As configurações de Macondo em La hojarasca de Gabriel García Márquez
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/8855 |
Resumo: | Nesta dissertação, inicialmente, são apresentadas algumas considerações acerca de La hojarasca, a primeira novela de Gabriel García Márquez. Em seguida, discute-se sobre os conceitos de realismo, mimese, mito e realismo maravilhoso, a fim de compreender de que maneira Macondo se configura como um espaço mítico e um espaço histórico dentro dessa obra. Por último, retoma-se o estudo de Genette sobre o ponto de vista, para examinar de que forma Macondo é produzido através da articulação de múltiplas perspectivas. Espera-se que, por meio destas análises, seja possível proporcionar um estudo crítico e teórico de La hojarasca, uma obra pouco examinada pela crítica garciamarquiana |
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As configurações de Macondo em La hojarasca de Gabriel García MárquezLa hojarascaMacondoRealismoMimeseMitoRealismo MaravilhosoEspaço míticoEspaço históricoPonto de vistaLiteratura colombianaMito na literaturaPonto de vista (Literatura)García Márquez, GabrielRealismMythMarvelous realismMythical spaceHistorical spacePoint of viewNesta dissertação, inicialmente, são apresentadas algumas considerações acerca de La hojarasca, a primeira novela de Gabriel García Márquez. Em seguida, discute-se sobre os conceitos de realismo, mimese, mito e realismo maravilhoso, a fim de compreender de que maneira Macondo se configura como um espaço mítico e um espaço histórico dentro dessa obra. Por último, retoma-se o estudo de Genette sobre o ponto de vista, para examinar de que forma Macondo é produzido através da articulação de múltiplas perspectivas. Espera-se que, por meio destas análises, seja possível proporcionar um estudo crítico e teórico de La hojarasca, uma obra pouco examinada pela crítica garciamarquianaThis dissertation initially presents some considerations about La hojarasca, the first novel by Gabriel García Márquez. Then, the mentioned work lectures on concepts such as realism, mimesis, myth and marvelous realism in order to understand how Macondo is configured both as a mythical space and a historic space. Finally, returning to the study of Genette on the point of view, this dissertation examines how Macondo is produced through the articulation of multiple perspectives. It is hoped that through this analysis, it can be possible to provide a critical and theoretical study of La hojarasca, a work not so considered by garciamaquiana critics73f.Gelado, Gladys VivianaAndrade Júnior, Antônio Francisco deLabriola, Rodrigo FernándezGonzález-Rodríguez, Keren Betsabe2019-03-20T14:27:11Z2019-03-20T14:27:11Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/8855openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-12-10T18:21:11Zoai:app.uff.br:1/8855Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:49:26.406288Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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Nesta dissertação, inicialmente, são apresentadas algumas considerações acerca de La hojarasca, a primeira novela de Gabriel García Márquez. Em seguida, discute-se sobre os conceitos de realismo, mimese, mito e realismo maravilhoso, a fim de compreender de que maneira Macondo se configura como um espaço mítico e um espaço histórico dentro dessa obra. Por último, retoma-se o estudo de Genette sobre o ponto de vista, para examinar de que forma Macondo é produzido através da articulação de múltiplas perspectivas. Espera-se que, por meio destas análises, seja possível proporcionar um estudo crítico e teórico de La hojarasca, uma obra pouco examinada pela crítica garciamarquiana |
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