A física das artes marciais de contato direto: a utilização do judô e do sumô como ferramenta de ensino de mecânica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Werneck, Pedro Henrique Burnier
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/27745
Resumo: O modelo tradicional de ensino, que tem como um dos objetivos transmitir conhecimento, apresenta uma barreira experimental, e quando há aula experimental, comumente se utiliza a experimentação tradicional. Este trabalho foi desenvolvido seguindo as ideias de Paulo Freire de que o conteúdo ensinado não deve ser feito no vazio. Um ponto chave, portanto, é a contextualização entre o que é ensinado dentro de sala de aula e a realidade do aluno. Nesse sentido, seguindo as novas vertentes da BNCC, essa monografia propõe uma sequência didática, promovendo a interdisciplinaridade entre Física e Educação Física, e , mais especificamente, entre as artes marciais de contato direto e o ensino de física. Por essa razão, conta-se com a história do judô e do sumô, e seus ensinamentos, fazendo uma conexão com os benefícios da Educação Física no Ensino Médio. Com isso, foi proposto e aplicado uma sequência didática com estudantes do Ensino Médio do Colégio Estadual Chico Anysio, uma escola pública da rede estadual do Rio de Janeiro, com a finalidade de avaliar qual foi a aprendizagem que os alunos obtiveram ao contextualizar conceitos da Mecânica Clássica com as aulas práticas. Os conteúdos da Mecânica Clássica que foram escolhidos são: Vetores, Centro de Massa e Torque. Apesar da infinidade de assuntos que poderiam ser abordados, foi necessário escolher alguns temas. A metodologia do trabalho procurou ensinar através dos conceitos prévios, com o objetivo de dar protagonismo aos alunos e, a partir disso, construir um formalismo científico. Ao final da aplicação, foi feito um questionário com o objetivo de obter dados a respeito das atividades. O resultado obtido, foi uma aprendizagem conceitual a respeito dos temas que foram abordados nas aulas, mostrando o poder da contextualização e da metodologia dialógica dentro de sala de aula.
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Nesse sentido, seguindo as novas vertentes da BNCC, essa monografia propõe uma sequência didática, promovendo a interdisciplinaridade entre Física e Educação Física, e , mais especificamente, entre as artes marciais de contato direto e o ensino de física. Por essa razão, conta-se com a história do judô e do sumô, e seus ensinamentos, fazendo uma conexão com os benefícios da Educação Física no Ensino Médio. Com isso, foi proposto e aplicado uma sequência didática com estudantes do Ensino Médio do Colégio Estadual Chico Anysio, uma escola pública da rede estadual do Rio de Janeiro, com a finalidade de avaliar qual foi a aprendizagem que os alunos obtiveram ao contextualizar conceitos da Mecânica Clássica com as aulas práticas. Os conteúdos da Mecânica Clássica que foram escolhidos são: Vetores, Centro de Massa e Torque. Apesar da infinidade de assuntos que poderiam ser abordados, foi necessário escolher alguns temas. A metodologia do trabalho procurou ensinar através dos conceitos prévios, com o objetivo de dar protagonismo aos alunos e, a partir disso, construir um formalismo científico. Ao final da aplicação, foi feito um questionário com o objetivo de obter dados a respeito das atividades. O resultado obtido, foi uma aprendizagem conceitual a respeito dos temas que foram abordados nas aulas, mostrando o poder da contextualização e da metodologia dialógica dentro de sala de aula.The traditional teaching model, which has as one of its objectives to transmit knowledge, presents an experimental barrier, and when there is an experimental class, traditional experimentation is commonly used. This work was developed following Paulo Freire's ideas that the content taught should not be done in a vacuum. A key point, therefore, is the contextualization between what is taught in the classroom and the student's reality. In this sense, following the new strand of the BNCC, this monograph proposes a didactic sequence, promoting interdisciplinarity between Physics and Physical Education, and, more specifically, between direct contact martial arts and physics teaching. For this reason, it tells the history of judo and sumo, and their teachings, making a connection with the qualities of Physical Education in High School. With this, a didactic sequence was proposed and applied with high school students from Colégio Estadual Chico Anysio, a public school in the state network of Rio de Janeiro, with the purpose of evaluating what was the significant learning that students obtained when contextualizing concepts of Classic Mechanics with practical classes. The contents of Classical Mechanics that were chosen are: Vectors, Center of Mass and Torque. Despite the myriad of subjects that could be approached, it was necessary to choose some topics. The methodology of the work sought to teach through previous concepts, with the objective of giving protagonism to the students and, from that, building a scientific formalism. At the end of the project, a questionaire was applied in order to obtain data regarding the activities. The result obtained was a conceptual learning about the themes that were approached in the classes, showing the power of contextualization and dialogic methodology within the classroom.147Barrelo Junior, NelsonAlmeida, Lucia da Cruz deSouza, Eduardo Oliveira Ribeiro deWerneck, Pedro Henrique Burnier2023-01-27T15:20:53Z2023-01-27T15:20:53Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfWERNECK, Pedro Henrique Burnier. A física das artes marciais de contato direto: a utilização do judô e do sumô como ferramenta de ensino de mecânica. 2022. 147f. 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