Enfermeiros promotores de saúde: agentes facilitadores de orientações junto aos educadores que lidam com os adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Alessandra Bernardo da
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4492
Resumo: A escola é um espaço propício para a promoção e prevenção da saúde, por ser co-responsável na construção do indivíduo como cidadão e na formação dos alunos. No entanto a escola promotora de saúde tem um papel fundamental em aperfeiçoar as habilidades dos adolescentes para agir e provocar mudanças, em orientar na formação deles para que tenham um espírito crítico e serem capazes de refletir sobre seus valores, situação social e os modos de vida que favoreçam a saúde e o desenvolvimento humano. O professor é o elemento importante na promoção da saúde para os adolescentes, por estar em contato freqüente com eles dentro e fora da sala de aula, sendo um comunicador das temáticas transversais, através da sua disciplina. Nesse contexto o enfermeiro tem a oportunidade de reforçar seu papel de educador para a saúde, atuando na melhoria da qualidade de vida da comunidade escolar e assessorando os professores na divulgação da promoção e prevenção à saúde junto aos alunos e pode estar levando o cuidado á saúde escolar. Os objetivos desse estudo foram: caracterizar o papel das escolas promotoras de saúde na vida dos adolescentes; identificar as possíveis atuações do enfermeiro nas escolas buscando contemplar as temáticas que mais emergem dos interesses dos adolescentes em relação a esse período de suas vidas; identificar se os professores conseguem abordar os temas transversais relativos às demandas que são oriundas das inquietações dos adolescentes e descrever os entraves encontrados nesta proposta e as prováveis estratégias para otimizar as práticas educativas. A pesquisa foi desenvolvida na abordagem qualitativa, do tipo pesquisa ação com técnica de observação participante teve como cenário a Escola Municipal Comennius, no Município do Rio de Janeiro. Os sujeitos da pesquisa foram 10 professores efetivos da unidade. Para a coleta de dados utilizamos entrevista semi-estruturada que foi gravada no MP3. Para o tratamento dos dados foi utilizada a análise de conteúdo. Podemos perceber com o trabalho, devido a escola ter uma grande influência na produção da saúde, houve a necessidade da busca de articulações de novos projetos políticos em educação e saúde. De modo que o Programa de Saúde na Escola pode apresentar-se como uma oportunidade para o fortalecimento de ambas as áreas e um sinal para uma nova aprendizagem aos profissionais da educação e da saúde. Neste programa o enfermeiro tem um espaço institucionalizado para atuar como um facilitador entre o professor e o adolescente, contribuindo na promoção e prevenção à saúde.
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O professor é o elemento importante na promoção da saúde para os adolescentes, por estar em contato freqüente com eles dentro e fora da sala de aula, sendo um comunicador das temáticas transversais, através da sua disciplina. Nesse contexto o enfermeiro tem a oportunidade de reforçar seu papel de educador para a saúde, atuando na melhoria da qualidade de vida da comunidade escolar e assessorando os professores na divulgação da promoção e prevenção à saúde junto aos alunos e pode estar levando o cuidado á saúde escolar. Os objetivos desse estudo foram: caracterizar o papel das escolas promotoras de saúde na vida dos adolescentes; identificar as possíveis atuações do enfermeiro nas escolas buscando contemplar as temáticas que mais emergem dos interesses dos adolescentes em relação a esse período de suas vidas; identificar se os professores conseguem abordar os temas transversais relativos às demandas que são oriundas das inquietações dos adolescentes e descrever os entraves encontrados nesta proposta e as prováveis estratégias para otimizar as práticas educativas. A pesquisa foi desenvolvida na abordagem qualitativa, do tipo pesquisa ação com técnica de observação participante teve como cenário a Escola Municipal Comennius, no Município do Rio de Janeiro. Os sujeitos da pesquisa foram 10 professores efetivos da unidade. Para a coleta de dados utilizamos entrevista semi-estruturada que foi gravada no MP3. Para o tratamento dos dados foi utilizada a análise de conteúdo. Podemos perceber com o trabalho, devido a escola ter uma grande influência na produção da saúde, houve a necessidade da busca de articulações de novos projetos políticos em educação e saúde. De modo que o Programa de Saúde na Escola pode apresentar-se como uma oportunidade para o fortalecimento de ambas as áreas e um sinal para uma nova aprendizagem aos profissionais da educação e da saúde. Neste programa o enfermeiro tem um espaço institucionalizado para atuar como um facilitador entre o professor e o adolescente, contribuindo na promoção e prevenção à saúde.The school is a place conducive to health promotion and prevention, to be jointly responsible for the construction of the individual as citizen and the training of students. However, the health promoting school has a key role in improving the skills of adolescents to act upon it, to guide them in training so they have a critical mind and be able to reflect on their values, social situation and ways of life to promote the health and human development. The teacher is the important element in promoting health for adolescents, being in frequent contact with them inside and outside the classroom, being a communicator of thematic cross-cutting through their discipline. In this context the nurse has the opportunity to enhance their educational role for health, working on improving the quality of life of the school community and assisting teachers in the dissemination of health promotion and prevention with the students and may be leading to health care school. The objectives of this study was to characterize the role of health promoting schools in the lives of adolescents, to identify the possible actions of nurses in schools seeking to address the issues that emerge over the interests of adolescents in relation to that period of their lives, to identify whether the teachers can address cross-cutting issues related to the demands that come from the concerns of adolescents and to describe the obstacles faced in this proposal and the likely strategies to optimize their practices. The research was conducted in the qualitative approach, the kind with action research technique was participant observation scenario Comennius Municipal School, in Rio de Janeiro. The study subjects were 10 teachers of the unit. To collect data we used semi-structured interviews that were recorded in MP3. For treatment of the data was used for content analysis. We can see the work because the school has a large influence on the production of health, it was necessary to search for new joint projects in education and health policy. So that the School Health Program can be presented as an opportunity to strengthen both areas and a sign for a new learning that educators and health. In this program the nurse has an institutionalized space to act as a facilitator between the teacher and adolescents, contributing to health promotion and disease prevention.Diniz, Márcia Isabel GentilDiniz, Márcia Isabel GentilAbreu, Aldira Samantha Garrido TeixeiraFerreira, Vanessa de AlmeidaSilva, Alessandra Bernardo da2017-09-13T21:17:40Z2017-09-13T21:17:40Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSilva, Alessandra Bernardo da. Enfermeiros promotores de saúde: agentes facilitadores de orientações junto aos educadores que lidam com os adolescentes. 2010. 47 f. 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