Shopee: uma análise documental do surgimento e dos desafios de inserção da plataforma de marketplace no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/25158 |
Resumo: | A Shopee é uma plataforma de comércio eletrônico em que vendedores e compradores se encontram em um espaço online, chamado de marketplace, para fazerem negócios no modelo C2C (consumer-to-consumer). A empresa surgiu no Sudeste Asiático e rapidamente se tornou a maior plataforma de compras da região, desenvolvendo brevemente uma orientação à internacionalização, como uma Born Global. Neste contexto, o estudo tem por objetivo compreender os principais aspectos envolvidos na consolidação da marca no continente asiático, bem como as motivações que a fizeram escolher a América Latina como o primeiro passo para sua expansão global, bem como analisar os principais desafios à internacionalização do modelo de negócios da empresa para o mercado brasileiro. Realizou-se uma pesquisa documental qualitativa, de caráter exploratório, com o objetivo de estabelecer um panorama estruturado sobre o assunto, ao associar os elementos identificados na realidade com a teoria apresentada acerca dos estudos sobre internacionalização de empresas, Born Globals e comércio eletrônico. Identificou-se que a popularização da Shopee no Sudeste Asiático se deu pela oferta de uma proposta de valor diferenciada, e os principais desafios à internacionalização para o Brasil consistiram na adaptação do modelo de negócios da empresa em relação à aspectos político-econômicos e socioculturais. |
id |
UFF-2_6bdbef20438ecc4a4a7085e3ceeea9a0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/25158 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Shopee: uma análise documental do surgimento e dos desafios de inserção da plataforma de marketplace no BrasilShopeeComércio eletrônicoMarketplaceInternacionalizaçãoBorn GlobalsMarketing GlobalMarketing empresarialMarketing digitalMarketing globalComércio eletrônicoInternacionalização da economiaShopeeE-commerceE-marketplaceInternationalizationBorn GlobalsGlobal MarketingA Shopee é uma plataforma de comércio eletrônico em que vendedores e compradores se encontram em um espaço online, chamado de marketplace, para fazerem negócios no modelo C2C (consumer-to-consumer). A empresa surgiu no Sudeste Asiático e rapidamente se tornou a maior plataforma de compras da região, desenvolvendo brevemente uma orientação à internacionalização, como uma Born Global. Neste contexto, o estudo tem por objetivo compreender os principais aspectos envolvidos na consolidação da marca no continente asiático, bem como as motivações que a fizeram escolher a América Latina como o primeiro passo para sua expansão global, bem como analisar os principais desafios à internacionalização do modelo de negócios da empresa para o mercado brasileiro. Realizou-se uma pesquisa documental qualitativa, de caráter exploratório, com o objetivo de estabelecer um panorama estruturado sobre o assunto, ao associar os elementos identificados na realidade com a teoria apresentada acerca dos estudos sobre internacionalização de empresas, Born Globals e comércio eletrônico. Identificou-se que a popularização da Shopee no Sudeste Asiático se deu pela oferta de uma proposta de valor diferenciada, e os principais desafios à internacionalização para o Brasil consistiram na adaptação do modelo de negócios da empresa em relação à aspectos político-econômicos e socioculturais.Shopee is an e-commerce platform that connects sellers and buyers in a C2C (consumer-to-consumer) electronic marketplace and allows them to do online business. The company emerged in Southeast Asia and quickly became the largest ecommerce platform in the region. As a Born Global, it promptly sought to expand its operations internationally. In this context, this study aims to understand the main aspects involved in the brand strengthening in Southeast Asia, as well as the motivations that made it choose Latin America as the first step of its global expansion. It also intends to analyze the main barriers observed in the internationalization process for the Brazilian market. An exploratory qualitative documentary research was made, with the objective of establishing a structured overview on the subject, by associating the elements identified in reality with the theory presented about studies on internationalization of companies, Born Globals and e-commerce. It was identified that the popularization of Shopee in Southeast Asia was due to the offer of a differentiated value proposition, and the main challenges to internationalization to Brazil consisted of adapting the company's business model in terms of political-economic and sociocultural aspects.76 f.Tayt-son, Débora Bogéa da CostaRocha, Ana Raquel CoelhoLevy, ArielDias, Victor Hugo Dantas2022-06-09T18:36:13Z2022-06-09T18:36:13Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfDIAS, Victor Hugo Dantas. Shopee: uma análise documental do surgimento e dos desafios de inserção da plataforma de marketplace no Brasil. 2022. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/25158CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-06-09T18:36:17Zoai:app.uff.br:1/25158Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-06-09T18:36:17Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Shopee: uma análise documental do surgimento e dos desafios de inserção da plataforma de marketplace no Brasil |
