O museu de ciências e suas adjacências: a inserção do Museu da Vida/Fiocruz na vivência de jovens moradores(as) do seu entorno a partir da ação educativa Programa de Iniciação a Produção Cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Jully Anne Almeida
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15098
Resumo: O objetivo desta pesquisa é compreender os significados construídos por jovens moradores(as) do entorno do Museu da Vida, rodeado por favelas, lugares historicamente desvalorizados, a partir da ação educativa Programa de Iniciação à Produção Cultural (Pró-Cultural). Para tal compreensão esta pesquisa toma como referência os princípios de uma formação crítica pelos conceitos de consciência crítica e emancipação, tendo como aporte teórico, principalmente, obras do educador Paulo Freire, que se complementam com pesquisas voltadas a nova museologia e a museologia social no entendimento da função social dos museus e destes como ambientes acessíveis, preocupados com as questões sociais. É nesse ambiente entremeado de afetos e reflexões que buscamos especificamente investigar a relação entre o museu e os(as) jovens moradores(as), nele também procuramos compreender o papel da ação educativa, na potencialização dos saberes individuais e no desenvolvimento do senso de responsabilidade para a vida coletiva, bem como identificar alguns dos saberes enfatizados nas atividades educativas propostas, a fim de se perceber a conexão entre as propostas da ação e os objetivos do museu acerca da ciência. Ao longo da história dos museus, a trajetória destes como instituições educacionais se desenvolveu no decurso dos anos passando pela concepção de espaço destinado à contemplação, com uma visão colonizadora e comprometido com a transmissão e imposição de ideias à consideração do visitante como sujeito ativo na construção e ressignificação do conhecimento, principalmente com o advento de uma museologia crítica. Com isso, partimos da premissa de que as ações educativas podem contribuir na relação museu- público, no caso desta pesquisa se tratando de museu de ciências, como instrumento não só em favor dessa aproximação, mas também na contribuição do favorecimento ao entendimento de questões científicas aproximando-as do público não cientista, com uma abordagem tanto crítica quanto humanista, na colaboração para a consciência crítica e emancipação dos(as) educandos(as)
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Para tal compreensão esta pesquisa toma como referência os princípios de uma formação crítica pelos conceitos de consciência crítica e emancipação, tendo como aporte teórico, principalmente, obras do educador Paulo Freire, que se complementam com pesquisas voltadas a nova museologia e a museologia social no entendimento da função social dos museus e destes como ambientes acessíveis, preocupados com as questões sociais. É nesse ambiente entremeado de afetos e reflexões que buscamos especificamente investigar a relação entre o museu e os(as) jovens moradores(as), nele também procuramos compreender o papel da ação educativa, na potencialização dos saberes individuais e no desenvolvimento do senso de responsabilidade para a vida coletiva, bem como identificar alguns dos saberes enfatizados nas atividades educativas propostas, a fim de se perceber a conexão entre as propostas da ação e os objetivos do museu acerca da ciência. Ao longo da história dos museus, a trajetória destes como instituições educacionais se desenvolveu no decurso dos anos passando pela concepção de espaço destinado à contemplação, com uma visão colonizadora e comprometido com a transmissão e imposição de ideias à consideração do visitante como sujeito ativo na construção e ressignificação do conhecimento, principalmente com o advento de uma museologia crítica. Com isso, partimos da premissa de que as ações educativas podem contribuir na relação museu- público, no caso desta pesquisa se tratando de museu de ciências, como instrumento não só em favor dessa aproximação, mas também na contribuição do favorecimento ao entendimento de questões científicas aproximando-as do público não cientista, com uma abordagem tanto crítica quanto humanista, na colaboração para a consciência crítica e emancipação dos(as) educandos(as)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThe purpose of this research is to understand the meanings built by young people living in the surroundings of the Museu da Vida, surrounded by favelas, places historically devalued, from the educational action Program of Initiation to Cultural Production (Pró-Cultural). For this understanding, this research takes as reference the principles of a critical formation by the concepts of critical consciousness and emancipation, having as theoretical contribution mainly works of the educator Paulo Freire that are complemented with research directed to the new museology and the social museology in the understanding of the social function of museums and of these as accessible and socially concerned environments. It is in this environment interspersed with affections and reflections that we specifically seek to investigate the relationship between the museum and the young residents, in which we also seek to understand the role of educational action, the enhancement of individual knowledge and the development of a sense of responsibility for collective life, as well as to identify some of the knowledge emphasized in the proposed educational activities, in order to perceive the connection between the proposals of the action and the objectives of the museum about science. Throughout the history of museums, their trajectory as educational institutions developed over the years passing through the conception of space destined to contemplation, with a colonizing vision and committed to the transmission and imposition of ideas to the consideration of the visitor as an active subject in the construction and re-signification of knowledge, especially with the advent of a critical museology. With this, we start from the premise that the educational actions can contribute in the museum-public relation, in the case of this research being a museum of sciences, as instrument not only in favor of this approach, but also in the contribution of the favor to the understanding of scientific questions bringing them closer to the non-scientist, with a critical as well as a humanistic approach, in collaborating with the critical awareness and emancipation of learners148 f.Bernardo, José Roberto da RochaSelles, Sandra Lúcia EscovedoBarrelo Filho, NelsonDassie, Bruno AlvesSousa, Guaracira Gouvêa deLima, Jully Anne Almeida2020-10-05T13:57:41Z2020-10-05T13:57:41Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLIMA, Jully Anne Almeida. O museu de ciências e suas adjacências: a inserção do Museu da Vida/Fiocruz na vivência de jovens moradores(as) do seu entorno a partir da ação educativa Programa de Iniciação a Produção Cultural. 2019. 148 f. 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