A produção de memórias LGBTQIA+ na Arquivologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Horikawa, Lia Hibary
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/29390
Resumo: O presente trabalho consiste em uma pesquisa descritiva, a qual surgiu de algumas indagações, de cunho pessoal, sobre a construção de memórias para a arquivologia e a atuação dessa ciência perante as temáticas sociais, especialmente no que tange a desconfiança em relação à falta de universidades que possuam disciplinas que abordem esses temas em suas grades curriculares atuais, principalmente as pautas de gênero e sexualidade. Foi utilizado o método descritivo para alcançar os objetivos desta pesquisa. Com isso, foi possível: mapear as grades curriculares das universidades brasileiras que oferecem o curso de arquivologia e seus repositórios digitais; e realizar um estudo bibliométrico nos repositórios universitários digitais, a fim de mapear a abordagem de gênero e sexualidade nos trabalhos de conclusão de curso. Obteve-se como resultado um quantitativo de 929 disciplinas ofertadas pelos cursos de arquivologia, apenas uma disciplina optativa aborda em sua ementa a temática de gênero e sexualidade sob o viés arquivístico. Isso equivale a 0,1% dentre as disciplinas ofertadas. Contudo, posteriormente, realizando uma busca nos repositórios institucionais, foi possível identificar 1.303 trabalhos no total, porém apenas 25 (1,91%) deles abordam as temáticas de gênero e sexualidade. A fim de garantir a maior visibilidade de gênero, foram atribuídos aos resultados trabalhos voltados ao estudo de personalidades femininas. Com isso, é proposta uma reforma curricular, a fim de aumentar o incentivo à produção acadêmica, no âmbito da arquivologia, sobre temáticas sociais com o foco em gênero e sexualidade.
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