania
Política pública
Volta Redonda (RJ)
description O objetivo do trabalho é analisar o processo de privatização dos cuidados em saúde mental no Brasil e situar a importância dos movimentos sociais para a ruptura com a lógica privatista. Sustenta-se, aqui, duas hipóteses. A primeira hipótese é que o marco do processo de privatização foi a construção, no século XIX, do Hospital de Alienados Pedro II e o auge, a época do regime militar. A segunda hipótese é que os movimentos sociais foram relevantes para a ruptura com a lógica privatista que orientou a consolidação de um sistema de saúde com favorecimento de instituições de caráter privado, e em detrimento da saúde pública. Para isso, se fez necessário mostrar a consolidação do modelo manicomial no país através do primeiro manicômio no Brasil, o Hospício Pedro II e a construção de outros hospícios após o mesmo. Analisando o Movimento dos Trabalhadores de Saúde Mental (MTSM) sua luta e seus efeitos, surge o questionamento sobre a importância do mesmo para a Reforma Psiquiatrica na forma da Lei 10.216/01. A motivação para realização do trabalho se deu a partir da estrutura de funcionamento do hospício do município de Volta Redonda - a Casa de Saúde de Volta Redonda (CSVR): instituição privada que recebia recurso público do governo, pautada no modelo manicomial para o tratamento da loucura. A metodologia de investigação utilizada é o estudo de caso, que se deu através de pesquisa qualitativa em fontes primárias (pesquisa documental) e secundárias (bibliografia pertinente ao tema).
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2018-06-19T22:37:33Z
2018-06-19T22:37:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/6771
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/6771
identifier_str_mv Aluno de Graduação
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Volta Redonda
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Volta Redonda
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838894255767552