A voz dos fotógrafos: uma análise da função pública e da potência política da fotografia documental em cenas da vida cotidiana no Everyday África

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valle, Marcela Chaves Barino do
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/8156
Resumo: A Fotografia é o tema central da pesquisa. Parte constituinte da vida cotidiana na contemporaneidade, as imagens que alcançam os espectadores consubstanciam concepções e valores sobre o que iluminam. Portanto, problematiza-se sobre que fotografia é essa que se propõe a revelar o mundo através de histórias verídicas, propósito do documentarismo, mas que, todavia, se encontra frequentemente sujeita a direcionamentos, ressignificações e silenciamentos da mídia, do Estado ou do capital. A imagem da África é massificada em rotineiras reportagens que narram a mesma tipologia de histórias de fome e guerra, enquanto silenciam outras temáticas e pontos de vista possíveis. Neste contexto, o projeto coletivo Everyday África se utiliza da prática política da fotografia documental para disputar o sentido dominante através da soma de novas imagens e histórias narradas por seus fotógrafos sobre a vida cotidiana na África. Portanto, o objetivo da pesquisa teórica e documental se concentra em analisar se a fotografia apenas reforça crenças preexistentes ou se ela detém a potência de disputar concepções e imagem de mundo. A metodologia escolhida foi por revisão bibliográfica e análise de conteúdo, segundo Laurence Bardin. O método aplicado consistiu em delimitar categorizações e séries de análise divididas em etapas capazes de abarcar fotógrafos, referentes, imagens e, inclusive, espectadores do corpus delimitado, o perfil do Everyday África no Instagram, com o recorte nas fotografias postadas no ano de 2016. Duas linhagens se entrecruzam no trabalho, Documentarismo e Orientalismo, enquanto dois conceitos permeiam o processo investigativo, Mídia e Cotidiano. A teoria primordial de Walter Benjamin acerca da Fotografia fundamenta as elaborações ao longo de toda a dissertação. Ao passo que o embasamento teórico se desenvolve com Allan Sekula no Documentarismo, Stuart Hall nos Estudos Culturais, Agnes Heller no Cotidiano, Douglas Kellner na Mídia, Edward Said no Orientalismo e Kwame Anthony Appiah na Filosofia da África.
id UFF-2_702d16f77d548fbc5a8251eeb527f8d1
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/8156
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A voz dos fotógrafos: uma análise da função pública e da potência política da fotografia documental em cenas da vida cotidiana no Everyday ÁfricaFotografia documentalImagem de mundoMídia e cotidianoArte e políticaEverydayafricaFotografia documentáriaMídiaCotidianoDocumentary photographyWorld imageMedia and daily lifeArt and politicsEverydayafricaA Fotografia é o tema central da pesquisa. Parte constituinte da vida cotidiana na contemporaneidade, as imagens que alcançam os espectadores consubstanciam concepções e valores sobre o que iluminam. Portanto, problematiza-se sobre que fotografia é essa que se propõe a revelar o mundo através de histórias verídicas, propósito do documentarismo, mas que, todavia, se encontra frequentemente sujeita a direcionamentos, ressignificações e silenciamentos da mídia, do Estado ou do capital. A imagem da África é massificada em rotineiras reportagens que narram a mesma tipologia de histórias de fome e guerra, enquanto silenciam outras temáticas e pontos de vista possíveis. Neste contexto, o projeto coletivo Everyday África se utiliza da prática política da fotografia documental para disputar o sentido dominante através da soma de novas imagens e histórias narradas por seus fotógrafos sobre a vida cotidiana na África. Portanto, o objetivo da pesquisa teórica e documental se concentra em analisar se a fotografia apenas reforça crenças preexistentes ou se ela detém a potência de disputar concepções e imagem de mundo. A metodologia escolhida foi por revisão bibliográfica e análise de conteúdo, segundo Laurence Bardin. O método aplicado consistiu em delimitar categorizações e séries de análise divididas em etapas capazes de abarcar fotógrafos, referentes, imagens e, inclusive, espectadores do corpus delimitado, o perfil do Everyday África no Instagram, com o recorte nas fotografias postadas no ano de 2016. Duas linhagens se entrecruzam no trabalho, Documentarismo e Orientalismo, enquanto dois conceitos permeiam o processo investigativo, Mídia e Cotidiano. A teoria primordial de Walter Benjamin acerca da Fotografia fundamenta as elaborações ao longo de toda a dissertação. Ao passo que o embasamento teórico se desenvolve com Allan Sekula no Documentarismo, Stuart Hall nos Estudos Culturais, Agnes Heller no Cotidiano, Douglas Kellner na Mídia, Edward Said no Orientalismo e Kwame Anthony Appiah na Filosofia da África.Photography is the central theme of this study. As part of daily life in modern times, the images that reach viewers consubstantiate the concepts and values about that which they illuminate. Therefore, what photography proposes to reveal is problematic, the world through accurate stories, the objective of documentary, but which, however, is often subject to directives, changed meanings, and silencing of the media by the State or Capital. The image of Africa is hackneyed in routine reports that tell the same kind of stories of hunger and war, while muting other possible themes and points of view. In this context, the collective project Everyday Africa uses the political practices of documentary photography to challenge the dominant perception through the addition of new images and stories narrated by their photographers about everyday life in Africa. Therefore, the goal of theoretical and documentary research focuses on analyzing whether photography only reinforces preexisting beliefs or whether it has the power to dispute conceptions and