Shopee: uma análise documental do surgimento e dos desafios de inserção da plataforma de marketplace no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Victor Hugo Dantas
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/25158
Resumo: A Shopee é uma plataforma de comércio eletrônico em que vendedores e compradores se encontram em um espaço online, chamado de marketplace, para fazerem negócios no modelo C2C (consumer-to-consumer). A empresa surgiu no Sudeste Asiático e rapidamente se tornou a maior plataforma de compras da região, desenvolvendo brevemente uma orientação à internacionalização, como uma Born Global. Neste contexto, o estudo tem por objetivo compreender os principais aspectos envolvidos na consolidação da marca no continente asiático, bem como as motivações que a fizeram escolher a América Latina como o primeiro passo para sua expansão global, bem como analisar os principais desafios à internacionalização do modelo de negócios da empresa para o mercado brasileiro. Realizou-se uma pesquisa documental qualitativa, de caráter exploratório, com o objetivo de estabelecer um panorama estruturado sobre o assunto, ao associar os elementos identificados na realidade com a teoria apresentada acerca dos estudos sobre internacionalização de empresas, Born Globals e comércio eletrônico. Identificou-se que a popularização da Shopee no Sudeste Asiático se deu pela oferta de uma proposta de valor diferenciada, e os principais desafios à internacionalização para o Brasil consistiram na adaptação do modelo de negócios da empresa em relação à aspectos político-econômicos e socioculturais.
id UFF-2_6bdbef20438ecc4a4a7085e3ceeea9a0
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/25158
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Shopee: uma análise documental do surgimento e dos desafios de inserção da plataforma de marketplace no BrasilShopeeComércio eletrônicoMarketplaceInternacionalizaçãoBorn GlobalsMarketing GlobalMarketing empresarialMarketing digitalMarketing globalComércio eletrônicoInternacionalização da economiaShopeeE-commerceE-marketplaceInternationalizationBorn GlobalsGlobal MarketingA Shopee é uma plataforma de comércio eletrônico em que vendedores e compradores se encontram em um espaço online, chamado de marketplace, para fazerem negócios no modelo C2C (consumer-to-consumer). A empresa surgiu no Sudeste Asiático e rapidamente se tornou a maior plataforma de compras da região, desenvolvendo brevemente uma orientação à internacionalização, como uma Born Global. Neste contexto, o estudo tem por objetivo compreender os principais aspectos envolvidos na consolidação da marca no continente asiático, bem como as motivações que a fizeram escolher a América Latina como o primeiro passo para sua expansão global, bem como analisar os principais desafios à internacionalização do modelo de negócios da empresa para o mercado brasileiro. Realizou-se uma pesquisa documental qualitativa, de caráter exploratório, com o objetivo de estabelecer um panorama estruturado sobre o assunto, ao associar os elementos identificados na realidade com a teoria apresentada acerca dos estudos sobre internacionalização de empresas, Born Globals e comércio eletrônico. Identificou-se que a popularização da Shopee no Sudeste Asiático se deu pela oferta de uma proposta de valor diferenciada, e os principais desafios à internacionalização para o Brasil consistiram na adaptação do modelo de negócios da empresa em relação à aspectos político-econômicos e socioculturais.Shopee is an e-commerce platform that connects sellers and buyers in a C2C (consumer-to-consumer) electronic marketplace and allows them to do online business. The company emerged in Southeast Asia and quickly became the largest ecommerce platform in the region. As a Born Global, it promptly sought to expand its operations internationally. In this context, this study aims to understand the main aspects involved in the brand strengthening in Southeast Asia, as well as the motivations that made it choose Latin America as the first step of its global expansion. It also intends to analyze the main barriers observed in the internationalization process for the Brazilian market. An exploratory qualitative documentary research was made, with the objective of establishing a structured overview on the subject, by associating the elements identified in reality with the theory presented about studies on internationalization of companies, Born Globals and e-commerce. It was identified that the popularization of Shopee in Southeast Asia was due to the offer of a differentiated value proposition, and the main challenges to internationalization to Brazil consisted of adapting the company's business model in terms of political-economic and sociocultural aspects.76 f.Tayt-son, Débora Bogéa da CostaRocha, Ana Raquel CoelhoLevy, ArielDias, Victor Hugo Dantas2022-06-09T18:36:13Z2022-06-09T18:36:13Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfDIAS, Victor Hugo Dantas. Shopee: uma análise documental do surgimento e dos desafios de inserção da plataforma de marketplace no Brasil. 