O protagonismo das estudantes mulheres do curso de Pedagogia do Instituto de Educação de Angra dos Reis e os desafios impostos pela pandemia da COVID-19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/30166 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo apresentar pontos principais sobre a luta das mulheres para conquistarem direitos e permanecerem em espaços que determinaram que não lhes pertencia, entendendo como se instaurou o patriarcado e como ele recai sobre as mulheres ainda hoje. Sua fundamentação teórica está baseada na obra “O calibã e a bruxa” de Silvia Federici e em uma compilação de artigos que retratam a luta das mulheres pelos seus direitos. Foi feito também pesquisas através de um questionário e entrevistas semiestruturadas, com o intuito de entender como o patriarcado e a pandemia do COVID-19 recaiu sobre a vida das estudantes e das estudantes que são mães no curso de Pedagogia do Instituto de Educação de Angra dos Reis (IEAR). A partir dos relatos obtidos, pode-se perceber que o lugar que a mulher ocupa na sociedade ficou evidente com as mudanças causadas pela pandemia do COVID-19, principalmente a sobrecarga de trabalhos do lar, com os filhos, maridos e o sentimento de culpa por não conseguirem desempenhar todas as funções com excelência. |
id |
UFF-2_6b4ff0f662fa81718815b1d52f51a050 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/30166 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
O protagonismo das estudantes mulheres do curso de Pedagogia do Instituto de Educação de Angra dos Reis e os desafios impostos pela pandemia da COVID-19mulherestrabalhoreprodutivoestudanteswomenreproductive workstudentsEste trabalho tem como objetivo apresentar pontos principais sobre a luta das mulheres para conquistarem direitos e permanecerem em espaços que determinaram que não lhes pertencia, entendendo como se instaurou o patriarcado e como ele recai sobre as mulheres ainda hoje. Sua fundamentação teórica está baseada na obra “O calibã e a bruxa” de Silvia Federici e em uma compilação de artigos que retratam a luta das mulheres pelos seus direitos. Foi feito também pesquisas através de um questionário e entrevistas semiestruturadas, com o intuito de entender como o patriarcado e a pandemia do COVID-19 recaiu sobre a vida das estudantes e das estudantes que são mães no curso de Pedagogia do Instituto de Educação de Angra dos Reis (IEAR). A partir dos relatos obtidos, pode-se perceber que o lugar que a mulher ocupa na sociedade ficou evidente com as mudanças causadas pela pandemia do COVID-19, principalmente a sobrecarga de trabalhos do lar, com os filhos, maridos e o sentimento de culpa por não conseguirem desempenhar todas as funções com excelência.This work aims to present main points about the struggle of women to conquer rights and remain in spaces that they determined did not belong to them, understanding how patriarchy was established and how it falls on women even today. Its theoretical foundation is based on the work “Caliban and the Witch” by Silvia Federici and on a compilation of articles that portray the struggle of women for their rights. Research was also carried out through a questionnaire and semi-structured interviews, in order to understand how the patriarchy and the COVID-19 pandemic fell on the lives of students and students who are mothers in the Pedagogy course of the Instituto de Educação de Angra dos Reis (IEAR). From the reports obtained, it can be seen that the place that women occupy in society became evident with the changes caused by the COVID-19 pandemic, especially the overload of housework, with children, husbands and the feeling of guilt for not being able to perform all functions with excellence.48Accioly, Inny BelloRequião, Luciana Pires de SáAyoub, Dibe SaluaGonçalves, Thamires Souza dos Reis2023-08-31T20:06:04Z2023-08-31T20:06:04Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfGonçalves, Thamires Souza dos Reis. O protagonismo das estudantes mulheres do curso de Pedagogia do Instituto de Educação de Angra dos Reis e os desafios impostos pela pandemia da COVID-19. 2022. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação de Angra dos Reis, Universidade Federal Fluminense, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/30166CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-08-31T20:06:08Zoai:app.uff.br:1/30166Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:01:29.860967Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O protagonismo das estudantes mulheres do curso de Pedagogia do Instituto de Educação de Angra dos Reis e os desafios impostos pela pandemia da COVID-19 |
