O Brasil tem asas: a construção de uma mentalidade aeronáutica no governo Vargas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fraga, André Barbosa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/13776
Resumo: Esta pesquisa objetiva analisar a aviação brasileira no primeiro governo Vargas (1930-1945), período marcado por consideráveis mudanças e inovações provenientes de iniciativas públicas e privadas no setor. O estudo procura demonstrar como o grupo político que chegou ao poder por meio da Revolução de 1930, e se fortificou com a implantação do Estado Novo, identificou no fortalecimento do setor aéreo, principalmente a partir de 1940, algo fundamental à própria legitimação do regime. Dessa forma, a reestruturação da aviação estimularia tanto o culto à imagem do presidente da República quanto o desenvolvimento de questões consideradas estruturais à administração varguista, sobretudo durante a ditadura, como a unidade nacional, a defesa nacional, a modernidade, o progresso e a civilização. A tese defende que o caminho mais seguro encontrado pelo governo para empreender alterações profundas no setor aéreo foi o de investir na elaboração de um projeto de Estado voltado à construção do que foi chamado na época de uma mentalidade aeronáutica. Ela consistia na tentativa de se generalizar a compreensão e o interesse da população pelo desenvolvimento da navegação aérea, despertando em cada brasileiro o interesse de colaborar com a causa. Para isso, a história ocupou um lugar central no discurso governamental, já que este passou a buscar no passado brasileiros considerados precursores da aviação mundial e que como tal serviriam para comprovar uma tradição vocacional do país ao voo. Devido a isso, o Estado Novo dispensou a Santos Dumont posição privilegiada e investiu em inúmeras políticas culturais buscando construí-lo como herói nacional. No trabalho, são expostas as estratégias utilizadas pelo governo para viabilizar a conscientização popular acerca de tudo o que dizia respeito à aviação. Sendo assim, ao longo da tese, por meio de um exaustivo, minucioso e diversificado levantamento de fontes e uso de arquivos, acompanha-se a trajetória de construção dessa mentalidade aeronáutica, cujo percurso pode ser dividido em duas fases. A primeira, de 1930 a 1939, foi marcada pelas medidas iniciais em benefício da área, empregadas nos governos provisório e constitucional de Vargas, pelos Ministérios da Guerra, da Marinha e da Viação e Obras Públicas. Já a segunda, ocorrida de 1940 a 1945, sob a vigência da ditadura, foi marcada pela criação do Ministério da Aeronáutica e da Força Aérea Brasileira e pela unificação nas mãos de Salgado Filho do controle sobre todas as aviações existentes no país
id UFF-2_71d59bae9f002141c25941ddf01654c5
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/13776
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O Brasil tem asas: a construção de uma mentalidade aeronáutica no governo VargasAviaçãoGoverno VargasMinistério da AeronáuticaMentalidade aeronáuticaAviação militar - aspecto históricoRepública, 1930-1937,Aeronáutica aspecto históricoBrasil. Presidente (1930-1945 : Getulio Vargas)AviationVargas governmentMinistry of AeronauticsAeronautical mentalityEsta pesquisa objetiva analisar a aviação brasileira no primeiro governo Vargas (1930-1945), período marcado por consideráveis mudanças e inovações provenientes de iniciativas públicas e privadas no setor. O estudo procura demonstrar como o grupo político que chegou ao poder por meio da Revolução de 1930, e se fortificou com a implantação do Estado Novo, identificou no fortalecimento do setor aéreo, principalmente a partir de 1940, algo fundamental à própria legitimação do regime. Dessa forma, a reestruturação da aviação estimularia tanto o culto à imagem do presidente da República quanto o desenvolvimento de questões consideradas estruturais à administração varguista, sobretudo durante a ditadura, como a unidade nacional, a defesa nacional, a modernidade, o progresso e a civilização. A tese defende que o caminho mais seguro encontrado pelo governo para empreender alterações profundas no setor aéreo foi o de investir na elaboração de um projeto de Estado voltado à construção do que foi chamado na época de uma mentalidade aeronáutica. Ela consistia na tentativa de se generalizar a compreensão e o interesse da população pelo desenvolvimento da navegação aérea, despertando em cada brasileiro o interesse de colaborar com a causa. Para isso, a história ocupou um lugar central no discurso governamental, já que este passou a buscar no passado brasileiros considerados precursores da aviação mundial e que como tal serviriam para comprovar uma tradição vocacional do país ao voo. Devido a isso, o Estado Novo dispensou a Santos Dumont posição privilegiada e investiu em inúmeras políticas culturais buscando construí-lo como herói nacional. No trabalho, são expostas as estratégias utilizadas pelo governo para viabilizar a conscientização popular acerca de tudo o que dizia respeito à aviação. Sendo assim, ao longo da tese, por meio de um exaustivo, minucioso e diversificado levantamento de fontes e uso de arquivos, acompanha-se a trajetória de construção dessa mentalidade aeronáutica, cujo percurso pode ser dividido em duas fases. A primeira, de 1930 a 1939, foi marcada pelas medidas iniciais em benefício da área, empregadas nos governos provisório e constitucional de Vargas, pelos Ministérios da Guerra, da Marinha e da Viação e Obras Públicas. Já a segunda, ocorrida