Interdisciplinaridade na educação básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/25556 |
Resumo: | A Matemática, como percebemos, ocupa uma posição singular como disciplina escolar por suas interações com outras áreas e seu caráter abstrato. Na Educação Básica, a interdisciplinaridade surge para explorar essas interações, seja por meio de atividades, projetos, ou até mesmo aparecendo em situações e problemas sem um maior contextualização. A importância dessa prática interdisciplinar, não refletida totalmente em ações, levou ao desenvolvimento desse trabalho. Apresentaremos um aporte teórico que irá embasar a discussão que segue. Analisaremos a percepção que os alunos de quatro universidades públicas do Rio de Janeiro têm sobre o assunto. Finalmente, destacamos nossa interpretação sobre e objetivos com a interdisciplinaridade, usando como exemplo uma proposta de atividade para a Educação Básica |
id |
UFF-2_6ce99ef84fee6695c5aaaf18f6de94f6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/25556 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Interdisciplinaridade na educação básicaInterdisciplinaridadeEducação básicaEducação matemáticaFormação de professorEnsino fundamentalInterdisciplinarityBasic educationMathematics educationA Matemática, como percebemos, ocupa uma posição singular como disciplina escolar por suas interações com outras áreas e seu caráter abstrato. Na Educação Básica, a interdisciplinaridade surge para explorar essas interações, seja por meio de atividades, projetos, ou até mesmo aparecendo em situações e problemas sem um maior contextualização. A importância dessa prática interdisciplinar, não refletida totalmente em ações, levou ao desenvolvimento desse trabalho. Apresentaremos um aporte teórico que irá embasar a discussão que segue. Analisaremos a percepção que os alunos de quatro universidades públicas do Rio de Janeiro têm sobre o assunto. Finalmente, destacamos nossa interpretação sobre e objetivos com a interdisciplinaridade, usando como exemplo uma proposta de atividade para a Educação BásicaInstituto de Matemática e EstatísticaMathematics, as we perceive it, occupies a unique position as a school subject due to its interactions with other areas and its abstract character. In Basic Education, inter-disciplinarity arises to explore these interactions, whether through activities, projects, or even appearing in problem-situations without further contextualization. The importance of this practice, not fully reflected in actions, led to the development of this work. We will present a theoretical contribution that will support the discussion that follows. We will analyze the perception that students from four public universities in Rio de Janeiro have on the subject. Finally, we highlight our interpretation and objectives with interdisciplinarity, using as examples an activity proposal for Basic Education28 f.Abdón, Miriam Del MilagroSoares, Flavia dos SantosRezende, Wanderley MouraWill, Max Dario2022-07-05T12:59:43Z2022-07-05T12:59:43Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfWILL, Max Dario. Interdisciplinaridade na Educação Básica. 2021. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.http://app.uff.br/riuff/handle/1/25556Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-01-27T01:28:50Zoai:app.uff.br:1/25556Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:04:21.772048Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Interdisciplinaridade na educação básica |
title |
Interdisciplinaridade na educação básica |
spellingShingle |
Interdisciplinaridade na educação básica Will, Max Dario Interdisciplinaridade Educação básica Educação matemática Formação de professor Ensino fundamental Interdisciplinarity Basic education Mathematics education |
title_short |
Interdisciplinaridade na educação básica |
title_full |
Interdisciplinaridade na educação básica |
title_fullStr |
Interdisciplinaridade na educação básica |
title_full_unstemmed |
Interdisciplinaridade na educação básica |
title_sort |
Interdisciplinaridade na educação básica |
author |
Will, Max Dario |
author_facet |
Will, Max Dario |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Abdón, Miriam Del Milagro Soares, Flavia dos Santos Rezende, Wanderley Moura |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Will, Max Dario |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interdisciplinaridade Educação básica Educação matemática Formação de professor Ensino fundamental Interdisciplinarity Basic education Mathematics education |
topic |
Interdisciplinaridade Educação básica Educação matemática Formação de professor Ensino fundamental Interdisciplinarity Basic education Mathematics education |
description |
A Matemática, como percebemos, ocupa uma posição singular como disciplina escolar por suas interações com outras áreas e seu caráter abstrato. Na Educação Básica, a interdisciplinaridade surge para explorar essas interações, seja por meio de atividades, projetos, ou até mesmo aparecendo em situações e problemas sem um maior contextualização. A importância dessa prática interdisciplinar, não refletida totalmente em ações, levou ao desenvolvimento desse trabalho. Apresentaremos um aporte teórico que irá embasar a discussão que segue. Analisaremos a percepção que os alunos de quatro universidades públicas do Rio de Janeiro têm sobre o assunto. Finalmente, destacamos nossa interpretação sobre e objetivos com a interdisciplinaridade, usando como exemplo uma proposta de atividade para a Educação Básica |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2022-07-05T12:59:43Z 2022-07-05T12:59:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
WILL, Max Dario. Interdisciplinaridade na Educação Básica. 2021. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021. http://app.uff.br/riuff/handle/1/25556 Aluno de Graduação |
identifier_str_mv |
WILL, Max Dario. Interdisciplinaridade na Educação Básica. 2021. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021. Aluno de Graduação |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/25556 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823651804151808 |