Ensino de Ciências: sujeito, interculturalidade e diferença

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Maria José Barros de Azevedo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/2049
Resumo: Este é um trabalho de observação e relatos sobre a prática do ensino, envolvendo o ambiente e a sociedade em que é produzido o conhecimento. De uma maneira geral, há uma sensação de insatisfação da prática docente. Hoje os métodos de ensino estão mais avançados, com livros didáticos mais atraentes, fitas de vídeo e outros equipamentos que colaboram na aprendizagem, mas em contrapartida há o desinteresse dos alunos. O professor hoje com a sociedade em transformação tem outros papéis sociais e políticos, principalmente na oposição à globalização que exclui e marginaliza comunidades tradicionais, como os indígenas, os quilombolas, caiçaras. A metodologia do atual trabalho está baseada na pesquisa bibliográfica com técnicas de observação e registros fotográficos. O objetivo foi identificar em projetos locais propostas empenhadas no ensino de ciências em uma perspectiva da interculturalidade. Conclui-se que há possibilidades de trabalho pedagógico na linha da pesquisa, porém ressalta-se que há contradições e desafios
id UFF-2_6e0b018c22befb7fa2848db146213ff9
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/2049
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Ensino de Ciências: sujeito, interculturalidade e diferençaMulticulturalidadeCiênciasDiversidadePedagogiaPrática pedagógicaEnsino de CiênciasMulticulturalitySciencesDiversityEste é um trabalho de observação e relatos sobre a prática do ensino, envolvendo o ambiente e a sociedade em que é produzido o conhecimento. De uma maneira geral, há uma sensação de insatisfação da prática docente. Hoje os métodos de ensino estão mais avançados, com livros didáticos mais atraentes, fitas de vídeo e outros equipamentos que colaboram na aprendizagem, mas em contrapartida há o desinteresse dos alunos. O professor hoje com a sociedade em transformação tem outros papéis sociais e políticos, principalmente na oposição à globalização que exclui e marginaliza comunidades tradicionais, como os indígenas, os quilombolas, caiçaras. A metodologia do atual trabalho está baseada na pesquisa bibliográfica com técnicas de observação e registros fotográficos. O objetivo foi identificar em projetos locais propostas empenhadas no ensino de ciências em uma perspectiva da interculturalidade. Conclui-se que há possibilidades de trabalho pedagógico na linha da pesquisa, porém ressalta-se que há contradições e desafiosThis is a work of observation and reports on the practice of teaching, involving the environment and society in which it is produced knowledge. In general, there is a feeling of dissatisfaction of teaching practice. Today the teaching methods are more advanced, with more attractive textbooks, videotapes and other equipment that collaborate on learning, but on the other hand there is the lack of interest of students. The teacher today with the changing society has other social roles and politicians, especially in opposition to globalization that excludes and marginalizes traditional communities, such as indigenous, the quilombos, caiçaras. The current work methodology is based on literature with techniques of observation and photographic records. The objective was to identify local projects proposed involved in science education in a perspective of interculturalism. It is concluded that there are pedagogical work possibilities in the line of research, but it emphasizes the contradictions and challengesAngra dos ReisRibeiro, William de GoesMarton, Silmara LídiaGomes, Rodrigo Lima RibeiroCastro, Maria José Barros de Azevedo2016-07-29T17:16:07Z2016-07-29T17:16:07Z2016-07-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/2049Aluno de graduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-09T22:07:32Zoai:app.uff.br:1/2049Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-09-09T22:07:32Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de Ciências: sujeito, interculturalidade e diferença
title Ensino de Ciências: sujeito, interculturalidade e diferença
spellingShingle Ensino de Ciências: sujeito, interculturalidade e diferença
Castro, Maria José Barros de Azevedo
Multiculturalidade
Ciências
Diversidade
Pedagogia
Prática pedagógica
Ensino de Ciências
Multiculturality
Sciences
Diversity
title_short Ensino de Ciências: sujeito, interculturalidade e diferença
title_full Ensino de Ciências: sujeito, interculturalidade e diferença
title_fullStr Ensino de Ciências: sujeito, interculturalidade e diferença
title_full_unstemmed Ensino de Ciências: sujeito, interculturalidade e diferença
title_sort Ensino de Ciências: sujeito, interculturalidade e diferença
author Castro, Maria José Barros de Azevedo
author_facet Castro, Maria José Barros de Azevedo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, William de Goes
Marton, Silmara Lídia
Gomes, Rodrigo Lima Ribeiro
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Maria José Barros de Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Multiculturalidade
Ciências
Diversidade
Pedagogia
Prática pedagógica
Ensino de Ciências
Multiculturality
Sciences
Diversity
topic Multiculturalidade
Ciências
Diversidade
Pedagogia
Prática pedagógica
Ensino de Ciências
Multiculturality
Sciences
Diversity
description Este é um trabalho de observação e relatos sobre a prática do ensino, envolvendo o ambiente e a sociedade em que é produzido o conhecimento. De uma maneira geral, há uma sensação de insatisfação da prática docente. Hoje os métodos de ensino estão mais avançados, com livros didáticos mais atraentes, fitas de vídeo e outros equipamentos que colaboram na aprendizagem, mas em contrapartida há o desinteresse dos alunos. O professor hoje com a sociedade em transformação tem outros papéis sociais e políticos, principalmente na oposição à globalização que exclui e marginaliza comunidades tradicionais, como os indígenas, os quilombolas, caiçaras. A metodologia do atual trabalho está baseada na pesquisa bibliográfica com técnicas de observação e registros fotográficos. O objetivo foi identificar em projetos locais propostas empenhadas no ensino de ciências em uma perspectiva da interculturalidade. Conclui-se que há possibilidades de trabalho pedagógico na linha da pesquisa, porém ressalta-se que há contradições e desafios
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-29T17:16:07Z
2016-07-29T17:16:07Z
2016-07-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/2049
Aluno de graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/2049
identifier_str_mv Aluno de graduação
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Angra dos Reis
publisher.none.fl_str_mv Angra dos Reis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135382178922496