Análise da inversão dos ingressantes das IES dada a origem escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Caio Henrique Pires e
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/14498
Resumo: Esse estudo analisa um fenômeno que está relacionado à origem escolar dos jovens ao ingressar no ensino superior: a inversão da dependência administrativa das instituições que ocorre quando egressos do ensino médio público ingressam em instituições privadas e vice e versa. O objetivo é determinar quais variáveis contribuem para essa inversão ao ingressar no ensino superior. Com os microdados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), coletado pelo MEC/INEP e estimando o modelo de regressão logística, conclui-se que as variáveis que mais contribuem para o ingresso no ensino superior privado, dado que cursou o ensino médio em escola pública, são a renda típica de classe média (3 a 10 s.m.) e residir na região Sudeste, que possui grande oferta de cursos de IES privadas
id UFF-2_715aade26d1c29867c562a48b1197bf7
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/14498
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Análise da inversão dos ingressantes das IES dada a origem escolarInversão da dependência administrativaEnsino superiorRegressão logísticaEstatística educacionalRegressão logísticaEnsino superiorEsse estudo analisa um fenômeno que está relacionado à origem escolar dos jovens ao ingressar no ensino superior: a inversão da dependência administrativa das instituições que ocorre quando egressos do ensino médio público ingressam em instituições privadas e vice e versa. O objetivo é determinar quais variáveis contribuem para essa inversão ao ingressar no ensino superior. Com os microdados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), coletado pelo MEC/INEP e estimando o modelo de regressão logística, conclui-se que as variáveis que mais contribuem para o ingresso no ensino superior privado, dado que cursou o ensino médio em escola pública, são a renda típica de classe média (3 a 10 s.m.) e residir na região Sudeste, que possui grande oferta de cursos de IES privadasCarvalho, Márcia Marques deVargas, Hustana MariaPinto Junior, Jony ArraisSouza, Caio Henrique Pires e2020-07-24T20:48:46Z2020-07-24T20:48:46Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSOUZA, Caio Henrique Pires e. Análise da inversão dos ingressantes das IES dada a origem escolar. 2014. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2014.https://app.uff.br/riuff/handle/1/14498http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-28T16:41:35Zoai:app.uff.br:1/14498Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:17:49.077286Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da inversão dos ingressantes das IES dada a origem escolar
title Análise da inversão dos ingressantes das IES dada a origem escolar
spellingShingle Análise da inversão dos ingressantes das IES dada a origem escolar
Souza, Caio Henrique Pires e
Inversão da dependência administrativa
Ensino superior
Regressão logística
Estatística educacional
Regressão logística
Ensino superior
title_short Análise da inversão dos ingressantes das IES dada a origem escolar
title_full Análise da inversão dos ingressantes das IES dada a origem escolar
title_fullStr Análise da inversão dos ingressantes das IES dada a origem escolar
title_full_unstemmed Análise da inversão dos ingressantes das IES dada a origem escolar
title_sort Análise da inversão dos ingressantes das IES dada a origem escolar
author Souza, Caio Henrique Pires e
author_facet Souza, Caio Henrique Pires e
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Márcia Marques de
Vargas, Hustana Maria
Pinto Junior, Jony Arrais
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Caio Henrique Pires e
dc.subject.por.fl_str_mv Inversão da dependência administrativa
Ensino superior
Regressão logística
Estatística educacional
Regressão logística
Ensino superior
topic Inversão da dependência administrativa
Ensino superior
Regressão logística
Estatística educacional
Regressão logística
Ensino superior
description Esse estudo analisa um fenômeno que está relacionado à origem escolar dos jovens ao ingressar no ensino superior: a inversão da dependência administrativa das instituições que ocorre quando egressos do ensino médio público ingressam em instituições privadas e vice e versa. O objetivo é determinar quais variáveis contribuem para essa inversão ao ingressar no ensino superior. Com os microdados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), coletado pelo MEC/INEP e estimando o modelo de regressão logística, conclui-se que as variáveis que mais contribuem para o ingresso no ensino superior privado, dado que cursou o ensino médio em escola pública, são a renda típica de classe média (3 a 10 s.m.) e residir na região Sudeste, que possui grande oferta de cursos de IES privadas
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2020-07-24T20:48:46Z
2020-07-24T20:48:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Caio Henrique Pires e. Análise da inversão dos ingressantes das IES dada a origem escolar. 2014. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2014.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/14498
identifier_str_mv SOUZA, Caio Henrique Pires e. Análise da inversão dos ingressantes das IES dada a origem escolar. 2014. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2014.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/14498
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823715557572608