Videoaula como estratégia e ensino-aprendizagem: relato de experiência
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/28527 |
Resumo: | Introdução: A utilização da videoaula como ferramenta educacional tem se mostrado um recurso muito útil no processo ensino aprendizado, pois representa uma forma de estimular o pensamento crítico reflexivo proporcionando aos alunos diferentes formas de interagir com as temáticas, tornando-a mais lúdica e tangível, dispensando a necessidade da sincronia.Objetivo geral: Relatar a experiência da elaboração e aplicação de um bloco de videoaula como estratégia de ensino aprendizagem em enfermagem clínica em tempos de pandemia.Objetivo Específico:Descrever o processo de produção, aplicação e avaliação de um bloco de videoaulas no processo de ensino aprendizagem em enfermagem clínica. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência sobre o processo de produção, aplicação e avaliação de um bloco de videoaulas educativas durante o período como monitora da disciplina de Enfermagem na Saúde do Adulto e Idoso I com foco no processo de ensino aprendizado. Sendo as etapas do estudo denominadas de “Planejamento”, “Implementação” e “Avaliação”. Resultados e Discussão: O questionário tipo pós teste (Atividade Avaliativa – Insulinoterapia), obteve-se a média de 1,72 pontos. A partir dos dados coletados do questionário (Instrumento de Avaliação para produção de um Trabalho de Conclusão de Curso) foi possível identificar que a maioria dos acadêmicos se identifica como jovens do gênero feminino. Quanto ao acesso e domínio das tecnologias mais da metade classifica seus conhecimentos em informática como’’ bom’’. 24% tiveram acesso a videoaula pelo celular e 8% pelo Chromebook obtido através de edital de assistência estudantil da faculdade. 97% dos participantes consideram a temática tratada nos videoaulas atual, 89% acreditam que o layout colaborou para melhor entendimento, assim como 74% consideram o tempo de aula adequado. 24% dos participantes responderam que não houve aproximação com a prática profissional. A partir da descrição dos participantes de como o conteúdo ministrado colaborou para a sua formação obtivemos destaque das palavras “compreender”, “melhor”, “ajudou”, “entender” e “prática”, ao passo que a partir das sugestões de melhora, a partir desta obtivemos destaque as palavras “nenhuma”, “perfeito”, “nada”, “didático”, “vídeo”, “ótimo”. Conclusão: Através deste estudo foi possível constatar a expressiva aceitação dos acadêmicos a utilização da videoaula como estratégia de ensino, assim como a importância do estabelecimento de tecnologias como método de ensino, sendo necessário incluí-las noprocesso ensino aprendizagem visando o período pós pandemia |
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Metodologia: Trata-se de um relato de experiência sobre o processo de produção, aplicação e avaliação de um bloco de videoaulas educativas durante o período como monitora da disciplina de Enfermagem na Saúde do Adulto e Idoso I com foco no processo de ensino aprendizado. Sendo as etapas do estudo denominadas de “Planejamento”, “Implementação” e “Avaliação”. Resultados e Discussão: O questionário tipo pós teste (Atividade Avaliativa – Insulinoterapia), obteve-se a média de 1,72 pontos. A partir dos dados coletados do questionário (Instrumento de Avaliação para produção de um Trabalho de Conclusão de Curso) foi possível identificar que a maioria dos acadêmicos se identifica como jovens do gênero feminino. Quanto ao acesso e domínio das tecnologias mais da metade classifica seus conhecimentos em informática como’’ bom’’. 24% tiveram acesso a videoaula pelo celular e 8% pelo Chromebook obtido através de edital de assistência estudantil da faculdade. 97% dos participantes consideram a temática tratada nos videoaulas atual, 89% acreditam que o layout colaborou para melhor entendimento, assim como 74% consideram o tempo de aula adequado. 24% dos participantes responderam que não houve aproximação com a prática profissional. A partir da descrição dos participantes de como o conteúdo ministrado colaborou para a sua formação obtivemos destaque das palavras “compreender”, “melhor”, “ajudou”, “entender” e “prática”, ao passo que a partir das sugestões de melhora, a partir desta obtivemos destaque as palavras “nenhuma”, “perfeito”, “nada”, “didático”, “vídeo”, “ótimo”. Conclusão: Através deste estudo foi possível constatar a expressiva aceitação dos acadêmicos a utilização da videoaula como estratégia de ensino, assim como a importância do estabelecimento de tecnologias como método de ensino, sendo necessário incluí-las noprocesso ensino aprendizagem visando o período pós pandemiaIntroduction: The use of video lessons as an educational tool has proven to be a very useful resource in the teaching-learning process, as it represents a way to stimulate reflective critical thinking by providing students with different ways of interacting with the themes, making it more playful and tangible, dispensing with the need for synchronization. General objective: To report the experience of creating and applying a video lesson block as a teaching-learning strategy in clinical nursing in times of a pandemic. Specific Objective: To describe the process of production, application and evaluation of a block of video lessons in the teaching-learning process in clinical nursing.Methodology: This is an experience report on the production process, application and evaluation of a block of video educational classes during the period as monitor of the discipline of Nursing in Adult and Elderly Health I focusing on the teaching-learning process. The stages of the study being called "Planning", "Implementation" and "Evaluation". Results and Discussion: The post-test questionnaire (Evaluative Activity – Insulin Therapy), with a maximum score of 2 points, obtained an average of 1.72 points. From the data collected from the questionnaire (Assessment Instrument for the production of a Course Completion Work) it was possible to identify that most academics identify themselves as young females. As for access and mastery of technologies, more than half classifies their computer knowledge as ''good''. 24% had access to a video lesson on their cell phones and 8% on their Chromebooks, obtained through the college's student assistance notice. 97% of the participants consider the topic addressed in the video lessons current, 89% believe that the layout contributed to a better understanding, as well as 74% consider the class time adequate. 24% of the participants answered that there was no approximation with professional practice. Based on the participants' description of how the content taught contributed to their training, we highlighted the words "understand", "better", "helped", "understand" and "practice", while from the suggestions for improvement, from this, we highlighted the words “none”, “perfect”, “nothing”, “didactic”, “video”, “great”. Conclusion: Through this study, it was possible to verify the expressive acceptance of academics the use of video lessons as a teaching strategy, as well as the importance of establishing technologies as a teaching method, being necessary to include them in the teaching-learning process aiming at the post-pandemic period.50 p.Santos, Luiz dosLima, Dalmo Valério Machado dehttp://lattes.cnpq.br/2320282458293738Espírito Santo, Fátima Helena dohttp://lattes.cnpq.br/8549284765290566http://lattes.cnpq.br/2864927872507311Paixão, Nara Duarte2023-04-12T14:03:02Z2023-04-12T14:03:02Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfPAIXÃO, Nara Duarte. Videoaula como estratégia e ensino-aprendizagem: relato de experiência. 2022. 50 f. 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