Navegar o ruído: arquivo e banzo nos fonogramas de Maracatu-Canção (1929-1959)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Luiz Claudio Ribeiro Sales
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/33188
Resumo: O presente trabalho busca apresentar e discutir a integração do maracatu à indústria do disco no início do século XX. A partir do mapeamento de cerca de 60 fonogramas, lançados entre os anos de 1929 e 1959, em discos 78 RPM mono, aponta-se para a criação de um “maracatu estilizado” ou “maracatu canção”, gênero que é deslocado inicialmente para o conglomerado fonográfico do Rio de Janeiro. Além disso, em meio a uma intensa ebulição cultural, o novo estilo é refratado por outras expressões musicais, como o samba, a música caipira e mesmo o fado português. No horizonte investigativo, pretendo pensar o ruído (Katz, 2004; Hainge, 2013; Kromhout, 2021) como uma metáfora dos enlaces e desenlaces causados por esses trânsitos musicais, subdividindo-se em quatro eixos: (1) as problemáticas em torno das nomenclaturas musicais; (2) as experimentações e hibridizações sonoras, nas quais o estúdio se torna parte do arranjo fixado no disco; e (3) os deslocamentos geográficos desses fonogramas, que são utilizados em territórios e fronteiras distintas; e (4) a transformação do arquivo analógico 78 RPM em um documento digital. Por fim, procuro entender como o banzo, o estado depressivo dos povos escravizados, se tornou um ponto nodal nas narrativas dessas canções. Esses ideias são amalgamadas aqui por aquilo que chamo de sampler teórico, um agregador de sons e referências teórico-metodológicas.
id UFF-2_71373fa207d5261cddfe07820f547e08
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/33188
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Navegar o ruído: arquivo e banzo nos fonogramas de Maracatu-Canção (1929-1959)Sailing the noise: archive and banzo on Maracatu-Canção sound archives (1929-1959)RuídoArquivoBanzoMaracatuPrimeira metade do século XXIndústria fonográficaMaracatuIndústria fonográficaNoisearchivebanzomaracatuearly twentieth centurymusic industryO presente trabalho busca apresentar e discutir a integração do maracatu à indústria do disco no início do século XX. A partir do mapeamento de cerca de 60 fonogramas, lançados entre os anos de 1929 e 1959, em discos 78 RPM mono, aponta-se para a criação de um “maracatu estilizado” ou “maracatu canção”, gênero que é deslocado inicialmente para o conglomerado fonográfico do Rio de Janeiro. Além disso, em meio a uma intensa ebulição cultural, o novo estilo é refratado por outras expressões musicais, como o samba, a música caipira e mesmo o fado português. No horizonte investigativo, pretendo pensar o ruído (Katz, 2004; Hainge, 2013; Kromhout, 2021) como uma metáfora dos enlaces e desenlaces causados por esses trânsitos musicais, subdividindo-se em quatro eixos: (1) as problemáticas em torno das nomenclaturas musicais; (2) as experimentações e hibridizações sonoras, nas quais o estúdio se torna parte do arranjo fixado no disco; e (3) os deslocamentos geográficos desses fonogramas, que são utilizados em territórios e fronteiras distintas; e (4) a transformação do arquivo analógico 78 RPM em um documento digital. Por fim, procuro entender como o banzo, o estado depressivo dos povos escravizados, se tornou um ponto nodal nas narrativas dessas canções. Esses ideias são amalgamadas aqui por aquilo que chamo de sampler teórico, um agregador de sons e referências teórico-metodológicas.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis thesis aims to present and discuss the integration of maracatu into the record industry at the beginning of the 20th century. Based on the mapping of around 60 phonograms released between 1929 and 1959 on 78 RPM mono records, it points to the creation of a "stylized maracatu" or "maracatu-canção", a genre that was initially transferred to the Rio de Janeiro recording conglomerate. Furthermore, in the midst of an intense cultural upheaval, the new style was refracted by other musical expressions, such as samba, country music and even Portuguese fado. On the investigative horizon, I intend to think of noise (Katz, 2004; Hainge, 2013; Kromhout, 2021) as a metaphor for the links and dislinks caused by these musical transits, drawing attention to: (1) the problems surrounding musical nomenclatures; (2) experimentation and sound hybridization, in which the studio becomes part of the arrangement fixed on the record; and (3) the geographical displacements of these phonograms, which are used in different territories and borders; anda (4) the transformation of the 78 RPM analogue file into a digital document. Aditionally, I aim to understand how banzo, the depressive state of enslaved people, became an active participant in the narratives of these songs. These ideas are amalgamated by what I call a theoretical sampler, an aggregator of sounds and theoretical-methodological references.123 p.Trotta, FelipeThies, SebastianCastanheira, José CláudioChaves, Wagnerhttp://lattes.cnpq.br/4958766432363637Fonseca, Luiz Claudio Ribeiro Sales2024-07-11T13:57:16Z2024-07-11T13:57:16Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFONSECA, Luiz Claudio Ribeiro Sales. Navegar o ruído: arquivo e banzo nos fonogramas de Maracatu-Canção (1929-1959). 