Comércio eletrônico como ferramenta competitiva em um cenário globalizado: estudo de caso: drogarias e farmácias localizadas na cidade de Volta Redonda
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/3899 |
Resumo: | O comércio eletrônico é uma evolução do comércio varejista tradicional. Mais do que uma ferramenta de vendas, a Internet tem se mostrado uma complementadora dos negócios para as empresas e propulsora de novos. A falta de tempo das pessoas para procurarem produtos em diversas lojas, contrastando com a comodidade e o sortimento de produtos oferecidos são os grandes diferenciais desse "novo" meio de realização de negócios. A Internet proporciona alguns confortos e comodidades como atrativo para os clientes, dentre eles a facilidade e agilidade na busca de informações e reunião da quantidade de informação desejada em um menor tempo. Na elaboração deste trabalho, em um primeiro momento, foi efetuada uma revisão de literatura que abordou os temas: contexto do surgimento do comércio, englobando a revolução industrial, a globalização e a abertura do mercado brasileiro; e a origem e o conceito do comércio eletrônico, bem como o comércio eletrônico atual. Em um segundo momento, foi realizado um estudo de caso relativo à adoção do comércio eletrônico nas drogarias e farmácias localizadas na cidade de Volta Redonda, estado do Rio de Janeiro, que buscou analisar o grau de satisfação dos clientes com o atendimento recebido nas farmácias e o interesse em realizar compras de medicamentos on-line, com a aplicação de 96 questionários e uma pesquisa de comparação de preços de uma cesta de medicamentos. As vantagens percebidas pelos clientes quanto à utilização do comércio eletrônico para a compra de medicamentos, além de outros resultados da pesquisa, podem ser observados nas etapas de descrição e análise do estudo de caso |
id |
UFF-2_6c8b1354777313fa5e65222831ca60ec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/3899 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Comércio eletrônico como ferramenta competitiva em um cenário globalizado: estudo de caso: drogarias e farmácias localizadas na cidade de Volta RedondaComércio eletrônicoInternetFarmácias e drogariasVolta RedondaComércio eletrônicoFarmácia (Estabelecimento)Volta Redonda (RJ)Electronic commerceInternetDrugstores and pharmaciesVolta RedondaO comércio eletrônico é uma evolução do comércio varejista tradicional. Mais do que uma ferramenta de vendas, a Internet tem se mostrado uma complementadora dos negócios para as empresas e propulsora de novos. A falta de tempo das pessoas para procurarem produtos em diversas lojas, contrastando com a comodidade e o sortimento de produtos oferecidos são os grandes diferenciais desse "novo" meio de realização de negócios. A Internet proporciona alguns confortos e comodidades como atrativo para os clientes, dentre eles a facilidade e agilidade na busca de informações e reunião da quantidade de informação desejada em um menor tempo. Na elaboração deste trabalho, em um primeiro momento, foi efetuada uma revisão de literatura que abordou os temas: contexto do surgimento do comércio, englobando a revolução industrial, a globalização e a abertura do mercado brasileiro; e a origem e o conceito do comércio eletrônico, bem como o comércio eletrônico atual. Em um segundo momento, foi realizado um estudo de caso relativo à adoção do comércio eletrônico nas drogarias e farmácias localizadas na cidade de Volta Redonda, estado do Rio de Janeiro, que buscou analisar o grau de satisfação dos clientes com o atendimento recebido nas farmácias e o interesse em realizar compras de medicamentos on-line, com a aplicação de 96 questionários e uma pesquisa de comparação de preços de uma cesta de medicamentos. As vantagens percebidas pelos clientes quanto à utilização do comércio eletrônico para a compra de medicamentos, além de outros resultados da pesquisa, podem ser observados nas etapas de descrição e análise do estudo de casoElectronic commerce is terms of traditional retail commerce. More than a sales tool, the Internet has shown to be business compliment to enterprises as well as making new ones possible. People nowadays suffer from lack of time to search for products on several shops, contrasting with facility and quantity of products offered by this "new" means of business achievement are big differentials. Internet allows for some comfort and convenience as attracting factors for the customers, among them the ease and speed in finding information and and the joining of the requested information in a short period of time. In preparing this work, first, was performed a literature review that addressed the topics: the context of the beginning of commerce, comprising the industrial revolution, globalization and the opening of the Brazilian market, and the origin and the concept of electronic commerce and the Current e-commerce. Next, it was made a case study related to the adoption of electronic commerce in drugstores and pharmacies located in the city of Volta Redonda, in the state of Rio de Janeiro, aiming to analyze the degree of customer satisfaction with