A angústia como sinal de desalienação de pessoas negras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/30411 |
Resumo: | Em uma sociedade estruturada pelo racismo e marcada pelo trauma decorrente dele, pensar em uma educação emancipadora e capaz de contribuir para a construção subjetiva da pessoa negra é de suma importância. Esta pesquisa dedicou-se a compreender a angústia sinal como um dos meios ou formas de “desalienação” de pessoas negras, para a formação de sujeitos emancipados, além disso, visou compreender as mazelas que geram sofrimento psíquico nos ambientes escolares. A escola é um espaço onde não somente se constrói o saber, mas também o pensamento intelectual e subjetivo. Logo, um dos objetivos dos espaços de construção do saber é a inserção do sujeito no meio social. Entretanto, no contexto de uma sociedade marcada pelo racismo estrutural, a escola passa a ser também um local de violências, principalmente psíquicas que geram angústias para os nossos estudantes negros/as de todos os segmentos estudantis. Além disso, no campo da educação, em consonância com a psicanálise, vemos a figura do professor como potencial desencadeador de angústia, seja na eclosão, seja na transformação deste afeto. Com base nas teorias da angústia presentes em Freud, analisou- se a transição desses afetos, da angústia em desejo, concebendo principalmente sua vertente de “desalienação”. A construção desta dissertação deu-se por meio da construção de vinhetas escolares e vinhetas jornalísticas a serem analisadas à luz dos textos teóricos elencados. |
id |
UFF-2_6ce97a7ff9e624f4847f53e43752d9b7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/30411 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
A angústia como sinal de desalienação de pessoas negrasPessoa negraAngústiaDesalienaçãoPsicanáliseEducaçãoRacismoEducaçãoPsicanáliseBlack personAnguishDisalienationPsychoanalysisEducationEm uma sociedade estruturada pelo racismo e marcada pelo trauma decorrente dele, pensar em uma educação emancipadora e capaz de contribuir para a construção subjetiva da pessoa negra é de suma importância. Esta pesquisa dedicou-se a compreender a angústia sinal como um dos meios ou formas de “desalienação” de pessoas negras, para a formação de sujeitos emancipados, além disso, visou compreender as mazelas que geram sofrimento psíquico nos ambientes escolares. A escola é um espaço onde não somente se constrói o saber, mas também o pensamento intelectual e subjetivo. Logo, um dos objetivos dos espaços de construção do saber é a inserção do sujeito no meio social. Entretanto, no contexto de uma sociedade marcada pelo racismo estrutural, a escola passa a ser também um local de violências, principalmente psíquicas que geram angústias para os nossos estudantes negros/as de todos os segmentos estudantis. Além disso, no campo da educação, em consonância com a psicanálise, vemos a figura do professor como potencial desencadeador de angústia, seja na eclosão, seja na transformação deste afeto. Com base nas teorias da angústia presentes em Freud, analisou- se a transição desses afetos, da angústia em desejo, concebendo principalmente sua vertente de “desalienação”. A construção desta dissertação deu-se por meio da construção de vinhetas escolares e vinhetas jornalísticas a serem analisadas à luz dos textos teóricos elencados.In a society structured by racism and marked by the trauma resulting from it, thinking about an emancipatory education capable of contributing to the subjective construction of the black person is of paramount importance. This research was dedicated to understanding signal anguish as one way or forms of “disalienation” of black people, for the formation of emancipated subjects, in addition, it aimed to understand the ills that generate psychic suffering in school environments. The school is a space where not only knowledge is built, but also intellectual and subjective thinking. Therefore, one of the objectives of spaces for the construction of knowledge is the insertion of the subject in the social environment. However, in the context of a society marked by structural racism, the school also becomes a place of violence, mainly psychic violence that generates anguish for our black students from all student segments. In addition, in the field of education, in line with psychoanalysis, we see the figure of the teacher as a potential trigger of anguish, either in the outbreak or in the transformation of