Navegar o ruído: arquivo e banzo nos fonogramas de Maracatu-Canção (1929-1959)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/33188 |
Resumo: | O presente trabalho busca apresentar e discutir a integração do maracatu à indústria do disco no início do século XX. A partir do mapeamento de cerca de 60 fonogramas, lançados entre os anos de 1929 e 1959, em discos 78 RPM mono, aponta-se para a criação de um “maracatu estilizado” ou “maracatu canção”, gênero que é deslocado inicialmente para o conglomerado fonográfico do Rio de Janeiro. Além disso, em meio a uma intensa ebulição cultural, o novo estilo é refratado por outras expressões musicais, como o samba, a música caipira e mesmo o fado português. No horizonte investigativo, pretendo pensar o ruído (Katz, 2004; Hainge, 2013; Kromhout, 2021) como uma metáfora dos enlaces e desenlaces causados por esses trânsitos musicais, subdividindo-se em quatro eixos: (1) as problemáticas em torno das nomenclaturas musicais; (2) as experimentações e hibridizações sonoras, nas quais o estúdio se torna parte do arranjo fixado no disco; e (3) os deslocamentos geográficos desses fonogramas, que são utilizados em territórios e fronteiras distintas; e (4) a transformação do arquivo analógico 78 RPM em um documento digital. Por fim, procuro entender como o banzo, o estado depressivo dos povos escravizados, se tornou um ponto nodal nas narrativas dessas canções. Esses ideias são amalgamadas aqui por aquilo que chamo de sampler teórico, um agregador de sons e referências teórico-metodológicas. |
id |
UFF-2_71373fa207d5261cddfe07820f547e08 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/33188 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Navegar o ruído: arquivo e banzo nos fonogramas de Maracatu-Canção (1929-1959)Sailing the noise: archive and banzo on Maracatu-Canção sound archives (1929-1959)RuídoArquivoBanzoMaracatuPrimeira metade do século XXIndústria fonográficaMaracatuIndústria fonográficaNoisearchivebanzomaracatuearly twentieth centurymusic industryO presente trabalho busca apresentar e discutir a integração do maracatu à indústria do disco no início do século XX. A partir do mapeamento de cerca de 60 fonogramas, lançados entre os anos de 1929 e 1959, em discos 78 RPM mono, aponta-se para a criação de um “maracatu estilizado” ou “maracatu canção”, gênero que é deslocado inicialmente para o conglomerado fonográfico do Rio de Janeiro. Além disso, em meio a uma intensa ebulição cultural, o novo estilo é refratado por outras expressões musicais, como o samba, a música caipira e mesmo o fado português. No horizonte investigativo, pretendo pensar o ruído (Katz, 2004; Hainge, 2013; Kromhout, 2021) como uma metáfora dos enlaces e desenlaces causados por esses trânsitos musicais, subdividindo-se em quatro eixos: (1) as problemáticas em torno das nomenclaturas musicais; (2) as experimentações e hibridizações sonoras, nas quais o estúdio se torna parte do arranjo fixado no disco; e (3) os deslocamentos geográficos desses fonogramas, que são utilizados em territórios e fronteiras distintas; e (4) a transformação do arquivo analógico 78 RPM em um documento digital. Por fim, procuro entender como o banzo, o estado depressivo dos povos escravizados, se tornou um ponto nodal nas narrativas dessas canções. Esses ideias são amalgamadas aqui por aquilo que chamo de sampler teórico, um agregador de sons e referências teórico-metodológicas.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis thesis aims to present and discuss the integration of maracatu into the record industry at the beginning of the 20th century. Based on the mapping of around 60 phonograms released between 1929 and 1959 on 78 RPM mono records, it points to the creation of a "stylized maracatu" or "maracatu-canção", a genre that was initially transferred to the Rio de Janeiro recording conglomerate. Furthermore, in the midst of an intense cultural upheaval, the new style was refracted by other musical expressions, such as samba, country music and even Portuguese fado. On the investigative horizon, I intend to think of noise (Katz, 2004; Hainge, 2013; Kromhout, 2021) as a metaphor for the links and dislinks caused by these musical transits, drawing attention to: (1) the problems surrounding musical nomenclatures; (2) experimentation and sound hybridization, in which the studio becomes part of the arrangement fixed on the record; and (3) the geographical displacements of these phonograms, which are used in different territories and borders; anda (4) the transformation of the 78 RPM analogue file into a digital document. Aditionally, I aim to understand how banzo, the depressive state of enslaved people, became an active participant in the narratives of these songs. These ideas are amalgamated by what I call a theoretical sampler, an aggregator of sounds and theoretical-methodological references.123 p.Trotta, FelipeThies, SebastianCastanheira, José CláudioChaves, Wagnerhttp://lattes.cnpq.br/4958766432363637Fonseca, Luiz Claudio Ribeiro Sales2024-07-11T13:57:16Z2024-07-11T13:57:16Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFONSECA, Luiz Claudio Ribeiro Sales. Navegar o ruído: arquivo e banzo nos fonogramas de Maracatu-Canção (1929-1959). 