images of the world. The methodology chosen was by bibliographic review and content analysis according to Laurence Bardin. The method applied consisted in delimiting categorizations and series of analysis divided into steps that could include photographers, references, images, and even spectators of the delimited corpus, the profile of Everyday Africa on Instagram, with the clips of the photographs posted in the year 2016. Two lines intertwine in the work, Documentarism and Orientalism, while two concepts permeate the investigative process, Media and Daily Life. Walter Benjamin’s primary theory of photography forms the basis for the development throughout the dissertation, whereas the theoretical foundation is developed with Allan Sekula in Documentarism, Stuart Hall in Cultural Studies, Agnes Heller in Daily Life, Douglas Kellner in the Media, Edward Said in Orientalism, and Kwame Anthony Appiah in Philosophy of Africa.Saldanha, PatríciaSchneider, MarcoLissovsky, MaurícioValle, Marcela Chaves Barino do2019-01-11T13:20:56Z2019-01-11T13:20:56Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/8156Aluno de Mestradohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-10T16:28:08Zoai:app.uff.br:1/8156Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:56:07.951697Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A voz dos fotógrafos: uma análise da função pública e da potência política da fotografia documental em cenas da vida cotidiana no Everyday África
title A voz dos fotógrafos: uma análise da função pública e da potência política da fotografia documental em cenas da vida cotidiana no Everyday África
spellingShingle A voz dos fotógrafos: uma análise da função pública e da potência política da fotografia documental em cenas da vida cotidiana no Everyday África
Valle, Marcela Chaves Barino do
Fotografia documental
Imagem de mundo
Mídia e cotidiano
Arte e política
Everydayafrica
Fotografia documentária
Mídia
Cotidiano
Documentary photography
World image
Media and daily life
Art and politics
Everydayafrica
title_short A voz dos fotógrafos: uma análise da função pública e da potência política da fotografia documental em cenas da vida cotidiana no Everyday África
title_full A voz dos fotógrafos: uma análise da função pública e da potência política da fotografia documental em cenas da vida cotidiana no Everyday África
title_fullStr A voz dos fotógrafos: uma análise da função pública e da potência política da fotografia documental em cenas da vida cotidiana no Everyday África
title_full_unstemmed A voz dos fotógrafos: uma análise da função pública e da potência política da fotografia documental em cenas da vida cotidiana no Everyday África
title_sort A voz dos fotógrafos: uma análise da função pública e da potência política da fotografia documental em cenas da vida cotidiana no Everyday África
author Valle, Marcela Chaves Barino do
author_facet Valle, Marcela Chaves Barino do
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Saldanha, Patrícia
Schneider, Marco
Lissovsky, Maurício
dc.contributor.author.fl_str_mv Valle, Marcela Chaves Barino do
dc.subject.por.fl_str_mv Fotografia documental
Imagem de mundo
Mídia e cotidiano
Arte e política
Everydayafrica
Fotografia documentária
Mídia
Cotidiano
Documentary photography
World image
Media and daily life
Art and politics
Everydayafrica
topic Fotografia documental
Imagem de mundo
Mídia e cotidiano
Arte e política
Everydayafrica
Fotografia documentária
Mídia
Cotidiano
Documentary photography
World image
Media and daily life
Art and politics
Everydayafrica
description A Fotografia é o tema central da pesquisa. Parte constituinte da vida cotidiana na contemporaneidade, as imagens que alcançam os espectadores consubstanciam concepções e valores sobre o que iluminam. Portanto, problematiza-se sobre que fotografia é essa que se propõe a revelar o mundo através de histórias verídicas, propósito do documentarismo, mas que, todavia, se encontra frequentemente sujeita a direcionamentos, ressignificações e silenciamentos da mídia, do Estado ou do capital. A imagem da África é massificada em rotineiras reportagens que narram a mesma tipologia de histórias de fome e guerra, enquanto silenciam outras temáticas e pontos de vista possíveis. Neste contexto, o projeto coletivo Everyday África se utiliza da prática política da fotografia documental para disputar o sentido dominante através da soma de novas imagens e histórias narradas por seus fotógrafos sobre a vida cotidiana na África. Portanto, o objetivo da pesquisa teórica e documental se concentra em analisar se a fotografia apenas reforça crenças preexistentes ou se ela detém a potência de disputar concepções e imagem de mundo. A metodologia escolhida foi por revisão bibliográfica e análise de conteúdo, segundo Laurence Bardin. O método aplicado consistiu em delimitar categorizações e séries de análise divididas em etapas capazes de abarcar fotógrafos, referentes, imagens e, inclusive, espectadores do corpus delimitado, o perfil do Everyday África no Instagram, com o recorte nas fotografias postadas no ano de 2016. Duas linhagens se entrecruzam no trabalho, Documentarismo e Orientalismo, enquanto dois conceitos permeiam o processo investigativo, Mídia e Cotidiano. A teoria primordial de Walter Benjamin acerca da Fotografia fundamenta as elaborações ao longo de toda a dissertação. Ao passo que o embasamento teórico se desenvolve com Allan Sekula no Documentarismo, Stuart Hall nos Estudos Culturais, Agnes Heller no Cotidiano, Douglas Kellner na Mídia, Edward Said no Orientalismo e Kwame Anthony Appiah na Filosofia da África.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-01-11T13:20:56Z
2019-01-11T13:20:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/8156
Aluno de Mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/8156
identifier_str_mv Aluno de Mestrado
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823612479406080