Linguagens entrecruzadas num espaço modulado ou neobarroco em A fuga para o Egipto, Gémeo e Amadeo, de Mário Cláudio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Lúcia Melo de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9783
Resumo: Este trabalho tem como principal objetivo desenvolver uma análise de uma novela e de dois romances de Mário Cláudio: A Fuga para o Egipto, Gémeos e Amadeo, respectivamente, concebidos dentro de um projeto de escrita arquitetada num espaço biográfico modulado - espaço que se apresenta mais do que um simples e puro intertexto com o gênero biográfico, apropriando deste como uma forma, um projeto ficcional. A análise traz para discussão o diálogo interartes, bem como, a partir dele, um profícuo questionamento acerca das fronteiras entre os gêneros biografia, autobiografia, romance e ensaio crítico de arte. Ao problematizar as fronteiras genéricas, os textos de Mário Cláudio promovem um contínuo deslocamento de formas, pois, ao torná-las ambíguas, porosas, instauram, pelo ludismo formal, o ludismo do conteúdo. Assim, o projeto de escrita de Mário Cláudio, corporificado num espaço biográfico, se assemelharia às formas culturais contemporâneas que alguns críticos como Severo Sarduy e Omar Calabrese denominaram de neobarrocas. Nesta forma modulada, o escritor empreende uma escrita em que se articula um duplo movimento: o criativo e o crítico. Sem dúvida, os textos marioclaudianos irão trazer uma rica contribuição para os estudos estéticos como, por exemplo, o estudo do valor do objeto artístico e do artista de uma forma geral
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