Comércio eletrônico como ferramenta competitiva em um cenário globalizado: estudo de caso: drogarias e farmácias localizadas na cidade de Volta Redonda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Camila Guimarães Monteiro de Freitas
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/3899
Resumo: O comércio eletrônico é uma evolução do comércio varejista tradicional. Mais do que uma ferramenta de vendas, a Internet tem se mostrado uma complementadora dos negócios para as empresas e propulsora de novos. A falta de tempo das pessoas para procurarem produtos em diversas lojas, contrastando com a comodidade e o sortimento de produtos oferecidos são os grandes diferenciais desse "novo" meio de realização de negócios. A Internet proporciona alguns confortos e comodidades como atrativo para os clientes, dentre eles a facilidade e agilidade na busca de informações e reunião da quantidade de informação desejada em um menor tempo. Na elaboração deste trabalho, em um primeiro momento, foi efetuada uma revisão de literatura que abordou os temas: contexto do surgimento do comércio, englobando a revolução industrial, a globalização e a abertura do mercado brasileiro; e a origem e o conceito do comércio eletrônico, bem como o comércio eletrônico atual. Em um segundo momento, foi realizado um estudo de caso relativo à adoção do comércio eletrônico nas drogarias e farmácias localizadas na cidade de Volta Redonda, estado do Rio de Janeiro, que buscou analisar o grau de satisfação dos clientes com o atendimento recebido nas farmácias e o interesse em realizar compras de medicamentos on-line, com a aplicação de 96 questionários e uma pesquisa de comparação de preços de uma cesta de medicamentos. As vantagens percebidas pelos clientes quanto à utilização do comércio eletrônico para a compra de medicamentos, além de outros resultados da pesquisa, podem ser observados nas etapas de descrição e análise do estudo de caso
id UFF-2_6c8b1354777313fa5e65222831ca60ec
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/3899
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Comércio eletrônico como ferramenta competitiva em um cenário globalizado: estudo de caso: drogarias e farmácias localizadas na cidade de Volta RedondaComércio eletrônicoInternetFarmácias e drogariasVolta RedondaComércio eletrônicoFarmácia (Estabelecimento)Volta Redonda (RJ)Electronic commerceInternetDrugstores and pharmaciesVolta RedondaO comércio eletrônico é uma evolução do comércio varejista tradicional. Mais do que uma ferramenta de vendas, a Internet tem se mostrado uma complementadora dos negócios para as empresas e propulsora de novos. A falta de tempo das pessoas para procurarem produtos em diversas lojas, contrastando com a comodidade e o sortimento de produtos oferecidos são os grandes diferenciais desse "novo" meio de realização de negócios. A Internet proporciona alguns confortos e comodidades como atrativo para os clientes, dentre eles a facilidade e agilidade na busca de informações e reunião da quantidade de informação desejada em um menor tempo. Na elaboração deste trabalho, em um primeiro momento, foi efetuada uma revisão de literatura que abordou os temas: contexto do surgimento do comércio, englobando a revolução industrial, a globalização e a abertura do mercado brasileiro; e a origem e o conceito do comércio eletrônico, bem como o comércio eletrônico atual. Em um segundo momento, foi realizado um estudo de caso relativo à adoção do comércio eletrônico nas drogarias e farmácias localizadas na cidade de Volta Redonda, estado do Rio de Janeiro, que buscou analisar o grau de satisfação dos clientes com o atendimento recebido nas farmácias e o interesse em realizar compras de medicamentos on-line, com a aplicação de 96 questionários e uma pesquisa de comparação de preços de uma cesta de medicamentos. As vantagens percebidas pelos clientes quanto à utilização do comércio eletrônico para a compra de medicamentos, além de outros resultados da pesquisa, podem ser observados nas etapas de descrição e análise do estudo de casoElectronic commerce is terms of traditional retail commerce. More than a sales tool, the Internet has shown to be business compliment to enterprises as well as making new ones possible. People nowadays suffer from lack of time to search for products on several shops, contrasting with facility and quantity of products offered by this "new" means of business achievement are big differentials. Internet allows for some comfort and convenience as attracting factors for the customers, among them the ease and speed in finding information and and the joining of the requested information in a short period of time. In preparing this work, first, was performed a literature review that addressed the topics: the context of the beginning of commerce, comprising the industrial revolution, globalization and the opening of the Brazilian market, and the origin and the concept of electronic commerce and the Current e-commerce. Next, it was made a case study related to the adoption of electronic commerce in drugstores and pharmacies located in the city of Volta Redonda, in the state of Rio