Os currículos de biblioteconomia no Brasil: o curso de biblioteconomia e documentação da Universidade Federal Fluminense (um estudo de caso)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Amanda Feliciano
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/24253
Resumo: O presente trabalho traz um panorama do surgimento da biblioteca no Brasil e o delineamento da biblioteconomia como disciplina, vindo a se consolidar com a implantação do primeiro curso na Biblioteca Nacional no final do século XIX. Discute a influência de duas matrizes na formação da biblioteconomia brasileira: a matriz francesa e a matriz norte-americana. Contextualiza a influência dessas matrizes nos currículos, sendo a matriz francesa de corte humanista predominante até a segunda metade do século XX. Levanta-se questões teóricas e epistemológicas que envolvem a construção de um currículo e os conceitos de currículo mínimo, currículo pleno e de diretrizes curriculares. Versa sobre a criação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação brasileira e consequentemente sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais. Apresenta a história da criação da Universidade Federal Fluminense e do curso de biblioteconomia e documentação. Toma como referencial as Diretrizes Curriculares Nacionais para biblioteconomia, com base para analisar o atual projeto pedagógico e a matriz curricular do curso de biblioteconomia e documentação da Universidade Federal Fluminense implantados em 2007.
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