2024. 123 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2024.https://app.uff.br/riuff/handle/1/33188Aluno de MestradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-07-11T13:57:20Zoai:app.uff.br:1/33188Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:03:58.248378Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Navegar o ruído: arquivo e banzo nos fonogramas de Maracatu-Canção (1929-1959)
Sailing the noise: archive and banzo on Maracatu-Canção sound archives (1929-1959)
title Navegar o ruído: arquivo e banzo nos fonogramas de Maracatu-Canção (1929-1959)
spellingShingle Navegar o ruído: arquivo e banzo nos fonogramas de Maracatu-Canção (1929-1959)
Fonseca, Luiz Claudio Ribeiro Sales
Ruído
Arquivo
Banzo
Maracatu
Primeira metade do século XX
Indústria fonográfica
Maracatu
Indústria fonográfica
Noise
archive
banzo
maracatu
early twentieth century
music industry
title_short Navegar o ruído: arquivo e banzo nos fonogramas de Maracatu-Canção (1929-1959)
title_full Navegar o ruído: arquivo e banzo nos fonogramas de Maracatu-Canção (1929-1959)
title_fullStr Navegar o ruído: arquivo e banzo nos fonogramas de Maracatu-Canção (1929-1959)
title_full_unstemmed Navegar o ruído: arquivo e banzo nos fonogramas de Maracatu-Canção (1929-1959)
title_sort Navegar o ruído: arquivo e banzo nos fonogramas de Maracatu-Canção (1929-1959)
author Fonseca, Luiz Claudio Ribeiro Sales
author_facet Fonseca, Luiz Claudio Ribeiro Sales
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Trotta, Felipe
Thies, Sebastian
Castanheira, José Cláudio
Chaves, Wagner
http://lattes.cnpq.br/4958766432363637
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Luiz Claudio Ribeiro Sales
dc.subject.por.fl_str_mv Ruído
Arquivo
Banzo
Maracatu
Primeira metade do século XX
Indústria fonográfica
Maracatu
Indústria fonográfica
Noise
archive
banzo
maracatu
early twentieth century
music industry
topic Ruído
Arquivo
Banzo
Maracatu
Primeira metade do século XX
Indústria fonográfica
Maracatu
Indústria fonográfica
Noise
archive
banzo
maracatu
early twentieth century
music industry
description O presente trabalho busca apresentar e discutir a integração do maracatu à indústria do disco no início do século XX. A partir do mapeamento de cerca de 60 fonogramas, lançados entre os anos de 1929 e 1959, em discos 78 RPM mono, aponta-se para a criação de um “maracatu estilizado” ou “maracatu canção”, gênero que é deslocado inicialmente para o conglomerado fonográfico do Rio de Janeiro. Além disso, em meio a uma intensa ebulição cultural, o novo estilo é refratado por outras expressões musicais, como o samba, a música caipira e mesmo o fado português. No horizonte investigativo, pretendo pensar o ruído (Katz, 2004; Hainge, 2013; Kromhout, 2021) como uma metáfora dos enlaces e desenlaces causados por esses trânsitos musicais, subdividindo-se em quatro eixos: (1) as problemáticas em torno das nomenclaturas musicais; (2) as experimentações e hibridizações sonoras, nas quais o estúdio se torna parte do arranjo fixado no disco; e (3) os deslocamentos geográficos desses fonogramas, que são utilizados em territórios e fronteiras distintas; e (4) a transformação do arquivo analógico 78 RPM em um documento digital. Por fim, procuro entender como o banzo, o estado depressivo dos povos escravizados, se tornou um ponto nodal nas narrativas dessas canções. Esses ideias são amalgamadas aqui por aquilo que chamo de sampler teórico, um agregador de sons e referências teórico-metodológicas.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-07-11T13:57:16Z
2024-07-11T13:57:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FONSECA, Luiz Claudio Ribeiro Sales. Navegar o ruído: arquivo e banzo nos fonogramas de Maracatu-Canção (1929-1959). 2024. 123 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2024.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/33188
Aluno de Mestrado
identifier_str_mv FONSECA, Luiz Claudio Ribeiro Sales. Navegar o ruído: arquivo e banzo nos fonogramas de Maracatu-Canção (1929-1959). 2024. 123 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2024.
Aluno de Mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/33188
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823650686369792