Uma análise de viabilidade de controle de velocidade veicular usando sistemas multiagentes embarcados e dispositivos RFID
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/30543 |
Resumo: | Os transportes de bens e pessoas são primordiais para qualquer país. Portanto, um sistema eficiente de transportes reduz custos nas mais diversas áreas e proporciona um nível maior de segurança das vias. Infelizmente, isto não acontece no Brasil. Com os longos e constantes engarrafamentos somados a um elevado número de acidentes todos os anos, faz com que o país tenha um sistema ineficiente e violento, mas com a evolução tecnológica que ocorreu nos últimos 20 anos, fez abrir uma gama de possibilidades de tecnologias e soluções que possam ser aplicados para solucionar este problema. Utilizando a combinação de Sistemas Multiagentes Embarcados com os Identificadores por Radiofrequência (RFID) mostrou resultados animadores e com ampla margem para melhorias e refinamento do sistema, fazendo que seja barato, inteligente e seguro |
id |
UFF-2_706271343b670a9737655026d5d49929 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/30543 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Uma análise de viabilidade de controle de velocidade veicular usando sistemas multiagentes embarcados e dispositivos RFIDSistemas multiagentes embarcadosTransportesRFIDMobilidade urbanaTransporteIdentificadores por Radiofrequência (RFID)Sistema multiagenteSegurança no trânsitoEmbedded multiagent systemsTransportUrban mobilityOs transportes de bens e pessoas são primordiais para qualquer país. Portanto, um sistema eficiente de transportes reduz custos nas mais diversas áreas e proporciona um nível maior de segurança das vias. Infelizmente, isto não acontece no Brasil. Com os longos e constantes engarrafamentos somados a um elevado número de acidentes todos os anos, faz com que o país tenha um sistema ineficiente e violento, mas com a evolução tecnológica que ocorreu nos últimos 20 anos, fez abrir uma gama de possibilidades de tecnologias e soluções que possam ser aplicados para solucionar este problema. Utilizando a combinação de Sistemas Multiagentes Embarcados com os Identificadores por Radiofrequência (RFID) mostrou resultados animadores e com ampla margem para melhorias e refinamento do sistema, fazendo que seja barato, inteligente e seguroThe transport of goods and people are essential for any country. Therefore, an efficient transport system reduces costs in the most diverse areas and provides a higher level of road safety. Unfortunately, this does not happen in Brazil. With the long and constant traffic jams added to a high number of accidents every year, the country has an inefficient and violent system, but with the technological evolution that has occurred in the last 20 years, it has opened up a range of possibilities for technologies and solutions that can be applied to solve this problem. Using the combination of Embedded Multi-Agent Systems with Radio Frequency Identifiers (RFID) showed encouraging results and with ample room for improvement and refinement of the system, making it cheap, smart and secure30 p.Bernadini, Flávia CristinaPantoja, Carlos EduardoLazarin, Nilson MoriGuerra, Raphael Pereira de OliveiraTavares, Ricardo de Monteiro e2023-09-22T18:15:31Z2023-09-22T18:15:31Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfTAVARES, Ricardo de Monteiro e. Uma análise de viabilidade de controle de velocidade veicular usando sistemas multiagentes embarcados e dispositivos RFID. 2023. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Instituto de Computação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/30543CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-09-22T18:15:35Zoai:app.uff.br:1/30543Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:50:22.819991Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma análise de viabilidade de controle de velocidade veicular usando sistemas multiagentes embarcados e dispositivos RFID |
title |
Uma análise de viabilidade de controle de velocidade veicular usando sistemas multiagentes embarcados e dispositivos RFID |
spellingShingle |
Uma análise de viabilidade de controle de velocidade veicular usando sistemas multiagentes embarcados e dispositivos RFID Tavares, Ricardo de Monteiro e Sistemas multiagentes embarcados Transportes RFID Mobilidade urbana Transporte Identificadores por Radiofrequência (RFID) Sistema multiagente Segurança no trânsito Embedded multiagent systems Transport Urban mobility |
title_short |
Uma análise de viabilidade de controle de velocidade veicular usando sistemas multiagentes embarcados e dispositivos RFID |
title_full |
Uma análise de viabilidade de controle de velocidade veicular usando sistemas multiagentes embarcados e dispositivos RFID |
title_fullStr |
Uma análise de viabilidade de controle de velocidade veicular usando sistemas multiagentes embarcados e dispositivos RFID |
title_full_unstemmed |
Uma análise de viabilidade de controle de velocidade veicular usando sistemas multiagentes embarcados e dispositivos RFID |
title_sort |
Uma análise de viabilidade de controle de velocidade veicular usando sistemas multiagentes embarcados e dispositivos RFID |
author |
Tavares, Ricardo de Monteiro e |
author_facet |
Tavares, Ricardo de Monteiro e |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bernadini, Flávia Cristina Pantoja, Carlos Eduardo Lazarin, Nilson Mori Guerra, Raphael Pereira de Oliveira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tavares, Ricardo de Monteiro e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sistemas multiagentes embarcados Transportes RFID Mobilidade urbana Transporte Identificadores por Radiofrequência (RFID) Sistema multiagente Segurança no trânsito Embedded multiagent systems Transport Urban mobility |
topic |
Sistemas multiagentes embarcados Transportes RFID Mobilidade urbana Transporte Identificadores por Radiofrequência (RFID) Sistema multiagente Segurança no trânsito Embedded multiagent systems Transport Urban mobility |
description |
Os transportes de bens e pessoas são primordiais para qualquer país. Portanto, um sistema eficiente de transportes reduz custos nas mais diversas áreas e proporciona um nível maior de segurança das vias. Infelizmente, isto não acontece no Brasil. Com os longos e constantes engarrafamentos somados a um elevado número de acidentes todos os anos, faz com que o país tenha um sistema ineficiente e violento, mas com a evolução tecnológica que ocorreu nos últimos 20 anos, fez abrir uma gama de possibilidades de tecnologias e soluções que possam ser aplicados para solucionar este problema. Utilizando a combinação de Sistemas Multiagentes Embarcados com os Identificadores por Radiofrequência (RFID) mostrou resultados animadores e com ampla margem para melhorias e refinamento do sistema, fazendo que seja barato, inteligente e seguro |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-22T18:15:31Z 2023-09-22T18:15:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
TAVARES, Ricardo de Monteiro e. Uma análise de viabilidade de controle de velocidade veicular usando sistemas multiagentes embarcados e dispositivos RFID. 2023. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Instituto de Computação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023. http://app.uff.br/riuff/handle/1/30543 |
identifier_str_mv |
TAVARES, Ricardo de Monteiro e. Uma análise de viabilidade de controle de velocidade veicular usando sistemas multiagentes embarcados e dispositivos RFID. 2023. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Instituto de Computação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/30543 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823584525418496 |