de Janeiro, aiming to analyze the degree of customer satisfaction with the kind of attention they have received and the interest in buying in drugs on-line, with the application of 96 questionnaires and a research and comparison of prices. The benefits perceived by customers as the use of electronic commerce for the purchase of medicines, and other research results can be observed in the stages of description and analysis ofthe case studyMartins, Carlos José VieiraAndrade, Lucio Pereira deLobianco, Terezinha Maria Folhadela BenevidesAlves, Camila Guimarães Monteiro de Freitas2017-06-28T12:46:56Z2017-06-28T12:46:56Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/3899CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-26T21:14:31Zoai:app.uff.br:1/3899Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-11-26T21:14:31Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Comércio eletrônico como ferramenta competitiva em um cenário globalizado: estudo de caso: drogarias e farmácias localizadas na cidade de Volta Redonda
title Comércio eletrônico como ferramenta competitiva em um cenário globalizado: estudo de caso: drogarias e farmácias localizadas na cidade de Volta Redonda
spellingShingle Comércio eletrônico como ferramenta competitiva em um cenário globalizado: estudo de caso: drogarias e farmácias localizadas na cidade de Volta Redonda
Alves, Camila Guimarães Monteiro de Freitas
Comércio eletrônico
Internet
Farmácias e drogarias
Volta Redonda
Comércio eletrônico
Farmácia (Estabelecimento)
Volta Redonda (RJ)
Electronic commerce
Internet
Drugstores and pharmacies
Volta Redonda
title_short Comércio eletrônico como ferramenta competitiva em um cenário globalizado: estudo de caso: drogarias e farmácias localizadas na cidade de Volta Redonda
title_full Comércio eletrônico como ferramenta competitiva em um cenário globalizado: estudo de caso: drogarias e farmácias localizadas na cidade de Volta Redonda
title_fullStr Comércio eletrônico como ferramenta competitiva em um cenário globalizado: estudo de caso: drogarias e farmácias localizadas na cidade de Volta Redonda
title_full_unstemmed Comércio eletrônico como ferramenta competitiva em um cenário globalizado: estudo de caso: drogarias e farmácias localizadas na cidade de Volta Redonda
title_sort Comércio eletrônico como ferramenta competitiva em um cenário globalizado: estudo de caso: drogarias e farmácias localizadas na cidade de Volta Redonda
author Alves, Camila Guimarães Monteiro de Freitas
author_facet Alves, Camila Guimarães Monteiro de Freitas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Carlos José Vieira
Andrade, Lucio Pereira de
Lobianco, Terezinha Maria Folhadela Benevides
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Camila Guimarães Monteiro de Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Comércio eletrônico
Internet
Farmácias e drogarias
Volta Redonda
Comércio eletrônico
Farmácia (Estabelecimento)
Volta Redonda (RJ)
Electronic commerce
Internet
Drugstores and pharmacies
Volta Redonda
topic Comércio eletrônico
Internet
Farmácias e drogarias
Volta Redonda
Comércio eletrônico
Farmácia (Estabelecimento)
Volta Redonda (RJ)
Electronic commerce
Internet
Drugstores and pharmacies
Volta Redonda
description O comércio eletrônico é uma evolução do comércio varejista tradicional. Mais do que uma ferramenta de vendas, a Internet tem se mostrado uma complementadora dos negócios para as empresas e propulsora de novos. A falta de tempo das pessoas para procurarem produtos em diversas lojas, contrastando com a comodidade e o sortimento de produtos oferecidos são os grandes diferenciais desse "novo" meio de realização de negócios. A Internet proporciona alguns confortos e comodidades como atrativo para os clientes, dentre eles a facilidade e agilidade na busca de informações e reunião da quantidade de informação desejada em um menor tempo. Na elaboração deste trabalho, em um primeiro momento, foi efetuada uma revisão de literatura que abordou os temas: contexto do surgimento do comércio, englobando a revolução industrial, a globalização e a abertura do mercado brasileiro; e a origem e o conceito do comércio eletrônico, bem como o comércio eletrônico atual. Em um segundo momento, foi realizado um estudo de caso relativo à adoção do comércio eletrônico nas drogarias e farmácias localizadas na cidade de Volta Redonda, estado do Rio de Janeiro, que buscou analisar o grau de satisfação dos clientes com o atendimento recebido nas farmácias e o interesse em realizar compras de medicamentos on-line, com a aplicação de 96 questionários e uma pesquisa de comparação de preços de uma cesta de medicamentos. As vantagens percebidas pelos clientes quanto à utilização do comércio eletrônico para a compra de medicamentos, além de outros resultados da pesquisa, podem ser observados nas etapas de descrição e análise do estudo de caso
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-28T12:46:56Z
2017-06-28T12:46:56Z
2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/3899
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/3899
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135283087441920