Análise da inversão dos ingressantes das IES dada a origem escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/14498 |
Resumo: | Esse estudo analisa um fenômeno que está relacionado à origem escolar dos jovens ao ingressar no ensino superior: a inversão da dependência administrativa das instituições que ocorre quando egressos do ensino médio público ingressam em instituições privadas e vice e versa. O objetivo é determinar quais variáveis contribuem para essa inversão ao ingressar no ensino superior. Com os microdados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), coletado pelo MEC/INEP e estimando o modelo de regressão logística, conclui-se que as variáveis que mais contribuem para o ingresso no ensino superior privado, dado que cursou o ensino médio em escola pública, são a renda típica de classe média (3 a 10 s.m.) e residir na região Sudeste, que possui grande oferta de cursos de IES privadas |
id |
UFF-2_715aade26d1c29867c562a48b1197bf7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/14498 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Análise da inversão dos ingressantes das IES dada a origem escolarInversão da dependência administrativaEnsino superiorRegressão logísticaEstatística educacionalRegressão logísticaEnsino superiorEsse estudo analisa um fenômeno que está relacionado à origem escolar dos jovens ao ingressar no ensino superior: a inversão da dependência administrativa das instituições que ocorre quando egressos do ensino médio público ingressam em instituições privadas e vice e versa. O objetivo é determinar quais variáveis contribuem para essa inversão ao ingressar no ensino superior. Com os microdados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), coletado pelo MEC/INEP e estimando o modelo de regressão logística, conclui-se que as variáveis que mais contribuem para o ingresso no ensino superior privado, dado que cursou o ensino médio em escola pública, são a renda típica de classe média (3 a 10 s.m.) e residir na região Sudeste, que possui grande oferta de cursos de IES privadasCarvalho, Márcia Marques deVargas, Hustana MariaPinto Junior, Jony ArraisSouza, Caio Henrique Pires e2020-07-24T20:48:46Z2020-07-24T20:48:46Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSOUZA, Caio Henrique Pires e. Análise da inversão dos ingressantes das IES dada a origem escolar. 2014. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2014.https://app.uff.br/riuff/handle/1/14498http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-28T16:41:35Zoai:app.uff.br:1/14498Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:17:49.077286Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise da inversão dos ingressantes das IES dada a origem escolar |
title |
Análise da inversão dos ingressantes das IES dada a origem escolar |
spellingShingle |
Análise da inversão dos ingressantes das IES dada a origem escolar Souza, Caio Henrique Pires e Inversão da dependência administrativa Ensino superior Regressão logística Estatística educacional Regressão logística Ensino superior |
title_short |
Análise da inversão dos ingressantes das IES dada a origem escolar |
title_full |
Análise da inversão dos ingressantes das IES dada a origem escolar |
title_fullStr |
Análise da inversão dos ingressantes das IES dada a origem escolar |
title_full_unstemmed |
Análise da inversão dos ingressantes das IES dada a origem escolar |
title_sort |
Análise da inversão dos ingressantes das IES dada a origem escolar |
author |
Souza, Caio Henrique Pires e |
author_facet |
Souza, Caio Henrique Pires e |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carvalho, Márcia Marques de Vargas, Hustana Maria Pinto Junior, Jony Arrais |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Caio Henrique Pires e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inversão da dependência administrativa Ensino superior Regressão logística Estatística educacional Regressão logística Ensino superior |
topic |
Inversão da dependência administrativa Ensino superior Regressão logística Estatística educacional Regressão logística Ensino superior |
description |
Esse estudo analisa um fenômeno que está relacionado à origem escolar dos jovens ao ingressar no ensino superior: a inversão da dependência administrativa das instituições que ocorre quando egressos do ensino médio público ingressam em instituições privadas e vice e versa. O objetivo é determinar quais variáveis contribuem para essa inversão ao ingressar no ensino superior. Com os microdados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), coletado pelo MEC/INEP e estimando o modelo de regressão logística, conclui-se que as variáveis que mais contribuem para o ingresso no ensino superior privado, dado que cursou o ensino médio em escola pública, são a renda típica de classe média (3 a 10 s.m.) e residir na região Sudeste, que possui grande oferta de cursos de IES privadas |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2020-07-24T20:48:46Z 2020-07-24T20:48:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOUZA, Caio Henrique Pires e. Análise da inversão dos ingressantes das IES dada a origem escolar. 2014. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2014. https://app.uff.br/riuff/handle/1/14498 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Caio Henrique Pires e. Análise da inversão dos ingressantes das IES dada a origem escolar. 2014. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2014. |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/14498 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823715557572608 |