Metodologia de dimensionamento de terminais de passageiros aeroportuários com estudo de caso do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/34740 |
Resumo: | Neste trabalho foi realizada uma análise crítica, com base em revisões bibliográficas, sobre estudos referentes a metodologias para dimensionamento de terminais de passageiros aeroportuários. Pós análise, a metodologia de Medeiros foi selecionada e aplicada para o caso do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (SBGL), de modo a definir a capacidade e determinar a demanda de passageiros projetada. Além disso, compara-se o método de dimensionamento selecionado com os parâmetros contratuais do aeroporto em questão, conforme divulgado em 2014. O estudo inclui um mapeamento detalhado da infraestrutura atual do aeroporto, destacando áreas críticas que afetam diretamente a eficiência no processamento de passageiros. Com base nas análises realizadas, foram sugeridas adaptações específicas para cada área crítica, visando otimizar o aproveitamento dos espaços e aumentar a capacidade de processamento de passageiros por hora. Essas recomendações buscam não apenas reduzir os gargalos operacionais identificados, mas também alinhar o SBGL com melhores práticas, promovendo uma experiência mais eficiente e satisfatória para todos os envolvidos na operação aeroportuária. |
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Metodologia de dimensionamento de terminais de passageiros aeroportuários com estudo de caso do Aeroporto Internacional do Rio de JaneiroAeroportosDimensionamentoTerminal de passageirosDesempenhoAeroporto internacionalGaleãoAeroportoTerminal (Transporte)Dimensionamento de pavimentosAirportsSizingPassenger terminalPerformanceInternational airportNeste trabalho foi realizada uma análise crítica, com base em revisões bibliográficas, sobre estudos referentes a metodologias para dimensionamento de terminais de passageiros aeroportuários. Pós análise, a metodologia de Medeiros foi selecionada e aplicada para o caso do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (SBGL), de modo a definir a capacidade e determinar a demanda de passageiros projetada. Além disso, compara-se o método de dimensionamento selecionado com os parâmetros contratuais do aeroporto em questão, conforme divulgado em 2014. O estudo inclui um mapeamento detalhado da infraestrutura atual do aeroporto, destacando áreas críticas que afetam diretamente a eficiência no processamento de passageiros. Com base nas análises realizadas, foram sugeridas adaptações específicas para cada área crítica, visando otimizar o aproveitamento dos espaços e aumentar a capacidade de processamento de passageiros por hora. Essas recomendações buscam não apenas reduzir os gargalos operacionais identificados, mas também alinhar o SBGL com melhores práticas, promovendo uma experiência mais eficiente e satisfatória para todos os envolvidos na operação aeroportuária.In this work, a critical analysis was carried out, based on bibliographical reviews, on studies relating to methodologies for sizing airport passenger terminals. Post analysis, Medeiros' methodology was selected and applied to the case of Rio de Janeiro International Airport (SBGL), in order to define capacity and determine projected passenger demand. Furthermore, the selected sizing method is compared with the contractual parameters of the airport in question, as published in 2014. The study includes a detailed mapping of the airport's current infrastructure, highlighting critical areas that directly affect passenger processing efficiency. Based on the analyzes carried out, specific adaptations were suggested for each critical area, aiming to optimize the use of spaces and increase the passenger processing capacity per hour. These recommendations intend to not only reduce identified operational bottlenecks, but also align SBGL with best practices, promoting a more efficient and satisfactory experience for everyone involved in the airport operation.170 f.Salvi, LeviCarmo, Cristiano Saad Travassos doFaisca, Renata GonçalvesBeisl, Juliana Pessôa2024-09-18T19:48:51Z2024-09-18T19:48:51Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfBEISL, Juliana Pessoa. Metodologia de dimensionamento de terminais de passageiros aeroportuários com estudo de caso do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro. 2024. 170 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Escola de Engenharia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2024.https://app.uff.br/riuff/handle/1/34740CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-09-18T19:48:57Zoai:app.uff.br:1/34740Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-09-18T19:48:57Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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Neste trabalho foi realizada uma análise crítica, com base em revisões bibliográficas, sobre estudos referentes a metodologias para dimensionamento de terminais de passageiros aeroportuários. Pós análise, a metodologia de Medeiros foi selecionada e aplicada para o caso do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (SBGL), de modo a definir a capacidade e determinar a demanda de passageiros projetada. Além disso, compara-se o método de dimensionamento selecionado com os parâmetros contratuais do aeroporto em questão, conforme divulgado em 2014. O estudo inclui um mapeamento detalhado da infraestrutura atual do aeroporto, destacando áreas críticas que afetam diretamente a eficiência no processamento de passageiros. Com base nas análises realizadas, foram sugeridas adaptações específicas para cada área crítica, visando otimizar o aproveitamento dos espaços e aumentar a capacidade de processamento de passageiros por hora. Essas recomendações buscam não apenas reduzir os gargalos operacionais identificados, mas também alinhar o SBGL com melhores práticas, promovendo uma experiência mais eficiente e satisfatória para todos os envolvidos na operação aeroportuária. |
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