the kind of attention they have received and the interest in buying in drugs on-line, with the application of 96 questionnaires and a research and comparison of prices. The benefits perceived by customers as the use of electronic commerce for the purchase of medicines, and other research results can be observed in the stages of description and analysis ofthe case studyMartins, Carlos José VieiraAndrade, Lucio Pereira deLobianco, Terezinha Maria Folhadela BenevidesAlves, Camila Guimarães Monteiro de Freitas2017-06-28T12:46:56Z2017-06-28T12:46:56Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/3899CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-26T21:14:31Zoai:app.uff.br:1/3899Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-11-26T21:14:31Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comércio eletrônico como ferramenta competitiva em um cenário globalizado: estudo de caso: drogarias e farmácias localizadas na cidade de Volta Redonda |
title |
Comércio eletrônico como ferramenta competitiva em um cenário globalizado: estudo de caso: drogarias e farmácias localizadas na cidade de Volta Redonda |
spellingShingle |
Comércio eletrônico como ferramenta competitiva em um cenário globalizado: estudo de caso: drogarias e farmácias localizadas na cidade de Volta Redonda Alves, Camila Guimarães Monteiro de Freitas Comércio eletrônico Internet Farmácias e drogarias Volta Redonda Comércio eletrônico Farmácia (Estabelecimento) Volta Redonda (RJ) Electronic commerce Internet Drugstores and pharmacies Volta Redonda |
title_short |
Comércio eletrônico como ferramenta competitiva em um cenário globalizado: estudo de caso: drogarias e farmácias localizadas na cidade de Volta Redonda |
title_full |
Comércio eletrônico como ferramenta competitiva em um cenário globalizado: estudo de caso: drogarias e farmácias localizadas na cidade de Volta Redonda |
title_fullStr |
Comércio eletrônico como ferramenta competitiva em um cenário globalizado: estudo de caso: drogarias e farmácias localizadas na cidade de Volta Redonda |
title_full_unstemmed |
Comércio eletrônico como ferramenta competitiva em um cenário globalizado: estudo de caso: drogarias e farmácias localizadas na cidade de Volta Redonda |
title_sort |
Comércio eletrônico como ferramenta competitiva em um cenário globalizado: estudo de caso: drogarias e farmácias localizadas na cidade de Volta Redonda |
author |
Alves, Camila Guimarães Monteiro de Freitas |
author_facet |
Alves, Camila Guimarães Monteiro de Freitas |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, Carlos José Vieira Andrade, Lucio Pereira de Lobianco, Terezinha Maria Folhadela Benevides |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Camila Guimarães Monteiro de Freitas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comércio eletrônico Internet Farmácias e drogarias Volta Redonda Comércio eletrônico Farmácia (Estabelecimento) Volta Redonda (RJ) Electronic commerce Internet Drugstores and pharmacies Volta Redonda |
topic |
Comércio eletrônico Internet Farmácias e drogarias Volta Redonda Comércio eletrônico Farmácia (Estabelecimento) Volta Redonda (RJ) Electronic commerce Internet Drugstores and pharmacies Volta Redonda |
description |
O comércio eletrônico é uma evolução do comércio varejista tradicional. Mais do que uma ferramenta de vendas, a Internet tem se mostrado uma complementadora dos negócios para as empresas e propulsora de novos. A falta de tempo das pessoas para procurarem produtos em diversas lojas, contrastando com a comodidade e o sortimento de produtos oferecidos são os grandes diferenciais desse "novo" meio de realização de negócios. A Internet proporciona alguns confortos e comodidades como atrativo para os clientes, dentre eles a facilidade e agilidade na busca de informações e reunião da quantidade de informação desejada em um menor tempo. Na elaboração deste trabalho, em um primeiro momento, foi efetuada uma revisão de literatura que abordou os temas: contexto do surgimento do comércio, englobando a revolução industrial, a globalização e a abertura do mercado brasileiro; e a origem e o conceito do comércio eletrônico, bem como o comércio eletrônico atual. Em um segundo momento, foi realizado um estudo de caso relativo à adoção do comércio eletrônico nas drogarias e farmácias localizadas na cidade de Volta Redonda, estado do Rio de Janeiro, que buscou analisar o grau de satisfação dos clientes com o atendimento recebido nas farmácias e o interesse em realizar compras de medicamentos on-line, com a aplicação de 96 questionários e uma pesquisa de comparação de preços de uma cesta de medicamentos. As vantagens percebidas pelos clientes quanto à utilização do comércio eletrônico para a compra de medicamentos, além de outros resultados da pesquisa, podem ser observados nas etapas de descrição e análise do estudo de caso |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-28T12:46:56Z 2017-06-28T12:46:56Z 2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/3899 |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/3899 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1802135283087441920 |