Brinquedo terapêutico para criança em idade escolar em quimioterapia com cateter venoso central totalmente implantado
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/25452 |
Resumo: | Durante o tratamento do câncer, com quimioterapia, algumas vezes é necessário o uso de um dispositivo que permita acesso venoso seguro para realização da infusão de quimioterápicos. No câncer infantil não é diferente, muitas crianças têm indicação de implantação de cateter venoso central totalmente implantando. As orientações junto à criança quanto ao tratamento e procedimentos realizados ao longo do mesmo ainda não é amplamente discutido e praticado. Há também carência na utilização de formas lúdicas para orientar a criança em idade escolar. Assim, este estudo teve como objeto: brinquedo terapêutico para criança escolar em quimioterapia com cateter venoso central totalmente implantado. Os objetivos foram: identificar as características de um brinquedo terapêutico para a criança em idade escolar em quimioterapia com cateter venoso central totalmente implantado, identificar os temas a serem abordados em um brinquedo terapêutico para a criança em idade escolar em quimioterapia com cateter venoso central totalmente implantado e descrever o processo de elaboração e elaborar um brinquedo terapêutico para a criança em idade escolar em quimioterapia com cateter venoso central totalmente implantado. Pesquisa metodológica, desenvolvida em três etapas: na primeira etapa buscou-se os temas a serem abordados durante o uso de um brinquedo terapêutico, com foco na criança escolar em quimioterapia; a segunda etapa abordou um estudo teórico, com base na revisão de literatura; a terceira etapa foi voltada para a elaboração do brinquedo terapêutico adequado para o escolar em quimioterapia com cateter venoso central totalmente implantado. A elaboração do brinquedo terapêutico, se deu contemplando os seguintes aspectos: adaptação ao público e a temática, estética e funcionalidade. Assim, foram definidos os seguintes temas a serem abordados durante o uso do brinquedo: necessidades da implantação do cateter, punção do port-a-cath (ativação e desativação do cateter para coleta de sangue, administração de soluções e heparinização), curativo e cuidados pós-cirúrgicos, cuidados com a higiene e implicações do uso na rotina da criança. Conclui-se que o brinquedo terapêutico contribui para que a criança em idade escolar esteja inserida em seu tratamento e na compreensão dos procedimentos realizados ao longo do mesmo. Além disso, ele atua como facilitador na comunicação da equipe e paciente, evitando possíveis conhecimentos equivocados e evitando possíveis traumas e estresses |
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Brinquedo terapêutico para criança em idade escolar em quimioterapia com cateter venoso central totalmente implantadoCriançaEducação em saúdeJogos e brinquedosTratamento farmacológicoJogos e brinquedosTratamento farmacológicoNeoplasiasSaúde da criançaPlay and playthingsChildDrug therapyHealth educationDurante o tratamento do câncer, com quimioterapia, algumas vezes é necessário o uso de um dispositivo que permita acesso venoso seguro para realização da infusão de quimioterápicos. No câncer infantil não é diferente, muitas crianças têm indicação de implantação de cateter venoso central totalmente implantando. As orientações junto à criança quanto ao tratamento e procedimentos realizados ao longo do mesmo ainda não é amplamente discutido e praticado. Há também carência na utilização de formas lúdicas para orientar a criança em idade escolar. Assim, este estudo teve como objeto: brinquedo terapêutico para criança escolar em quimioterapia com cateter venoso central totalmente implantado. Os objetivos foram: identificar as características de um brinquedo terapêutico para a criança em idade escolar em quimioterapia com cateter venoso central totalmente implantado, identificar os temas a serem abordados em um brinquedo terapêutico para a criança em idade escolar em quimioterapia com cateter venoso central totalmente implantado e descrever o processo de elaboração e elaborar um brinquedo terapêutico para a criança em idade escolar em quimioterapia com cateter venoso central totalmente implantado. Pesquisa metodológica, desenvolvida em três etapas: na primeira etapa buscou-se os temas a serem abordados durante o uso de um brinquedo terapêutico, com foco na criança escolar em quimioterapia; a segunda etapa abordou um estudo teórico, com base na revisão de literatura; a terceira etapa foi voltada para a elaboração do brinquedo terapêutico adequado para o escolar em quimioterapia com cateter venoso central totalmente implantado. A elaboração do brinquedo terapêutico, se deu contemplando os seguintes aspectos: adaptação ao público e a temática, estética e funcionalidade. Assim, foram definidos os seguintes temas a serem abordados durante o uso do brinquedo: necessidades da implantação do cateter, punção do port-a-cath (ativação e desativação do cateter para coleta de sangue, administração de soluções e heparinização), curativo e cuidados pós-cirúrgicos, cuidados com a higiene e implicações do uso na rotina da criança. Conclui-se que o brinquedo terapêutico contribui para que a criança em idade escolar esteja inserida em seu tratamento e na compreensão dos procedimentos realizados ao longo do mesmo. Além disso, ele atua como facilitador na comunicação da equipe e paciente, evitando possíveis conhecimentos equivocados e evitando possíveis traumas e estressesDuring cancer treatment with chemotherapy, sometimes it is necessary to use a device that allows safe venous access for the