Os enredos das escolas de samba como construção de documento: um estudo de caso com o centenário do GRES Portela

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Lucas Mizumoto dos Santos Oliveira da
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/32252
Resumo: Os desfiles, um dos pontos altos da folia, são notadamente conhecidos pela repercussão midiática e atrativo turístico, mas há de se destacar que o processo de elaboração de um desfile é algo complexo e demorado, que exige do carnavalesco e da agremiação meses, as vezes anos, de preparo para estruturar todos os elementos necessários. A partir desse reconhecimento da importância desse processo, o presente trabalho buscará analisar a elaboração de um enredo, ponto chave para a execução do desfile, como produção documental. Para isso, utilizaremos o enredo “O azul que vem do infinito” do GRES Portela que foi utilizado para o seu centenário. A escolha de tal enredo se deu pela relevância da escola dentro do cenário do samba nacional e sua relevância histórica dentro da cultura popular. Assim, iremos apresentar um panorama histórico da construção dos enredos das escolas de samba ao longo dos anos, destacando as mudanças nesse processo, as relações entre as escolas e as dinâmicas de poder no Brasil, bem como a importância sociocultural e as dinâmicas internas nas comunidades. Em seguida trataremos especificamente do enredo da Portela em 2023, abordando a concepção dos carnavalescos, a história da escola e a metalinguagem utilizada para abraçar e homenagear outros enredos da instituição. Por fim, buscaremos auxílio na literatura da Ciência da Informação para confirmar se os enredos das escolas de samba podem ser considerados documentos. Para tanto utilizaremos dos trabalhos de Buckland (1997), Rayward (1993) e Briet (1951). E, a partir de tal análise, propor discussões da importância desses possíveis documentos na produção de conhecimento e socialização de saberes.
id UFF-2_6f0280219e0fde76c85e78263baebc54
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/32252
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Os enredos das escolas de samba como construção de documento: um estudo de caso com o centenário do GRES PortelaEnredoDocumentoEscola de sambaCiência da informaçãoCarnavalCarnavalEscola de sambaEnredoDocumentaçãoPlotDocumentSamba schoolInformation scienceCarnivalOs desfiles, um dos pontos altos da folia, são notadamente conhecidos pela repercussão midiática e atrativo turístico, mas há de se destacar que o processo de elaboração de um desfile é algo complexo e demorado, que exige do carnavalesco e da agremiação meses, as vezes anos, de preparo para estruturar todos os elementos necessários. A partir desse reconhecimento da importância desse processo, o presente trabalho buscará analisar a elaboração de um enredo, ponto chave para a execução do desfile, como produção documental. Para isso, utilizaremos o enredo “O azul que vem do infinito” do GRES Portela que foi utilizado para o seu centenário. A escolha de tal enredo se deu pela relevância da escola dentro do cenário do samba nacional e sua relevância histórica dentro da cultura popular. Assim, iremos apresentar um panorama histórico da construção dos enredos das escolas de samba ao longo dos anos, destacando as mudanças nesse processo, as relações entre as escolas e as dinâmicas de poder no Brasil, bem como a importância sociocultural e as dinâmicas internas nas comunidades. Em seguida trataremos especificamente do enredo da Portela em 2023, abordando a concepção dos carnavalescos, a história da escola e a metalinguagem utilizada para abraçar e homenagear outros enredos da instituição. Por fim, buscaremos auxílio na literatura da Ciência da Informação para confirmar se os enredos das escolas de samba podem ser considerados documentos. Para tanto utilizaremos dos trabalhos de Buckland (1997), Rayward (1993) e Briet (1951). E, a partir de tal análise, propor discussões da importância desses possíveis documentos na produção de conhecimento e socialização de saberes.The parades, one of the highlights of the brazilian carnival, are notably known for their media coverage and tourist attraction. However, it should be emphasized that the process of creating a parade is complex and time-consuming, requiring months or even years of preparation by the designer and the samba school to structure all the necessary elements. Recognizing the importance of this process, this study aims to analyze the creation of a parade plot, a key element for the execution of show, as a documentary production. To do so, we will focus on the plot "O azul que vem do infinito" by GRES Portela, which was used for its centennial celebration. The choice of this theme was made due to the school's relevance in the national samba scene and its historical importance within popular culture. Therefore, we will present a historical overview of the construction of samba school carnival plots over the years, highlighting the changes in this process, the relationships between the schools, and the political power dynamics in Brazil, as well as the sociocultural importance and internal dynamics within the communities. Next, we will specifically discuss the Portela 2023 plot, addressing the conception by the carnival designers, the school's history, and the use of metalinguistic