Uso da sistemática filogenética no ensino de Zoologia na Educação Básica: o que dizem os professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Rodrigo Wanderley de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/31988
Resumo: O ensino de zoologia na educação básica é, em geral, como indicado por alguns trabalhos, essencialista e tipológico, apresentando táxons de forma desconectada filogeneticamente e com ênfase exclusivamente na morfologia e/ou fisiologia. No entanto, o uso da sistemática filogenética como abordagem pode romper com esse método, tornando o ensino de zoologia crítico e ligado a teoria evolutiva. No presente estudo professores foram entrevistados, para buscar entender como os mesmos enxergam as possibilidades do uso da sistemática filogenética para o ensino de zoologia, além de tentar compreender os desafios que afastam a abordagem filogenética no ensino de zoologia nas escolas. Foram entrevistados sete professores que atuam em escolas públicas e privadas do Estado do Rio de Janeiro, com formação entre os anos de 2005 e 2021. Entre os entrevistados, cinco possuem título de mestre e um de doutor. Os entrevistados afirmaram ter aprendido sobre o tema, em sua formação inicial, e demonstraram conhecimento sobre os conteúdos de sistemática filogenética, bem como consideram uma abordagem importante para o ensino de zoologia, que facilita a compreensão dos alunos. Além disso, os entrevistados exemplificaram algumas condições que possivelmente afastam esses conteúdos das escolas, como pouca carga horária, escolas voltadas completamente para conteúdos de vestibulares e questões religiosas, por entenderem a sistemática filogenética como parte do conteúdo de evolução, portanto compartilham essa problemática. Por fim, entendemos que o uso da sistemática filogenética pode contribuir no ensino de zoologia na educação básica, considerando seu aspecto integrador de informações e abordagem multidisciplinar.
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