O papel do farmacêutico residente na supervisão do estágio em farmácia hospitalar: relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salgues, Elios Jayme Monteiro
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15613
Resumo: Estágio é o ato educativo escolar supervisionado que visa preparar educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior para o trabalho produtivo, devendo ser desenvolvido em ambiente de trabalho. Além do estágio, há, como atividade de aprendizado em serviço, a residência profissional em saúde, destinada às profissões de saúde, sob a forma de curso de especialização, caracterizado por ensino em serviço e duração mínima de dois anos e constitui programa de integração ensino-serviço-comunidade. Há cenários onde a colaboração dos residentes nas atividades da graduação permite que os graduandos tenham a possibilidade de integrar-se às atividades da residência, porém não há diretrizes para nortear essa interação. Buscou-se, então, propor uma rotina de atividades para o estágio em farmácia hospitalar, com base na experiência de um residente acompanhando os estagiários em farmácia hospitalar em um hospital de emergência de grande porte do município do Rio de Janeiro. O relato englobou a vivência do serviço presenciada pelo residente, os pontos de intervenção do residente nas atividades rotina do serviço, somados a uma proposta de competências mínimas a desenvolver durante o estágio e uma sugestão de carga horária mínima. Entre os resultados dessa intervenção estão a revisão e melhoria de processos no serviço de farmácia e o estabelecimento de um programa de estágio. Porém, o fato de o papel assumido pelo residente não possuir caráter oficial, transitando entre tutor e supervisor, e, por vezes, tangendo atividades de preceptor, e o fato de ter sido executada em uma única unidade hospitalar e de não encontrar estudos ou relatos de outros residentes que fosse ao encontro do proposto, impede extrapolações, mas abre espaço para mais investigações a respeito
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