2022. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/25158CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-06-09T18:36:17Zoai:app.uff.br:1/25158Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-06-09T18:36:17Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Shopee: uma análise documental do surgimento e dos desafios de inserção da plataforma de marketplace no Brasil
title Shopee: uma análise documental do surgimento e dos desafios de inserção da plataforma de marketplace no Brasil
spellingShingle Shopee: uma análise documental do surgimento e dos desafios de inserção da plataforma de marketplace no Brasil
Dias, Victor Hugo Dantas
Shopee
Comércio eletrônico
Marketplace
Internacionalização
Born Globals
Marketing Global
Marketing empresarial
Marketing digital
Marketing global
Comércio eletrônico
Internacionalização da economia
Shopee
E-commerce
E-marketplace
Internationalization
Born Globals
Global Marketing
title_short Shopee: uma análise documental do surgimento e dos desafios de inserção da plataforma de marketplace no Brasil
title_full Shopee: uma análise documental do surgimento e dos desafios de inserção da plataforma de marketplace no Brasil
title_fullStr Shopee: uma análise documental do surgimento e dos desafios de inserção da plataforma de marketplace no Brasil
title_full_unstemmed Shopee: uma análise documental do surgimento e dos desafios de inserção da plataforma de marketplace no Brasil
title_sort Shopee: uma análise documental do surgimento e dos desafios de inserção da plataforma de marketplace no Brasil
author Dias, Victor Hugo Dantas
author_facet Dias, Victor Hugo Dantas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tayt-son, Débora Bogéa da Costa
Rocha, Ana Raquel Coelho
Levy, Ariel
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Victor Hugo Dantas
dc.subject.por.fl_str_mv Shopee
Comércio eletrônico
Marketplace
Internacionalização
Born Globals
Marketing Global
Marketing empresarial
Marketing digital
Marketing global
Comércio eletrônico
Internacionalização da economia
Shopee
E-commerce
E-marketplace
Internationalization
Born Globals
Global Marketing
topic Shopee
Comércio eletrônico
Marketplace
Internacionalização
Born Globals
Marketing Global
Marketing empresarial
Marketing digital
Marketing global
Comércio eletrônico
Internacionalização da economia
Shopee
E-commerce
E-marketplace
Internationalization
Born Globals
Global Marketing
description A Shopee é uma plataforma de comércio eletrônico em que vendedores e compradores se encontram em um espaço online, chamado de marketplace, para fazerem negócios no modelo C2C (consumer-to-consumer). A empresa surgiu no Sudeste Asiático e rapidamente se tornou a maior plataforma de compras da região, desenvolvendo brevemente uma orientação à internacionalização, como uma Born Global. Neste contexto, o estudo tem por objetivo compreender os principais aspectos envolvidos na consolidação da marca no continente asiático, bem como as motivações que a fizeram escolher a América Latina como o primeiro passo para sua expansão global, bem como analisar os principais desafios à internacionalização do modelo de negócios da empresa para o mercado brasileiro. Realizou-se uma pesquisa documental qualitativa, de caráter exploratório, com o objetivo de estabelecer um panorama estruturado sobre o assunto, ao associar os elementos identificados na realidade com a teoria apresentada acerca dos estudos sobre internacionalização de empresas, Born Globals e comércio eletrônico. Identificou-se que a popularização da Shopee no Sudeste Asiático se deu pela oferta de uma proposta de valor diferenciada, e os principais desafios à internacionalização para o Brasil consistiram na adaptação do modelo de negócios da empresa em relação à aspectos político-econômicos e socioculturais.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-09T18:36:13Z
2022-06-09T18:36:13Z
2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DIAS, Victor Hugo Dantas. Shopee: uma análise documental do surgimento e dos desafios de inserção da plataforma de marketplace no Brasil. 2022. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/25158
identifier_str_mv DIAS, Victor Hugo Dantas. Shopee: uma análise documental do surgimento e dos desafios de inserção da plataforma de marketplace no Brasil. 2022. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/25158
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135494303154176