Interdisciplinaridade na educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Will, Max Dario
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/25556
Resumo: A Matemática, como percebemos, ocupa uma posição singular como disciplina escolar por suas interações com outras áreas e seu caráter abstrato. Na Educação Básica, a interdisciplinaridade surge para explorar essas interações, seja por meio de atividades, projetos, ou até mesmo aparecendo em situações e problemas sem um maior contextualização. A importância dessa prática interdisciplinar, não refletida totalmente em ações, levou ao desenvolvimento desse trabalho. Apresentaremos um aporte teórico que irá embasar a discussão que segue. Analisaremos a percepção que os alunos de quatro universidades públicas do Rio de Janeiro têm sobre o assunto. Finalmente, destacamos nossa interpretação sobre e objetivos com a interdisciplinaridade, usando como exemplo uma proposta de atividade para a Educação Básica
id UFF-2_6ce99ef84fee6695c5aaaf18f6de94f6
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/25556
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Interdisciplinaridade na educação básicaInterdisciplinaridadeEducação básicaEducação matemáticaFormação de professorEnsino fundamentalInterdisciplinarityBasic educationMathematics educationA Matemática, como percebemos, ocupa uma posição singular como disciplina escolar por suas interações com outras áreas e seu caráter abstrato. Na Educação Básica, a interdisciplinaridade surge para explorar essas interações, seja por meio de atividades, projetos, ou até mesmo aparecendo em situações e problemas sem um maior contextualização. A importância dessa prática interdisciplinar, não refletida totalmente em ações, levou ao desenvolvimento desse trabalho. Apresentaremos um aporte teórico que irá embasar a discussão que segue. Analisaremos a percepção que os alunos de quatro universidades públicas do Rio de Janeiro têm sobre o assunto. Finalmente, destacamos nossa interpretação sobre e objetivos com a interdisciplinaridade, usando como exemplo uma proposta de atividade para a Educação BásicaInstituto de Matemática e EstatísticaMathematics, as we perceive it, occupies a unique position as a school subject due to its interactions with other areas and its abstract character. In Basic Education, inter-disciplinarity arises to explore these interactions, whether through activities, projects, or even appearing in problem-situations without further contextualization. The importance of this practice, not fully reflected in actions, led to the development of this work. We will present a theoretical contribution that will support the discussion that follows. We will analyze the perception that students from four public universities in Rio de Janeiro have on the subject. Finally, we highlight our interpretation and objectives with interdisciplinarity, using as examples an activity proposal for Basic Education28 f.Abdón, Miriam Del MilagroSoares, Flavia dos SantosRezende, Wanderley MouraWill, Max Dario2022-07-05T12:59:43Z2022-07-05T12:59:43Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfWILL, Max Dario. Interdisciplinaridade na Educação Básica. 2021. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.http://app.uff.br/riuff/handle/1/25556Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-01-27T01:28:50Zoai:app.uff.br:1/25556Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:04:21.772048Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Interdisciplinaridade na educação básica
title Interdisciplinaridade na educação básica
spellingShingle Interdisciplinaridade na educação básica
Will, Max Dario
Interdisciplinaridade
Educação básica
Educação matemática
Formação de professor
Ensino fundamental
Interdisciplinarity
Basic education
Mathematics education
title_short Interdisciplinaridade na educação básica
title_full Interdisciplinaridade na educação básica
title_fullStr Interdisciplinaridade na educação básica
title_full_unstemmed Interdisciplinaridade na educação básica
title_sort Interdisciplinaridade na educação básica
author Will, Max Dario
author_facet Will, Max Dario
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Abdón, Miriam Del Milagro
Soares, Flavia dos Santos
Rezende, Wanderley Moura
dc.contributor.author.fl_str_mv Will, Max Dario
dc.subject.por.fl_str_mv Interdisciplinaridade
Educação básica
Educação matemática
Formação de professor
Ensino fundamental
Interdisciplinarity
Basic education
Mathematics education
topic Interdisciplinaridade
Educação básica
Educação matemática
Formação de professor
Ensino fundamental
Interdisciplinarity
Basic education
Mathematics education
description A Matemática, como percebemos, ocupa uma posição singular como disciplina escolar por suas interações com outras áreas e seu caráter abstrato. Na Educação Básica, a interdisciplinaridade surge para explorar essas interações, seja por meio de atividades, projetos, ou até mesmo aparecendo em situações e problemas sem um maior contextualização. A importância dessa prática interdisciplinar, não refletida totalmente em ações, levou ao desenvolvimento desse trabalho. Apresentaremos um aporte teórico que irá embasar a discussão que segue. Analisaremos a percepção que os alunos de quatro universidades públicas do Rio de Janeiro têm sobre o assunto. Finalmente, destacamos nossa interpretação sobre e objetivos com a interdisciplinaridade, usando como exemplo uma proposta de atividade para a Educação Básica
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-07-05T12:59:43Z
2022-07-05T12:59:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv WILL, Max Dario. Interdisciplinaridade na Educação Básica. 2021. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/25556
Aluno de Graduação
identifier_str_mv WILL, Max Dario. Interdisciplinaridade na Educação Básica. 2021. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.
Aluno de Graduação
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/25556
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823651804151808