Uma análise de viabilidade de controle de velocidade veicular usando sistemas multiagentes embarcados e dispositivos RFID

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Ricardo de Monteiro e
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/30543
Resumo: Os transportes de bens e pessoas são primordiais para qualquer país. Portanto, um sistema eficiente de transportes reduz custos nas mais diversas áreas e proporciona um nível maior de segurança das vias. Infelizmente, isto não acontece no Brasil. Com os longos e constantes engarrafamentos somados a um elevado número de acidentes todos os anos, faz com que o país tenha um sistema ineficiente e violento, mas com a evolução tecnológica que ocorreu nos últimos 20 anos, fez abrir uma gama de possibilidades de tecnologias e soluções que possam ser aplicados para solucionar este problema. Utilizando a combinação de Sistemas Multiagentes Embarcados com os Identificadores por Radiofrequência (RFID) mostrou resultados animadores e com ampla margem para melhorias e refinamento do sistema, fazendo que seja barato, inteligente e seguro
id UFF-2_706271343b670a9737655026d5d49929
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/30543
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Uma análise de viabilidade de controle de velocidade veicular usando sistemas multiagentes embarcados e dispositivos RFIDSistemas multiagentes embarcadosTransportesRFIDMobilidade urbanaTransporteIdentificadores por Radiofrequência (RFID)Sistema multiagenteSegurança no trânsitoEmbedded multiagent systemsTransportUrban mobilityOs transportes de bens e pessoas são primordiais para qualquer país. Portanto, um sistema eficiente de transportes reduz custos nas mais diversas áreas e proporciona um nível maior de segurança das vias. Infelizmente, isto não acontece no Brasil. Com os longos e constantes engarrafamentos somados a um elevado número de acidentes todos os anos, faz com que o país tenha um sistema ineficiente e violento, mas com a evolução tecnológica que ocorreu nos últimos 20 anos, fez abrir uma gama de possibilidades de tecnologias e soluções que possam ser aplicados para solucionar este problema. Utilizando a combinação de Sistemas Multiagentes Embarcados com os Identificadores por Radiofrequência (RFID) mostrou resultados animadores e com ampla margem para melhorias e refinamento do sistema, fazendo que seja barato, inteligente e seguroThe transport of goods and people are essential for any country. Therefore, an efficient transport system reduces costs in the most diverse areas and provides a higher level of road safety. Unfortunately, this does not happen in Brazil. With the long and constant traffic jams added to a high number of accidents every year, the country has an inefficient and violent system, but with the technological evolution that has occurred in the last 20 years, it has opened up a range of possibilities for technologies and solutions that can be applied to solve this problem. Using the combination of Embedded Multi-Agent Systems with Radio Frequency Identifiers (RFID) showed encouraging results and with ample room for improvement and refinement of the system, making it cheap, smart and secure30 p.Bernadini, Flávia CristinaPantoja, Carlos EduardoLazarin, Nilson MoriGuerra, Raphael Pereira de OliveiraTavares, Ricardo de Monteiro e2023-09-22T18:15:31Z2023-09-22T18:15:31Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfTAVARES, Ricardo de Monteiro e. Uma análise de viabilidade de controle de velocidade veicular usando sistemas multiagentes embarcados e dispositivos RFID. 2023. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Instituto de Computação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/30543CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-09-22T18:15:35Zoai:app.uff.br:1/30543Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:50:22.819991Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma análise de viabilidade de controle de velocidade veicular usando sistemas multiagentes embarcados e dispositivos RFID
title Uma análise de viabilidade de controle de velocidade veicular usando sistemas multiagentes embarcados e dispositivos RFID
spellingShingle Uma análise de viabilidade de controle de velocidade veicular usando sistemas multiagentes embarcados e dispositivos RFID
Tavares, Ricardo de Monteiro e
Sistemas multiagentes embarcados
Transportes
RFID
Mobilidade urbana
Transporte
Identificadores por Radiofrequência (RFID)
Sistema multiagente
Segurança no trânsito
Embedded multiagent systems
Transport
Urban mobility
title_short Uma análise de viabilidade de controle de velocidade veicular usando sistemas multiagentes embarcados e dispositivos RFID
title_full Uma análise de viabilidade de controle de velocidade veicular usando sistemas multiagentes embarcados e dispositivos RFID
title_fullStr Uma análise de viabilidade de controle de velocidade veicular usando sistemas multiagentes embarcados e dispositivos RFID
title_full_unstemmed Uma análise de viabilidade de controle de velocidade veicular usando sistemas multiagentes embarcados e dispositivos RFID
title_sort Uma análise de viabilidade de controle de velocidade veicular usando sistemas multiagentes embarcados e dispositivos RFID
author Tavares, Ricardo de Monteiro e
author_facet Tavares, Ricardo de Monteiro e
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bernadini, Flávia Cristina
Pantoja, Carlos Eduardo
Lazarin, Nilson Mori
Guerra, Raphael Pereira de Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Ricardo de Monteiro e
dc.subject.por.fl_str_mv Sistemas multiagentes embarcados
Transportes
RFID
Mobilidade urbana
Transporte
Identificadores por Radiofrequência (RFID)
Sistema multiagente
Segurança no trânsito
Embedded multiagent systems
Transport
Urban mobility
topic Sistemas multiagentes embarcados
Transportes
RFID
Mobilidade urbana
Transporte
Identificadores por Radiofrequência (RFID)
Sistema multiagente
Segurança no trânsito
Embedded multiagent systems
Transport
Urban mobility
description Os transportes de bens e pessoas são primordiais para qualquer país. Portanto, um sistema eficiente de transportes reduz custos nas mais diversas áreas e proporciona um nível maior de segurança das vias. Infelizmente, isto não acontece no Brasil. Com os longos e constantes engarrafamentos somados a um elevado número de acidentes todos os anos, faz com que o país tenha um sistema ineficiente e violento, mas com a evolução tecnológica que ocorreu nos últimos 20 anos, fez abrir uma gama de possibilidades de tecnologias e soluções que possam ser aplicados para solucionar este problema. Utilizando a combinação de Sistemas Multiagentes Embarcados com os Identificadores por Radiofrequência (RFID) mostrou resultados animadores e com ampla margem para melhorias e refinamento do sistema, fazendo que seja barato, inteligente e seguro
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-22T18:15:31Z
2023-09-22T18:15:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TAVARES, Ricardo de Monteiro e. Uma análise de viabilidade de controle de velocidade veicular usando sistemas multiagentes embarcados e dispositivos RFID. 2023. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Instituto de Computação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/30543
identifier_str_mv TAVARES, Ricardo de Monteiro e. Uma análise de viabilidade de controle de velocidade veicular usando sistemas multiagentes embarcados e dispositivos RFID. 2023. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Instituto de Computação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/30543
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823584525418496