Educação em saúde para realização de terapia subcutânea em domicílio: uma pesquisa-intervenção pautada na educação permanente em saúde
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/34930 |
Resumo: | INTRODUÇÃO: Terapia subcutânea é via de administração de medicamentos de fácil execução e poucas complicações, muito utilizada em cuidados paliativos, considerada segura para manejo por leigos treinados por equipe especializada, favorecendo alta hospitalar e também óbito em domicílio. OBJETIVO: Analisar processo educativo desenvolvido em hospital de Referência em Oncologia junto aos familiares de usuários em cuidados paliativos para manejo da terapia subcutânea (SC) em domicílio. MÉTODO: Pesquisa-intervenção qualitativa realizada nos setores de internação e assistência domiciliar do referido hospital. Os participantes foram familiares de pacientes em terapia subcutânea no domicílio e enfermeiros dos setores de internação hospitalar e assistência domiciliar. Foram incluídos familiares que receberam treinamento para manejo de via subcutânea durante internação ou assistência domiciliar. Foram excluídos familiares treinados na instituição com experiência profissional prévia para administração de medicamentos SC. Em relação aos enfermeiros foram incluídos os que tinham experiência no hospital superior a um ano e que receberam duas doses preconizadas da vacina contra COVID-19. Foram excluídos enfermeiros em cargos de chefia e que estavam de férias ou licença. Coleta de dados – familiares: entrevista semiestruturada por vídeo-chamada gravada no Google Meet. Coleta de dados – enfermeiros: rodas de conversa filmadas, além do diário de pesquisa. Análise de dados através dos conceitos da Análise Institucional. Aspectos éticos – Projeto aprovado pelo CEP FM-UFF e CEP INCA. RESULTADOS: O objeto de estudo foi desvelado através das falas dos dois grupos de participantes, por meio de discussões acerca dos dispositivos analisadores e da aplicação dos conceitos da análise institucional. O produto final desenvolvido por meio de construção coletiva foi um protocolo institucional denominado “Diretrizes institucionais para Capacitação de cuidadores leigos no manejo da terapia subcutânea em domicílio”. CONCLUSÕES: A metodologia utilizada permitiu o alcance do objetivo proposto. O processo educativo estudado, para os familiares não necessitava de alterações e foi importante para o cuidado de seus pacientes em casa. Segundo os enfermeiros, ajustes e padronização eram necessários, razão pelo qual optou-se pelo desenvolvimento de protocolo institucional. A construção deste consistiu em atividade de Educação Permanente pois foi pautada nas decisões do coletivo e naquilo que os enfermeiros consideraram significativo para a realidade de seu trabalho. |
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Educação em saúde para realização de terapia subcutânea em domicílio: uma pesquisa-intervenção pautada na educação permanente em saúdeHealth education for performing subcutaneous therapy at home: an intervention-research based on permanent health educationHipodermócliseCuidadoresAtenção DomiciliarCuidados PaliativosEnfermagemHipodermócliseCuidadoresServiços de Assistência DomiciliarCuidados PaliativosEnfermagemHypodermoclysisCaregiversHome CarePalliative CareNursingINTRODUÇÃO: Terapia subcutânea é via de administração de medicamentos de fácil execução e poucas complicações, muito utilizada em cuidados paliativos, considerada segura para manejo por leigos treinados por equipe especializada, favorecendo alta hospitalar e também óbito em domicílio. OBJETIVO: Analisar processo educativo desenvolvido em hospital de Referência em Oncologia junto aos familiares de usuários em cuidados paliativos para manejo da terapia subcutânea (SC) em domicílio. MÉTODO: Pesquisa-intervenção qualitativa realizada nos setores de internação e assistência domiciliar do referido hospital. Os participantes foram familiares de pacientes em terapia subcutânea no domicílio e enfermeiros dos setores de internação hospitalar e assistência domiciliar. Foram incluídos familiares que receberam treinamento para manejo de via subcutânea durante internação ou assistência domiciliar. Foram excluídos familiares treinados na instituição com experiência profissional prévia para administração de medicamentos SC. Em relação aos enfermeiros foram incluídos os que tinham experiência no hospital superior a um ano e que receberam duas doses preconizadas da vacina contra COVID-19. Foram excluídos