title |
Shopee: uma análise documental do surgimento e dos desafios de inserção da plataforma de marketplace no Brasil |
spellingShingle |
Shopee: uma análise documental do surgimento e dos desafios de inserção da plataforma de marketplace no Brasil Dias, Victor Hugo Dantas Shopee Comércio eletrônico Marketplace Internacionalização Born Globals Marketing Global Marketing empresarial Marketing digital Marketing global Comércio eletrônico Internacionalização da economia Shopee E-commerce E-marketplace Internationalization Born Globals Global Marketing |
title_short |
Shopee: uma análise documental do surgimento e dos desafios de inserção da plataforma de marketplace no Brasil |
title_full |
Shopee: uma análise documental do surgimento e dos desafios de inserção da plataforma de marketplace no Brasil |
title_fullStr |
Shopee: uma análise documental do surgimento e dos desafios de inserção da plataforma de marketplace no Brasil |
title_full_unstemmed |
Shopee: uma análise documental do surgimento e dos desafios de inserção da plataforma de marketplace no Brasil |
title_sort |
Shopee: uma análise documental do surgimento e dos desafios de inserção da plataforma de marketplace no Brasil |
author |
Dias, Victor Hugo Dantas |
author_facet |
Dias, Victor Hugo Dantas |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Tayt-son, Débora Bogéa da Costa Rocha, Ana Raquel Coelho Levy, Ariel |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Victor Hugo Dantas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Shopee Comércio eletrônico Marketplace Internacionalização Born Globals Marketing Global Marketing empresarial Marketing digital Marketing global Comércio eletrônico Internacionalização da economia Shopee E-commerce E-marketplace Internationalization Born Globals Global Marketing |
topic |
Shopee Comércio eletrônico Marketplace Internacionalização Born Globals Marketing Global Marketing empresarial Marketing digital Marketing global Comércio eletrônico Internacionalização da economia Shopee E-commerce E-marketplace Internationalization Born Globals Global Marketing |
description |
A Shopee é uma plataforma de comércio eletrônico em que vendedores e compradores se encontram em um espaço online, chamado de marketplace, para fazerem negócios no modelo C2C (consumer-to-consumer). A empresa surgiu no Sudeste Asiático e rapidamente se tornou a maior plataforma de compras da região, desenvolvendo brevemente uma orientação à internacionalização, como uma Born Global. Neste contexto, o estudo tem por objetivo compreender os principais aspectos envolvidos na consolidação da marca no continente asiático, bem como as motivações que a fizeram escolher a América Latina como o primeiro passo para sua expansão global, bem como analisar os principais desafios à internacionalização do modelo de negócios da empresa para o mercado brasileiro. Realizou-se uma pesquisa documental qualitativa, de caráter exploratório, com o objetivo de estabelecer um panorama estruturado sobre o assunto, ao associar os elementos identificados na realidade com a teoria apresentada acerca dos estudos sobre internacionalização de empresas, Born Globals e comércio eletrônico. Identificou-se que a popularização da Shopee no Sudeste Asiático se deu pela oferta de uma proposta de valor diferenciada, e os principais desafios à internacionalização para o Brasil consistiram na adaptação do modelo de negócios da empresa em relação à aspectos político-econômicos e socioculturais. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-09T18:36:13Z 2022-06-09T18:36:13Z 2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
DIAS, Victor Hugo Dantas. Shopee: uma análise documental do surgimento e dos desafios de inserção da plataforma de marketplace no Brasil. 2022. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022. http://app.uff.br/riuff/handle/1/25158 |
identifier_str_mv |
DIAS, Victor Hugo Dantas. Shopee: uma análise documental do surgimento e dos desafios de inserção da plataforma de marketplace no Brasil. 2022. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/25158 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1802135494303154176 |