Transparência ativa das informações públicas: uma análise da sua concretização nos cursos de graduação e pós-graduação (strictu sensu) da área de ciências sociais aplicadas da Universidade Federal Fluminense e da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Raíra Lima
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/14836
Resumo: A presente pesquisa busca avaliar a transparência ativa nas universidades públicas federais por meio da análise das informações ofertadas pelos portais dos cursos de graduação e programas de pós-graduação strict sensu da área de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), verificando se os parâmetros estipulados pela LAI foram neles incorporados. Essas instituiçõs são responsáveis tanto por garantir o acesso à informação à comunidade externa quanto à interna, estimulando o desenvolvimento da cultura de transparência e do controle social. Foram analisados os conteúdos dos portais de 31 cursos, sendo onze de graduação e oito de pós-graduação na UFF, e sete cursos de graduação e cinco de pós-graduação na UNIRIO, aplicando-se a metodologia de estudo de caso. Foi observado se os portais apresentavam tanto o conteúdo dos itens constantes da LAI (endereços; telefones; horários de atendimento; perguntas e respostas mais frequentes) como itens relacionados a ações e decisões internas dos cursos (atas das reuniões dos órgãos colegiados, processos seletivo de discentes, concessão de bolsas etc.). Os resultados revelaram uma significativa diferença quanto ao conteúdo disponibilizado pelos cursos. No tocante à transparência ativa dos cursos analisados, percebeu-se que disponibilização das informações prioriza informações de ensino do próprio curso e que, de modo geral, a maioria dos cursos não age de forma proativa na divulgação de informações de interesse público.
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Essas instituiçõs são responsáveis tanto por garantir o acesso à informação à comunidade externa quanto à interna, estimulando o desenvolvimento da cultura de transparência e do controle social. Foram analisados os conteúdos dos portais de 31 cursos, sendo onze de graduação e oito de pós-graduação na UFF, e sete cursos de graduação e cinco de pós-graduação na UNIRIO, aplicando-se a metodologia de estudo de caso. Foi observado se os portais apresentavam tanto o conteúdo dos itens constantes da LAI (endereços; telefones; horários de atendimento; perguntas e respostas mais frequentes) como itens relacionados a ações e decisões internas dos cursos (atas das reuniões dos órgãos colegiados, processos seletivo de discentes, concessão de bolsas etc.). Os resultados revelaram uma significativa diferença quanto ao conteúdo disponibilizado pelos cursos. No tocante à transparência ativa dos cursos analisados, percebeu-se que disponibilização das informações prioriza informações de ensino do próprio curso e que, de modo geral, a maioria dos cursos não age de forma proativa na divulgação de informações de interesse público.This research seeks to evaluate the active transparency in the federal public universities throuh the analysis of information offered by the portals of undergraduate courses and strict sensu graduate programs in the area of Applied Social Sciences of the Fluminense Federal University (UFF) and the Federal University of the State of Rio de Janeiro (UNIRIO), verifyng whether the parameters stipulated by the LAI were incorporated into them. These institutions are responsible both for ensuring access to information to the external community and to the internal community, stimulating the development of the culture of transparency and social control. The contents of the portals of 31 courses were analyed, eleven undergraduate and eight graduate at UFF, and seven undergraduate and five graduate courses at UNIRIO, applying the case study methodology. It was observed whether the portals presented both contents of the items listed in the LAI (addresses; telephone numbers; opening hourses, most frequent questions and answers) and items related to actions and internal decisions of the courses (minutes of meeting of the collegiate bodies, students selections processes, granting of scholarships, etc.). The results revealed a significant difference in the content made available by the courses. Regarding the active transparency of the courses, it was noticed that the availability of information prioritizes the teaching information of the course itself and that, in general, most courses do not act proactively in the dissemination of information of public interest.147f.Fonseca, Vitor Manoel Marques daGomez, Maria Nélida González deBatista, Carmem LúciaMattos, Renato deSantos, Paulo Roberto Elian dosAlves, Raíra Lima2020-09-01T18:46:48Z2020-09-01T18:46:48Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfAlves, Raíra Lima. Transparência ativa das informações públicas: uma análise de sua concretização nos cursos de graduação e pós-graduação (strictu sensu) da área de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal Fluminense e da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro / Raíra Lima Alves; Vitor Manoel Marques da Fonseca, orientador. 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