this affection. Based on the theories of anguish present in Freud, the transition of these affects was analyzed, from anguish to desire, conceiving mainly its aspect of “disalienation”. The construction of this dissertation took place through the construction of school vignettes and journalistic vignettes to be analyzed in the light of the listed theoretical texts.137 p.Arreguy, Marília EtienneOliveira, Iolanda deFábio Santos, BispoAraujo, Mariana Mollica da Costa RibeiroSilva, Marcelle dos Santos Borges da2023-09-18T17:02:46Z2023-09-18T17:02:46Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Marcelle dos Santos Borges da. A angústia como sinal de desalienação de pessoas negras. 2023. 137f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/30411CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-09-18T17:02:50Zoai:app.uff.br:1/30411Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-09-18T17:02:50Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A angústia como sinal de desalienação de pessoas negras |
title |
A angústia como sinal de desalienação de pessoas negras |
spellingShingle |
A angústia como sinal de desalienação de pessoas negras Silva, Marcelle dos Santos Borges da Pessoa negra Angústia Desalienação Psicanálise Educação Racismo Educação Psicanálise Black person Anguish Disalienation Psychoanalysis Education |
title_short |
A angústia como sinal de desalienação de pessoas negras |
title_full |
A angústia como sinal de desalienação de pessoas negras |
title_fullStr |
A angústia como sinal de desalienação de pessoas negras |
title_full_unstemmed |
A angústia como sinal de desalienação de pessoas negras |
title_sort |
A angústia como sinal de desalienação de pessoas negras |
author |
Silva, Marcelle dos Santos Borges da |
author_facet |
Silva, Marcelle dos Santos Borges da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Arreguy, Marília Etienne Oliveira, Iolanda de Fábio Santos, Bispo Araujo, Mariana Mollica da Costa Ribeiro |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Marcelle dos Santos Borges da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pessoa negra Angústia Desalienação Psicanálise Educação Racismo Educação Psicanálise Black person Anguish Disalienation Psychoanalysis Education |
topic |
Pessoa negra Angústia Desalienação Psicanálise Educação Racismo Educação Psicanálise Black person Anguish Disalienation Psychoanalysis Education |
description |
Em uma sociedade estruturada pelo racismo e marcada pelo trauma decorrente dele, pensar em uma educação emancipadora e capaz de contribuir para a construção subjetiva da pessoa negra é de suma importância. Esta pesquisa dedicou-se a compreender a angústia sinal como um dos meios ou formas de “desalienação” de pessoas negras, para a formação de sujeitos emancipados, além disso, visou compreender as mazelas que geram sofrimento psíquico nos ambientes escolares. A escola é um espaço onde não somente se constrói o saber, mas também o pensamento intelectual e subjetivo. Logo, um dos objetivos dos espaços de construção do saber é a inserção do sujeito no meio social. Entretanto, no contexto de uma sociedade marcada pelo racismo estrutural, a escola passa a ser também um local de violências, principalmente psíquicas que geram angústias para os nossos estudantes negros/as de todos os segmentos estudantis. Além disso, no campo da educação, em consonância com a psicanálise, vemos a figura do professor como potencial desencadeador de angústia, seja na eclosão, seja na transformação deste afeto. Com base nas teorias da angústia presentes em Freud, analisou- se a transição desses afetos, da angústia em desejo, concebendo principalmente sua vertente de “desalienação”. A construção desta dissertação deu-se por meio da construção de vinhetas escolares e vinhetas jornalísticas a serem analisadas à luz dos textos teóricos elencados. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-18T17:02:46Z 2023-09-18T17:02:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Marcelle dos Santos Borges da. A angústia como sinal de desalienação de pessoas negras. 2023. 137f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023. http://app.uff.br/riuff/handle/1/30411 |
identifier_str_mv |
SILVA, Marcelle dos Santos Borges da. A angústia como sinal de desalienação de pessoas negras. 2023. 137f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/30411 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1807838698208755712 |