elements to embrace and pay tribute to other plots within the institution. Finally, we will seek assistance from the literature in the field of Information Science to confirm whether samba school plots can be considered as documents. For this purpose, we will refer to the works of Buckland (1997), Rayward (1993), and Briet (1951). Based on this analysis, we will propose discussions on the importance of these potential documents in the production and the dissemination of knowledge.57 p.Coelho, Raquel Luise PretJuvêncio, Carlos HenriqueRibeiro, JacSilva, Lucas Mizumoto dos Santos Oliveira da2024-02-08T16:20:25Z2024-02-08T16:20:25Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Lucas Mizumoto dos Santos Oliveira da. Os enredos das escolas de samba como construção de documento: um estudo de caso com o centenário do GRES Portela. 2023. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/32252CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-02-08T16:20:29Zoai:app.uff.br:1/32252Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:02:24.193119Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Os enredos das escolas de samba como construção de documento: um estudo de caso com o centenário do GRES Portela
title Os enredos das escolas de samba como construção de documento: um estudo de caso com o centenário do GRES Portela
spellingShingle Os enredos das escolas de samba como construção de documento: um estudo de caso com o centenário do GRES Portela
Silva, Lucas Mizumoto dos Santos Oliveira da
Enredo
Documento
Escola de samba
Ciência da informação
Carnaval
Carnaval
Escola de samba
Enredo
Documentação
Plot
Document
Samba school
Information science
Carnival
title_short Os enredos das escolas de samba como construção de documento: um estudo de caso com o centenário do GRES Portela
title_full Os enredos das escolas de samba como construção de documento: um estudo de caso com o centenário do GRES Portela
title_fullStr Os enredos das escolas de samba como construção de documento: um estudo de caso com o centenário do GRES Portela
title_full_unstemmed Os enredos das escolas de samba como construção de documento: um estudo de caso com o centenário do GRES Portela
title_sort Os enredos das escolas de samba como construção de documento: um estudo de caso com o centenário do GRES Portela
author Silva, Lucas Mizumoto dos Santos Oliveira da
author_facet Silva, Lucas Mizumoto dos Santos Oliveira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coelho, Raquel Luise Pret
Juvêncio, Carlos Henrique
Ribeiro, Jac
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Lucas Mizumoto dos Santos Oliveira da
dc.subject.por.fl_str_mv Enredo
Documento
Escola de samba
Ciência da informação
Carnaval
Carnaval
Escola de samba
Enredo
Documentação
Plot
Document
Samba school
Information science
Carnival
topic Enredo
Documento
Escola de samba
Ciência da informação
Carnaval
Carnaval
Escola de samba
Enredo
Documentação
Plot
Document
Samba school
Information science
Carnival
description Os desfiles, um dos pontos altos da folia, são notadamente conhecidos pela repercussão midiática e atrativo turístico, mas há de se destacar que o processo de elaboração de um desfile é algo complexo e demorado, que exige do carnavalesco e da agremiação meses, as vezes anos, de preparo para estruturar todos os elementos necessários. A partir desse reconhecimento da importância desse processo, o presente trabalho buscará analisar a elaboração de um enredo, ponto chave para a execução do desfile, como produção documental. Para isso, utilizaremos o enredo “O azul que vem do infinito” do GRES Portela que foi utilizado para o seu centenário. A escolha de tal enredo se deu pela relevância da escola dentro do cenário do samba nacional e sua relevância histórica dentro da cultura popular. Assim, iremos apresentar um panorama histórico da construção dos enredos das escolas de samba ao longo dos anos, destacando as mudanças nesse processo, as relações entre as escolas e as dinâmicas de poder no Brasil, bem como a importância sociocultural e as dinâmicas internas nas comunidades. Em seguida trataremos especificamente do enredo da Portela em 2023, abordando a concepção dos carnavalescos, a história da escola e a metalinguagem utilizada para abraçar e homenagear outros enredos da instituição. Por fim, buscaremos auxílio na literatura da Ciência da Informação para confirmar se os enredos das escolas de samba podem ser considerados documentos. Para tanto utilizaremos dos trabalhos de Buckland (1997), Rayward (1993) e Briet (1951). E, a partir de tal análise, propor discussões da importância desses possíveis documentos na produção de conhecimento e socialização de saberes.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-02-08T16:20:25Z
2024-02-08T16:20:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Lucas Mizumoto dos Santos Oliveira da. Os enredos das escolas de samba como construção de documento: um estudo de caso com o centenário do GRES Portela. 2023. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/32252
identifier_str_mv SILVA, Lucas Mizumoto dos Santos Oliveira da. Os enredos das escolas de samba como construção de documento: um estudo de caso com o centenário do GRES Portela. 2023. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/32252
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823643020230656