enfermeiros em cargos de chefia e que estavam de férias ou licença. Coleta de dados – familiares: entrevista semiestruturada por vídeo-chamada gravada no Google Meet. Coleta de dados – enfermeiros: rodas de conversa filmadas, além do diário de pesquisa. Análise de dados através dos conceitos da Análise Institucional. Aspectos éticos – Projeto aprovado pelo CEP FM-UFF e CEP INCA. RESULTADOS: O objeto de estudo foi desvelado através das falas dos dois grupos de participantes, por meio de discussões acerca dos dispositivos analisadores e da aplicação dos conceitos da análise institucional. O produto final desenvolvido por meio de construção coletiva foi um protocolo institucional denominado “Diretrizes institucionais para Capacitação de cuidadores leigos no manejo da terapia subcutânea em domicílio”. CONCLUSÕES: A metodologia utilizada permitiu o alcance do objetivo proposto. O processo educativo estudado, para os familiares não necessitava de alterações e foi importante para o cuidado de seus pacientes em casa. Segundo os enfermeiros, ajustes e padronização eram necessários, razão pelo qual optou-se pelo desenvolvimento de protocolo institucional. A construção deste consistiu em atividade de Educação Permanente pois foi pautada nas decisões do coletivo e naquilo que os enfermeiros consideraram significativo para a realidade de seu trabalho.INTRODUCTION: Subcutaneous therapy is an easy-to-perform drug administration route with few complications, widely used in palliative care, considered safe to be handled by laypeople trained by a specialized team, favoring hospital discharge, also death at home. OBJECTIVE: To analyze the educational process developed in a reference hospital in Oncology with family members of palliative care users for the management of subcutaneous therapy (SC) at home. METHOD: Qualitative intervention research carried out in the inpatient and home care sectors of the mentioned hospital. Participants were family members of patients undergoing subcutaneous therapy at home and nurses from the hospitalization and home care sectors. Relatives who received training in subcutaneous administration during hospitalization or home care were included. Family members trained at the institution with previous professional experience in the administration of SC medications were excluded. Regarding nurses, those with more than one year of experience in the hospital and who received two recommended doses of the vaccine against COVID-19 were included. Nurses in leadership positions and who were on vacation or leave were excluded. Data collection – family members: semi-structured interview via video call recorded on GOOGLE MEET. Data collection – nurses: filmed conversation circles, in addition to the research diary. Data analysis through the concepts of Institutional Analysis. ETHICAL ASPECTS – Project approved by CEP FM-UFF and CEP INCA. RESULTS: The object of study was unveiled through the speeches of the two groups of participants, through discussions about the analyzer devices and the application of the concepts of institutional analysis. The final product developed through collective construction was an institutional protocol called “Institutional Guidelines for Training Lay Caregivers in the Management of Subcutaneous Therapy at Home”. CONCLUSIONS: The methodology used allowed the achievement of the proposed objective. The educational process studied, for the family members, did not require changes and was important for the care of their patients at home. According to the nurses, adjustments and standardization were necessary, which is why the development of an institutional protocol was chosen. The construction of this consisted of a Permanent Education activity, as it was based on the decisions of the collective and on what the nurses considered significant for the reality of their work.137 f.Silva, Ana Lúcia Abrahão dahttp://lattes.cnpq.br/7027005675544329Chagas, Magda de Souzahttp://lattes.cnpq.br/3658844096160277Mourão, Lucia Cardosohttp://lattes.cnpq.br/8992955157222431Sampaio, Simone Garruth dos Santos Machadohttp://lattes.cnpq.br/8229645669405323http://lattes.cnpq.br/5772629939044425Lima, Helen Balthazar de2024-10-07T14:19:35Z2024-10-07T14:19:35Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLIMA, Helen Balthazar de. Educação em saúde para realização de terapia subcutânea em domicílio: uma pesquisa-intervenção pautada na educação permanente em saúde. 2023. 137 f. 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