Quality drama e televisualidade na HBO: uma análise de Família Sopranos e Filhos do Carnaval
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/21790 |
Resumo: | Este trabalho visa discutir a imagem televisiva e suas potencialidades, pautando sua análise no conceito de televisualidade proposto por James Thornton Caldwell (1995), que vai direcionar para a virada imagética de W. J. T. Mitchell (1995). Esses são conceitos norteadores da pesquisa, que pretende estabelecer uma análise sobre a transformação pela qual a estética televisiva vai passar a partir da neotelevisão até o crescimento das produções de dramas seriados de uma hora, no fim da década de 1990, quando eles ressurgem como conteúdo “autoral” na TV, tendo o canal HBO como grande exemplo dessas transformações a partir do seu “quality drama”, conceito desenvolvido por Jane Feuer (2007). Esta análise se debruçará sobre os elementos formais constitutivos de uma linguagem televisual que busca uma espectatorialidade mais imersiva e um texto estruturado através de formatos específicos, e o fará através de duas séries dramáticas da HBO, “Família Soprano”, de David Chase, e “Filhos do Carnaval”, de Cao Hamburguer. |
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