2024. 123 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2024.https://app.uff.br/riuff/handle/1/33188Aluno de MestradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-07-11T13:57:20Zoai:app.uff.br:1/33188Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:03:58.248378Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Navegar o ruído: arquivo e banzo nos fonogramas de Maracatu-Canção (1929-1959) Sailing the noise: archive and banzo on Maracatu-Canção sound archives (1929-1959) |
title |
Navegar o ruído: arquivo e banzo nos fonogramas de Maracatu-Canção (1929-1959) |
spellingShingle |
Navegar o ruído: arquivo e banzo nos fonogramas de Maracatu-Canção (1929-1959) Fonseca, Luiz Claudio Ribeiro Sales Ruído Arquivo Banzo Maracatu Primeira metade do século XX Indústria fonográfica Maracatu Indústria fonográfica Noise archive banzo maracatu early twentieth century music industry |
title_short |
Navegar o ruído: arquivo e banzo nos fonogramas de Maracatu-Canção (1929-1959) |
title_full |
Navegar o ruído: arquivo e banzo nos fonogramas de Maracatu-Canção (1929-1959) |
title_fullStr |
Navegar o ruído: arquivo e banzo nos fonogramas de Maracatu-Canção (1929-1959) |
title_full_unstemmed |
Navegar o ruído: arquivo e banzo nos fonogramas de Maracatu-Canção (1929-1959) |
title_sort |
Navegar o ruído: arquivo e banzo nos fonogramas de Maracatu-Canção (1929-1959) |
author |
Fonseca, Luiz Claudio Ribeiro Sales |
author_facet |
Fonseca, Luiz Claudio Ribeiro Sales |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Trotta, Felipe Thies, Sebastian Castanheira, José Cláudio Chaves, Wagner http://lattes.cnpq.br/4958766432363637 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca, Luiz Claudio Ribeiro Sales |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ruído Arquivo Banzo Maracatu Primeira metade do século XX Indústria fonográfica Maracatu Indústria fonográfica Noise archive banzo maracatu early twentieth century music industry |
topic |
Ruído Arquivo Banzo Maracatu Primeira metade do século XX Indústria fonográfica Maracatu Indústria fonográfica Noise archive banzo maracatu early twentieth century music industry |
description |
O presente trabalho busca apresentar e discutir a integração do maracatu à indústria do disco no início do século XX. A partir do mapeamento de cerca de 60 fonogramas, lançados entre os anos de 1929 e 1959, em discos 78 RPM mono, aponta-se para a criação de um “maracatu estilizado” ou “maracatu canção”, gênero que é deslocado inicialmente para o conglomerado fonográfico do Rio de Janeiro. Além disso, em meio a uma intensa ebulição cultural, o novo estilo é refratado por outras expressões musicais, como o samba, a música caipira e mesmo o fado português. No horizonte investigativo, pretendo pensar o ruído (Katz, 2004; Hainge, 2013; Kromhout, 2021) como uma metáfora dos enlaces e desenlaces causados por esses trânsitos musicais, subdividindo-se em quatro eixos: (1) as problemáticas em torno das nomenclaturas musicais; (2) as experimentações e hibridizações sonoras, nas quais o estúdio se torna parte do arranjo fixado no disco; e (3) os deslocamentos geográficos desses fonogramas, que são utilizados em territórios e fronteiras distintas; e (4) a transformação do arquivo analógico 78 RPM em um documento digital. Por fim, procuro entender como o banzo, o estado depressivo dos povos escravizados, se tornou um ponto nodal nas narrativas dessas canções. Esses ideias são amalgamadas aqui por aquilo que chamo de sampler teórico, um agregador de sons e referências teórico-metodológicas. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-07-11T13:57:16Z 2024-07-11T13:57:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FONSECA, Luiz Claudio Ribeiro Sales. Navegar o ruído: arquivo e banzo nos fonogramas de Maracatu-Canção (1929-1959). 2024. 123 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2024. https://app.uff.br/riuff/handle/1/33188 Aluno de Mestrado |
identifier_str_mv |
FONSECA, Luiz Claudio Ribeiro Sales. Navegar o ruído: arquivo e banzo nos fonogramas de Maracatu-Canção (1929-1959). 2024. 123 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2024. Aluno de Mestrado |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/33188 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823650686369792 |