O protagonismo das estudantes mulheres do curso de Pedagogia do Instituto de Educação de Angra dos Reis e os desafios impostos pela pandemia da COVID-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Thamires Souza dos Reis
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/30166
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar pontos principais sobre a luta das mulheres para conquistarem direitos e permanecerem em espaços que determinaram que não lhes pertencia, entendendo como se instaurou o patriarcado e como ele recai sobre as mulheres ainda hoje. Sua fundamentação teórica está baseada na obra “O calibã e a bruxa” de Silvia Federici e em uma compilação de artigos que retratam a luta das mulheres pelos seus direitos. Foi feito também pesquisas através de um questionário e entrevistas semiestruturadas, com o intuito de entender como o patriarcado e a pandemia do COVID-19 recaiu sobre a vida das estudantes e das estudantes que são mães no curso de Pedagogia do Instituto de Educação de Angra dos Reis (IEAR). A partir dos relatos obtidos, pode-se perceber que o lugar que a mulher ocupa na sociedade ficou evidente com as mudanças causadas pela pandemia do COVID-19, principalmente a sobrecarga de trabalhos do lar, com os filhos, maridos e o sentimento de culpa por não conseguirem desempenhar todas as funções com excelência.
id UFF-2_6b4ff0f662fa81718815b1d52f51a050
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/30166
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O protagonismo das estudantes mulheres do curso de Pedagogia do Instituto de Educação de Angra dos Reis e os desafios impostos pela pandemia da COVID-19mulherestrabalhoreprodutivoestudanteswomenreproductive workstudentsEste trabalho tem como objetivo apresentar pontos principais sobre a luta das mulheres para conquistarem direitos e permanecerem em espaços que determinaram que não lhes pertencia, entendendo como se instaurou o patriarcado e como ele recai sobre as mulheres ainda hoje. Sua fundamentação teórica está baseada na obra “O calibã e a bruxa” de Silvia Federici e em uma compilação de artigos que retratam a luta das mulheres pelos seus direitos. Foi feito também pesquisas através de um questionário e entrevistas semiestruturadas, com o intuito de entender como o patriarcado e a pandemia do COVID-19 recaiu sobre a vida das estudantes e das estudantes que são mães no curso de Pedagogia do Instituto de Educação de Angra dos Reis (IEAR). A partir dos relatos obtidos, pode-se perceber que o lugar que a mulher ocupa na sociedade ficou evidente com as mudanças causadas pela pandemia do COVID-19, principalmente a sobrecarga de trabalhos do lar, com os filhos, maridos e o sentimento de culpa por não conseguirem desempenhar todas as funções com excelência.This work aims to present main points about the struggle of women to conquer rights and remain in spaces that they determined did not belong to them, understanding how patriarchy was established and how it falls on women even today. Its theoretical foundation is based on the work “Caliban and the Witch” by Silvia Federici and on a compilation of articles that portray the struggle of women for their rights. Research was also carried out through a questionnaire and semi-structured interviews, in order to understand how the patriarchy and the COVID-19 pandemic fell on the lives of students and students who are mothers in the Pedagogy course of the Instituto de Educação de Angra dos Reis (IEAR). From the reports obtained, it can be seen that the place that women occupy in society became evident with the changes caused by the COVID-19 pandemic, especially the overload of housework, with children, husbands and the feeling of guilt for not being able to perform all functions with excellence.48Accioly, Inny BelloRequião, Luciana Pires de SáAyoub, Dibe SaluaGonçalves, Thamires Souza dos Reis2023-08-31T20:06:04Z2023-08-31T20:06:04Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfGonçalves, Thamires Souza dos Reis. O protagonismo das estudantes mulheres do curso de Pedagogia do Instituto de Educação de Angra dos Reis e os desafios impostos pela pandemia da COVID-19. 2022. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação de Angra dos Reis, Universidade Federal Fluminense, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/30166CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-08-31T20:06:08Zoai:app.uff.br:1/30166Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:01:29.860967Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O protagonismo das estudantes mulheres do curso de Pedagogia do Instituto de Educação de Angra dos Reis e os desafios impostos pela pandemia da COVID-19
title O protagonismo das estudantes mulheres do curso de Pedagogia do Instituto de Educação de Angra dos Reis e os desafios impostos pela pandemia da COVID-19
spellingShingle O protagonismo das estudantes mulheres do curso de Pedagogia do Instituto de Educação de Angra dos Reis e os desafios impostos pela pandemia da COVID-19
Gonçalves, Thamires Souza dos Reis
mulheres
trabalho
reprodutivo
estudantes
women
reproductive work
students
title_short O protagonismo das estudantes mulheres do curso de Pedagogia do Instituto de Educação de Angra dos Reis e os desafios impostos pela pandemia da COVID-19
title_full O protagonismo das estudantes mulheres do curso de Pedagogia do Instituto de Educação de Angra dos Reis e os desafios impostos pela pandemia da COVID-19
title_fullStr O protagonismo das estudantes mulheres do curso de Pedagogia do Instituto de Educação de Angra dos Reis e os desafios impostos pela pandemia da COVID-19
title_full_unstemmed O protagonismo das estudantes mulheres do curso de Pedagogia do Instituto de Educação de Angra dos Reis e os desafios impostos pela pandemia da COVID-19
title_sort O protagonismo das estudantes mulheres do curso de Pedagogia do Instituto de Educação de Angra dos Reis e os desafios impostos pela pandemia da COVID-19
author Gonçalves, Thamires Souza dos Reis
author_facet Gonçalves, Thamires Souza dos Reis
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Accioly, Inny Bello
Requião, Luciana Pires de Sá
Ayoub, Dibe Salua
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Thamires Souza dos Reis
dc.subject.por.fl_str_mv mulheres
trabalho
reprodutivo
estudantes
women
reproductive work
students
topic mulheres
trabalho
reprodutivo
estudantes
women
reproductive work
students
description Este trabalho tem como objetivo apresentar pontos principais sobre a luta das mulheres para conquistarem direitos e permanecerem em espaços que determinaram que não lhes pertencia, entendendo como se instaurou o patriarcado e como ele recai sobre as mulheres ainda hoje. Sua fundamentação teórica está baseada na obra “O calibã e a bruxa” de Silvia Federici e em uma compilação de artigos que retratam a luta das mulheres pelos seus direitos. Foi feito também pesquisas através de um questionário e entrevistas semiestruturadas, com o intuito de entender como o patriarcado e a pandemia do COVID-19 recaiu sobre a vida das estudantes e das estudantes que são mães no curso de Pedagogia do Instituto de Educação de Angra dos Reis (IEAR). A partir dos relatos obtidos, pode-se perceber que o lugar que a mulher ocupa na sociedade ficou evidente com as mudanças causadas pela pandemia do COVID-19, principalmente a sobrecarga de trabalhos do lar, com os filhos, maridos e o sentimento de culpa por não conseguirem desempenhar todas as funções com excelência.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-31T20:06:04Z
2023-08-31T20:06:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Gonçalves, Thamires Souza dos Reis. O protagonismo das estudantes mulheres do curso de Pedagogia do Instituto de Educação de Angra dos Reis e os desafios impostos pela pandemia da COVID-19. 2022. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação de Angra dos Reis, Universidade Federal Fluminense, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/30166
identifier_str_mv Gonçalves, Thamires Souza dos Reis. O protagonismo das estudantes mulheres do curso de Pedagogia do Instituto de Educação de Angra dos Reis e os desafios impostos pela pandemia da COVID-19. 2022. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação de Angra dos Reis, Universidade Federal Fluminense, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/30166
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823638916104192