Análise da matriz de transporte brasileira: emissão de CO2 e consumo de energia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/2040 |
Resumo: | A situação da matriz de transporte brasileira é preocupante, pois desde a década de 80 os investimentos foram sendo reduzidos, tornando-a desbalanceada. O transporte de carga concentra-se no modo rodoviário, o que é inadequado do ponto de vista econômico e ambiental para um país com tamanho continental como o Brasil. Diante disso, neste trabalho, com base na matriz de transporte brasileira, levantou-se o consumo de energia e a emissão de dióxido de carbono (CO2) do setor. Consideraram-se alterações nas matrizes individuais de dez produtos que estão entre os de maior volume e com grande representatividade para a economia brasileira. Para isso, propuseram-se quatro cenários que foram analisados quantitativamente em termos de consumo de energia e emissão de CO2. Ao final, foi possível sugerir melhorias em relação à situação atual, considerando-se ações de transferência modal e/ou alteração de fontes de energia. Os resultados mostram ser possível reduzir em até 21% o consumo de energia e até 75% as emissões de CO2 |
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Análise da matriz de transporte brasileira: emissão de CO2 e consumo de energiaMatriz de transporteConsumo de energiaEmissão de dióxido de carbonoTransporteConsumo de energiaEmissão de gasesDióxido de carbonoMatrix of transportationPower consumptionEmission of carbon dioxideA situação da matriz de transporte brasileira é preocupante, pois desde a década de 80 os investimentos foram sendo reduzidos, tornando-a desbalanceada. O transporte de carga concentra-se no modo rodoviário, o que é inadequado do ponto de vista econômico e ambiental para um país com tamanho continental como o Brasil. Diante disso, neste trabalho, com base na matriz de transporte brasileira, levantou-se o consumo de energia e a emissão de dióxido de carbono (CO2) do setor. Consideraram-se alterações nas matrizes individuais de dez produtos que estão entre os de maior volume e com grande representatividade para a economia brasileira. Para isso, propuseram-se quatro cenários que foram analisados quantitativamente em termos de consumo de energia e emissão de CO2. Ao final, foi possível sugerir melhorias em relação à situação atual, considerando-se ações de transferência modal e/ou alteração de fontes de energia. Os resultados mostram ser possível reduzir em até 21% o consumo de energia e até 75% as emissões de CO2The situation in the Brazilian transportation matrix is worrisome due to the fact that since the 80 investments have been reduced, making it unbalanced. the freight transport focuses on road transport, which is inadequate for an economic and environmental perspective for a country with continental size just like Brazil. Based on what has been shown before, in this paper, considering the Brazilian transportation matrix, a research's been made about the energy consumption and carbon dioxide emission. We considered changes in individual arrays of ten products that are among the highest-volume and highly representative for the Brazilian economy. For this, four scenarios have been proposed that were analyzed quantitatively in terms of energy consumption and CO2 emissions. At the end, we can suggest improvements over the current situation, considering modal shift actions and / or modification of energy sources. The results show that it is possible to reduce by 21% the energy consumption and 75% CO2Leal Junior, Ilton CurtyTeodoro, PitiasGuimarães, Vanessa de AlmeidaValva, Diego Coelho2016-07-28T14:53:48Z2016-07-28T14:53:48Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/2040CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-17T14:29:20Zoai:app.uff.br:1/2040Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:17:29.780632Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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A situação da matriz de transporte brasileira é preocupante, pois desde a década de 80 os investimentos foram sendo reduzidos, tornando-a desbalanceada. O transporte de carga concentra-se no modo rodoviário, o que é inadequado do ponto de vista econômico e ambiental para um país com tamanho continental como o Brasil. Diante disso, neste trabalho, com base na matriz de transporte brasileira, levantou-se o consumo de energia e a emissão de dióxido de carbono (CO2) do setor. Consideraram-se alterações nas matrizes individuais de dez produtos que estão entre os de maior volume e com grande representatividade para a economia brasileira. Para isso, propuseram-se quatro cenários que foram analisados quantitativamente em termos de consumo de energia e emissão de CO2. Ao final, foi possível sugerir melhorias em relação à situação atual, considerando-se ações de transferência modal e/ou alteração de fontes de energia. Os resultados mostram ser possível reduzir em até 21% o consumo de energia e até 75% as emissões de CO2 |
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