infusion of chemotherapy. In childhood cancer is no different, many children have indication of implantation of central venous catheter fully implanted. Guidelines regarding the treatment of children and procedures performed throughout the child are not yet widely discussed and practiced. There is also a lack of use of playful ways to guide the school-age child. Thus, the purpose of this study was: therapeutic toy for school children in chemotherapy with a fully implanted central venous catheter. The objectives were: to identify the characteristics of a therapeutic toy for the school-age child on chemotherapy with a fully implanted central venous catheter, to identify the topics to be addressed in a therapeutic toy for the school-age child on chemotherapy with a fully implanted central venous catheter And describe the process of elaboration and to elaborate a therapeutic toy for the school-age child on fully implanted central venous catheter chemotherapy. Methodological research, developed in three stages: in the first stage the themes to be addressed during the use of a therapeutic toy, focusing on the school child in chemotherapy; The second step addressed a theoretical study, based on the literature review; The third stage was aimed at the elaboration of the therapeutic toy suitable for the school in chemotherapy with central venous catheter fully implanted. The elaboration of the therapeutic toy was given considering the following aspects: adaptation to the public and the theme, aesthetics and functionality. Thus, the following themes were defined during the use of the toy: catheter implantation needs, port-a-cath puncture (activation and deactivation of the catheter for blood collection, solution administration and heparinization), dressing and care Post-surgical care, hygiene care and the implications of routine use of the child. It is concluded that the therapeutic toy contributes to the school-age child being included in their treatment and understanding the procedures performed throughout the same. In addition, it acts as a facilitator in team and patient communication, avoiding possible misunderstandings and avoiding possible traumas and stresses46 f.Silva, Liliane Faria dahttp://lattes.cnpq.br/9071782541107295Machado, Maria Estela Dinizhttp://lattes.cnpq.br/2694492596166708Silva, Luciana Rodrigues dahttp://lattes.cnpq.br/5047188141375266Arnaldo, Pâmela Rosa de Oliveira2022-06-28T12:41:39Z2022-06-28T12:41:39Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfARNALDO, Pâmela Rosa de Oliveira. Brinquedo terapêutico para criança em idade escolar em quimioterapia com cateter venoso central totalmente implantado. 2017. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Graduação em Enfermagem) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.http://app.uff.br/riuff/handle/1/25452CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-08-26T18:43:44Zoai:app.uff.br:1/25452Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:13:33.863041Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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Durante o tratamento do câncer, com quimioterapia, algumas vezes é necessário o uso de um dispositivo que permita acesso venoso seguro para realização da infusão de quimioterápicos. No câncer infantil não é diferente, muitas crianças têm indicação de implantação de cateter venoso central totalmente implantando. As orientações junto à criança quanto ao tratamento e procedimentos realizados ao longo do mesmo ainda não é amplamente discutido e praticado. Há também carência na utilização de formas lúdicas para orientar a criança em idade escolar. Assim, este estudo teve como objeto: brinquedo terapêutico para criança escolar em quimioterapia com cateter venoso central totalmente implantado. Os objetivos foram: identificar as características de um brinquedo terapêutico para a criança em idade escolar em quimioterapia com cateter venoso central totalmente implantado, identificar os temas a serem abordados em um brinquedo terapêutico para a criança em idade escolar em quimioterapia com cateter venoso central totalmente implantado e descrever o processo de elaboração e elaborar um brinquedo terapêutico para a criança em idade escolar em quimioterapia com cateter venoso central totalmente implantado. Pesquisa metodológica, desenvolvida em três etapas: na primeira etapa buscou-se os temas a serem abordados durante o uso de um brinquedo terapêutico, com foco na criança escolar em quimioterapia; a segunda etapa abordou um estudo teórico, com base na revisão de literatura; a terceira etapa foi voltada para a elaboração do brinquedo terapêutico adequado para o escolar em quimioterapia com cateter venoso central totalmente implantado. A elaboração do brinquedo terapêutico, se deu contemplando os seguintes aspectos: adaptação ao público e a temática, estética e funcionalidade. Assim, foram definidos os seguintes temas a serem abordados durante o uso do brinquedo: necessidades da implantação do cateter, punção do port-a-cath (ativação e desativação do cateter para coleta de sangue, administração de soluções e heparinização), curativo e cuidados pós-cirúrgicos, cuidados com a higiene e implicações do uso na rotina da criança. Conclui-se que o brinquedo terapêutico contribui para que a criança em idade escolar esteja inserida em seu tratamento e na compreensão dos procedimentos realizados ao longo do mesmo. Além disso, ele atua como facilitador na comunicação da equipe e paciente, evitando possíveis conhecimentos equivocados e evitando possíveis traumas e estresses |
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