Interação com a vida artificial
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/30661 |
Resumo: | A vida artificial vem sendo usada como meio de interação e aproximação de indivíduos que se identificam por algum motivo. Como exemplos desse tipo de interação temos plataformas como Second Life, onde indivíduos vivem e interagem em um mundo virtual que imita o mundo real em todas as suas relações. Neste contexto, o presente trabalho tem como objeto de estudo revisitar o projeto Living Tattoos da artista de ciberarte Diana Domingues, que consiste de uma comunidade digital de tatuados interagindo através de uma plataforma digital e de uma instalação 3D. Assim, os objetivos deste projeto são a recriação e expansão da experiência obtida com o Living Tattoos e utilização de tecnologias mais atuais que permitam criar novas interações. Para alcançar tais objetivos primeiramente é feito um levantamento das tecnologias de plataforma móveis disponíveis, e bancos de dados e linguagens de programação mais adequadas. Em seguida são identificados os requisitos funcionais e não funcionais bem como o perfil dos usuários de tal plataforma através da montagem de personas e cenários de interação. Como resultado destas etapas uma solução de interação baseada em vida artificial e nas emoções que as tatuagens carregam foi desenvolvida. Os primeiros resultados alcançados com este trabalho permitiram que tenhamos um olhar social para que emoção aquela tatuagem nos leva e quais os círculos de interação que são atraídos com aquele comportamento |
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