A Língua francesa no contexto das missões militares brasileiras no exterior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marcela Pinto Reis Rodrigues da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15323
Resumo: O presente estudo, desenvolvido na Linha de Pesquisa História, Política e Contato Linguístico do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem, do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense, tem por objetivo geral analisar a importância do ensino da língua francesa para o Exército Brasileiro, principalmente no âmbito da preparação de militares designados às missões em países francófonos. O referencial teórico adotado baseia-se nos conceitos de política linguística (CALVET, 2007; LAGARES, 2015; SPOLSKY, 2016), de francofonia através do aporte teórico de (GUISAN, 2007; CHAUDENSON, 2008; LECLERC, 2018), complementado com os estudos sobre francês para objetivos específicos (MANGIANTE, 2011; PARPETTE, 2016). A metodologia adotada nesta pesquisa foi de cunho documental e de base qualitativa, norteando os seguintes objetivos específicos: (i) traçar um panorama histórico da cooperação político-linguística entre o Exército Brasileiro e o Exército Francês; (ii) analisar as portarias que criaram e orientam o ensino de idiomas e o processo de certificação linguística no Centro de Idiomas do Exército Brasileiro (CIdEx); (iii) analisar a preparação e a formação linguística dos militares designados para missões de paz em países estrangeiros. A análise dos documentos nos permitiu identificar que a língua francesa ocupa uma posição de destaque nas ações diplomáticas e estratégicas das forças militares brasileiras. Ademais, a França enquanto parceira histórica nas relações comerciais com as forças armadas, e em consonância com a sua política linguística de promoção da língua francesa, tem investido em marcar sua posição junto ao CIdEx
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