Ensino de Ciências: sujeito, interculturalidade e diferença
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/2049 |
Resumo: | Este é um trabalho de observação e relatos sobre a prática do ensino, envolvendo o ambiente e a sociedade em que é produzido o conhecimento. De uma maneira geral, há uma sensação de insatisfação da prática docente. Hoje os métodos de ensino estão mais avançados, com livros didáticos mais atraentes, fitas de vídeo e outros equipamentos que colaboram na aprendizagem, mas em contrapartida há o desinteresse dos alunos. O professor hoje com a sociedade em transformação tem outros papéis sociais e políticos, principalmente na oposição à globalização que exclui e marginaliza comunidades tradicionais, como os indígenas, os quilombolas, caiçaras. A metodologia do atual trabalho está baseada na pesquisa bibliográfica com técnicas de observação e registros fotográficos. O objetivo foi identificar em projetos locais propostas empenhadas no ensino de ciências em uma perspectiva da interculturalidade. Conclui-se que há possibilidades de trabalho pedagógico na linha da pesquisa, porém ressalta-se que há contradições e desafios |
id |
UFF-2_6e0b018c22befb7fa2848db146213ff9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/2049 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Ensino de Ciências: sujeito, interculturalidade e diferençaMulticulturalidadeCiênciasDiversidadePedagogiaPrática pedagógicaEnsino de CiênciasMulticulturalitySciencesDiversityEste é um trabalho de observação e relatos sobre a prática do ensino, envolvendo o ambiente e a sociedade em que é produzido o conhecimento. De uma maneira geral, há uma sensação de insatisfação da prática docente. Hoje os métodos de ensino estão mais avançados, com livros didáticos mais atraentes, fitas de vídeo e outros equipamentos que colaboram na aprendizagem, mas em contrapartida há o desinteresse dos alunos. O professor hoje com a sociedade em transformação tem outros papéis sociais e políticos, principalmente na oposição à globalização que exclui e marginaliza comunidades tradicionais, como os indígenas, os quilombolas, caiçaras. A metodologia do atual trabalho está baseada na pesquisa bibliográfica com técnicas de observação e registros fotográficos. O objetivo foi identificar em projetos locais propostas empenhadas no ensino de ciências em uma perspectiva da interculturalidade. Conclui-se que há possibilidades de trabalho pedagógico na linha da pesquisa, porém ressalta-se que há contradições e desafiosThis is a work of observation and reports on the practice of teaching, involving the environment and society in which it is produced knowledge. In general, there is a feeling of dissatisfaction of teaching practice. Today the teaching methods are more advanced, with more attractive textbooks, videotapes and other equipment that collaborate on learning, but on the other hand there is the lack of interest of students. The teacher today with the changing society has other social roles and politicians, especially in opposition to globalization that excludes and marginalizes traditional communities, such as indigenous, the quilombos, caiçaras. The current work methodology is based on literature with techniques of observation and photographic records. The objective was to identify local projects proposed involved in science education in a perspective of interculturalism. It is concluded that there are pedagogical work possibilities in the line of research, but it emphasizes the contradictions and challengesAngra dos ReisRibeiro, William de GoesMarton, Silmara LídiaGomes, Rodrigo Lima RibeiroCastro, Maria José Barros de Azevedo2016-07-29T17:16:07Z2016-07-29T17:16:07Z2016-07-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/2049Aluno de graduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-09T22:07:32Zoai:app.uff.br:1/2049Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-09-09T22:07:32Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de Ciências: sujeito, interculturalidade e diferença |
title |
Ensino de Ciências: sujeito, interculturalidade e diferença |
spellingShingle |
Ensino de Ciências: sujeito, interculturalidade e diferença Castro, Maria José Barros de Azevedo Multiculturalidade Ciências Diversidade Pedagogia Prática pedagógica Ensino de Ciências Multiculturality Sciences Diversity |
title_short |
Ensino de Ciências: sujeito, interculturalidade e diferença |
title_full |
Ensino de Ciências: sujeito, interculturalidade e diferença |
title_fullStr |
Ensino de Ciências: sujeito, interculturalidade e diferença |
title_full_unstemmed |
Ensino de Ciências: sujeito, interculturalidade e diferença |
title_sort |
Ensino de Ciências: sujeito, interculturalidade e diferença |
author |
Castro, Maria José Barros de Azevedo |
author_facet |
Castro, Maria José Barros de Azevedo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ribeiro, William de Goes Marton, Silmara Lídia Gomes, Rodrigo Lima Ribeiro |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro, Maria José Barros de Azevedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Multiculturalidade Ciências Diversidade Pedagogia Prática pedagógica Ensino de Ciências Multiculturality Sciences Diversity |
topic |
Multiculturalidade Ciências Diversidade Pedagogia Prática pedagógica Ensino de Ciências Multiculturality Sciences Diversity |
description |
Este é um trabalho de observação e relatos sobre a prática do ensino, envolvendo o ambiente e a sociedade em que é produzido o conhecimento. De uma maneira geral, há uma sensação de insatisfação da prática docente. Hoje os métodos de ensino estão mais avançados, com livros didáticos mais atraentes, fitas de vídeo e outros equipamentos que colaboram na aprendizagem, mas em contrapartida há o desinteresse dos alunos. O professor hoje com a sociedade em transformação tem outros papéis sociais e políticos, principalmente na oposição à globalização que exclui e marginaliza comunidades tradicionais, como os indígenas, os quilombolas, caiçaras. A metodologia do atual trabalho está baseada na pesquisa bibliográfica com técnicas de observação e registros fotográficos. O objetivo foi identificar em projetos locais propostas empenhadas no ensino de ciências em uma perspectiva da interculturalidade. Conclui-se que há possibilidades de trabalho pedagógico na linha da pesquisa, porém ressalta-se que há contradições e desafios |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-29T17:16:07Z 2016-07-29T17:16:07Z 2016-07-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/2049 Aluno de graduação |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/2049 |
identifier_str_mv |
Aluno de graduação |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Angra dos Reis |
publisher.none.fl_str_mv |
Angra dos Reis |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1802135382178922496 |