title |
O protagonismo das estudantes mulheres do curso de Pedagogia do Instituto de Educação de Angra dos Reis e os desafios impostos pela pandemia da COVID-19 |
spellingShingle |
O protagonismo das estudantes mulheres do curso de Pedagogia do Instituto de Educação de Angra dos Reis e os desafios impostos pela pandemia da COVID-19 Gonçalves, Thamires Souza dos Reis mulheres trabalho reprodutivo estudantes women reproductive work students |
title_short |
O protagonismo das estudantes mulheres do curso de Pedagogia do Instituto de Educação de Angra dos Reis e os desafios impostos pela pandemia da COVID-19 |
title_full |
O protagonismo das estudantes mulheres do curso de Pedagogia do Instituto de Educação de Angra dos Reis e os desafios impostos pela pandemia da COVID-19 |
title_fullStr |
O protagonismo das estudantes mulheres do curso de Pedagogia do Instituto de Educação de Angra dos Reis e os desafios impostos pela pandemia da COVID-19 |
title_full_unstemmed |
O protagonismo das estudantes mulheres do curso de Pedagogia do Instituto de Educação de Angra dos Reis e os desafios impostos pela pandemia da COVID-19 |
title_sort |
O protagonismo das estudantes mulheres do curso de Pedagogia do Instituto de Educação de Angra dos Reis e os desafios impostos pela pandemia da COVID-19 |
author |
Gonçalves, Thamires Souza dos Reis |
author_facet |
Gonçalves, Thamires Souza dos Reis |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Accioly, Inny Bello Requião, Luciana Pires de Sá Ayoub, Dibe Salua |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Thamires Souza dos Reis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
mulheres trabalho reprodutivo estudantes women reproductive work students |
topic |
mulheres trabalho reprodutivo estudantes women reproductive work students |
description |
Este trabalho tem como objetivo apresentar pontos principais sobre a luta das mulheres para conquistarem direitos e permanecerem em espaços que determinaram que não lhes pertencia, entendendo como se instaurou o patriarcado e como ele recai sobre as mulheres ainda hoje. Sua fundamentação teórica está baseada na obra “O calibã e a bruxa” de Silvia Federici e em uma compilação de artigos que retratam a luta das mulheres pelos seus direitos. Foi feito também pesquisas através de um questionário e entrevistas semiestruturadas, com o intuito de entender como o patriarcado e a pandemia do COVID-19 recaiu sobre a vida das estudantes e das estudantes que são mães no curso de Pedagogia do Instituto de Educação de Angra dos Reis (IEAR). A partir dos relatos obtidos, pode-se perceber que o lugar que a mulher ocupa na sociedade ficou evidente com as mudanças causadas pela pandemia do COVID-19, principalmente a sobrecarga de trabalhos do lar, com os filhos, maridos e o sentimento de culpa por não conseguirem desempenhar todas as funções com excelência. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-31T20:06:04Z 2023-08-31T20:06:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Gonçalves, Thamires Souza dos Reis. O protagonismo das estudantes mulheres do curso de Pedagogia do Instituto de Educação de Angra dos Reis e os desafios impostos pela pandemia da COVID-19. 2022. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação de Angra dos Reis, Universidade Federal Fluminense, 2022. http://app.uff.br/riuff/handle/1/30166 |
identifier_str_mv |
Gonçalves, Thamires Souza dos Reis. O protagonismo das estudantes mulheres do curso de Pedagogia do Instituto de Educação de Angra dos Reis e os desafios impostos pela pandemia da COVID-19. 2022. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação de Angra dos Reis, Universidade Federal Fluminense, 2022. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/30166 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823638916104192 |