Perspectivas da educação em saúde aos cuidadores de idosos com demência: revisão integrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroz, Raquel Santos de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/2657
Resumo: Com o aumento da expectativa de vida e do envelhecimento há a prevalência de doenças crônicas não transmissíveis, dentre as quais a demência, que é típica da saúde do idoso. A demência é considerada um declínio progressivo da memória com consequências nas funções cognitivas e intelectuais. Diante das limitações que a doença acarreta aos idosos, estes passam a depender do cuidador para auxiliar/supervisionar/executar as atividades de vida diária. Pelo fato de muitos cuidadores não terem passado por algum tipo de curso preparatório há a importância de estudos que evidenciem a importância da educação em saúde dos enfermeiros a este público alvo. Portanto o objetivo geral deste estudo é analisar as produções científicas sobre o papel do enfermeiro na prática de Educação em Saúde aos cuidadores de idosos com demência e como objetivos específicos caracterizar a atuação do enfermeiro na Educação em Saúde aos cuidadores de idosos com demência e descrever a importância que a Educação em Saúde oferece aos cuidadores de idosos com demência. Trata-se de uma revisão integrativa com abordagem quanti-qualitativa. Foi realizada a busca nos bancos de dados da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS): Bdenf, Lilacs, Medline e na base de dados internacional PUBMED. O instrumento de coleta de dados utilizado para organização do conteúdo obtido foi uma tabela contendo os seguintes itens: ano, base de dados, metodologia, fatores relacionados ao adoecimento e estratégias sugeridas. Foram selecionados 33 artigos, nos quais o maior quantitativo corresponde ao ano de 2010, da base de dados Lilacs, do tipo exploratório, abordando a qualidade de vida e o cotidiano de cuidadores, percebeu-se que a sobrecarga afeta diretamente na qualidade de vida e na prestação dos cuidados ao idoso e com isso maior parte dos estudos sugerem adoção de estratégias e programas interdisciplinares, através de oficinas, grupos e uso de teorias, de acordo com as particularidades envolvidas no processo. Uma das contribuições do trabalho foi oferecer maior conhecimento científico atualizado permitindo que enfermeiros e profissionais tenham embasamento para executar as suas ações educativas junto aos cuidadores de idosos com demência
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Portanto o objetivo geral deste estudo é analisar as produções científicas sobre o papel do enfermeiro na prática de Educação em Saúde aos cuidadores de idosos com demência e como objetivos específicos caracterizar a atuação do enfermeiro na Educação em Saúde aos cuidadores de idosos com demência e descrever a importância que a Educação em Saúde oferece aos cuidadores de idosos com demência. Trata-se de uma revisão integrativa com abordagem quanti-qualitativa. Foi realizada a busca nos bancos de dados da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS): Bdenf, Lilacs, Medline e na base de dados internacional PUBMED. O instrumento de coleta de dados utilizado para organização do conteúdo obtido foi uma tabela contendo os seguintes itens: ano, base de dados, metodologia, fatores relacionados ao adoecimento e estratégias sugeridas. Foram selecionados 33 artigos, nos quais o maior quantitativo corresponde ao ano de 2010, da base de dados Lilacs, do tipo exploratório, abordando a qualidade de vida e o cotidiano de cuidadores, percebeu-se que a sobrecarga afeta diretamente na qualidade de vida e na prestação dos cuidados ao idoso e com isso maior parte dos estudos sugerem adoção de estratégias e programas interdisciplinares, através de oficinas, grupos e uso de teorias, de acordo com as particularidades envolvidas no processo. Uma das contribuições do trabalho foi oferecer maior conhecimento científico atualizado permitindo que enfermeiros e profissionais tenham embasamento para executar as suas ações educativas junto aos cuidadores de idosos com demênciaWith increasing life expectancy and aging there is the prevalence of chronic diseases, among which dementia, which is typical of the health of the elderly. Dementia is considered a progressive decline of memory with consequences on cognitive and intellectual functions. Faced with the limitations that the disease brings to the elderly, they come to depend caregiver to assist / supervise / perform the activities of daily living. Because that many caregivers have not gone through some sort of preparatory course for the importance of studies that demonstrate the importance of health education of nurses to this target audience. Therefore the aim of this study is to analyze the scientific production on the role of nurses in the practice of health education for caregivers of patients with dementia and specific objectives characterize the nurse's role in health education to caregivers of patients with dementia and describe the importance of Health Education offers caregivers of elderly with dementia. This is an integrative review with quantitative and qualitative approach. The search was conducted in the databases of the Virtual Health Library (BVS): BDENF, Lilacs, Medline and international database PUBMED. The data collection instrument used for organizing the content has been obtained a table containing the following: year, database, methodology, factors related to illness and suggested strategies. 33 articles were selected, in which the largest quantity corresponds to the year 2010, the Lilacs database, exploratory, approaching the quality of life and the daily lives of caregivers, it was noticed that the overhead directly affects the quality of life and in the provision of care to the elderly and that most studies suggest adopting strategies and interdisciplinary programs through workshops, groups and use of theories, according to the particularities involved in the process. One of the contributions of the work was to provide more current scientific knowledge allowing nurses and professionals have foundation to run their educational actions with caregivers of seniors with dementiaCamacho, Alessandra Conceição Leite FunchalValente, Geilsa Soraia CavalcantiJoaquim, Fabiana LopesQueiroz, Raquel Santos de2017-01-04T17:07:34Z2017-01-04T17:07:34Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfQUEIROZ, Raquel Santos de. Perspectivas da educação em saúde aos cuidadores de idosos com demência: revisão integrativa. 2016. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem e Licenciatura)-Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016.https://app.uff.br/riuff/handle/1/2657http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-09-01T21:38:35Zoai:app.uff.br:1/2657Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:08:02.622229Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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