de 1940 a 1945, sob a vigência da ditadura, foi marcada pela criação do Ministério da Aeronáutica e da Força Aérea Brasileira e pela unificação nas mãos de Salgado Filho do controle sobre todas as aviações existentes no paísThis research aims to analyze Brazilian aviation in the first Vargas government (1930-1945), a period marked by considerable changes and innovations from public and private initiatives in the air sector. The study seeks to demonstrate how the political group that came to power through the 1930 Revolution, and fortified with the establishment of the Estado Novo, identified in the strengthening of the air sector, especially from 1940, something fundamental to the legitimation of the regime. In this way, the restructuring of aviation would stimulate both the cult of the image of the President of the Republic and the development of issues considered structural to the Vargas administration, especially during the dictatorship, such as national unity, national defense, modernity, progress and civilization. The study also shows how the safest way the government could undertake to make a profound change in the air sector was to invest in the elaboration of a state project aimed at building what was called in that time of an aeronautical mentality. It consisted of an attempt to generalize the understanding and interest of the population for the development of air navigation, arousing in each Brazilian the interest of collaborating with the cause. For this, history occupied a central place in the governmental discourse, since this discourse began to search in the past Brazilians considered precursors of the world aviation and that as such would serve to prove a vocational tradition of the country to the flight. Due to this, the Estado Novo gave Santos Dumont privileged position and invested in numerous cultural policies seeking to build him as a national hero. In this work, the strategies used by the government to make popular awareness about everything related to aviation are exposed. Thus, throughout this thesis, by means of an exhaustive, thorough and diversified survey of sources and use of archives, the trajectory of construction of this aeronautical mentality is examined, whose route can be divided in two phases. The first, from 1930 to 1939, was marked by the initial measures for the benefit of the area, employed in the provisional and constitutional governments of Vargas, by the Ministries of War, Navy and Public Works. The second, from 1940 to 1945, under the dictatorship, was marked by the creation of the Ministry of Aeronautics and the Brazilian Air Force and by the unification in the hands of Salgado Filho of control over all aviation in the country418 f.NiteróiCruz, Denise RollembergSouza, Adriana Barreto deGomes, Angela Maria de CastroBarros, Orlando deD´Araujo, Maria Celina SoaresFraga, André Barbosa2020-05-15T15:44:48Z2020-05-15T15:44:48Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/13776Aluno de doutoradoopenAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-08-29T14:31:14Zoai:app.uff.br:1/13776Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-08-29T14:31:14Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O Brasil tem asas: a construção de uma mentalidade aeronáutica no governo Vargas
title O Brasil tem asas: a construção de uma mentalidade aeronáutica no governo Vargas
spellingShingle O Brasil tem asas: a construção de uma mentalidade aeronáutica no governo Vargas
Fraga, André Barbosa
Aviação
Governo Vargas
Ministério da Aeronáutica
Mentalidade aeronáutica
Aviação militar - aspecto histórico
República, 1930-1937,
Aeronáutica aspecto histórico
Brasil. Presidente (1930-1945 : Getulio Vargas)
Aviation
Vargas government
Ministry of Aeronautics
Aeronautical mentality
title_short O Brasil tem asas: a construção de uma mentalidade aeronáutica no governo Vargas
title_full O Brasil tem asas: a construção de uma mentalidade aeronáutica no governo Vargas
title_fullStr O Brasil tem asas: a construção de uma mentalidade aeronáutica no governo Vargas
title_full_unstemmed O Brasil tem asas: a construção de uma mentalidade aeronáutica no governo Vargas
title_sort O Brasil tem asas: a construção de uma mentalidade aeronáutica no governo Vargas
author Fraga, André Barbosa
author_facet Fraga, André Barbosa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cruz, Denise Rollemberg
Souza, Adriana Barreto de
Gomes, Angela Maria de Castro
Barros, Orlando de
D´Araujo, Maria Celina Soares
dc.contributor.author.fl_str_mv Fraga, André Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Aviação
Governo Vargas
Ministério da Aeronáutica
Mentalidade aeronáutica
Aviação militar - aspecto histórico
República, 1930-1937,
Aeronáutica aspecto histórico
Brasil. Presidente (1930-1945 : Getulio Vargas)
Aviation
Vargas government
Ministry of Aeronautics
Aeronautical mentality
topic Aviação
Governo Vargas
Ministério da Aeronáutica
Mentalidade aeronáutica
Aviação militar - aspecto histórico
República, 1930-1937,
Aeronáutica aspecto histórico
Brasil. Presidente (1930-1945 : Getulio Vargas)
Aviation
Vargas government
Ministry of Aeronautics
Aeronautical mentality
description Esta pesquisa objetiva analisar a aviação brasileira no primeiro governo Vargas (1930-1945), período marcado por consideráveis mudanças e inovações provenientes de iniciativas públicas e privadas no setor. O estudo procura demonstrar como o grupo político que chegou ao poder por meio da Revolução de 1930, e se fortificou com a implantação do Estado Novo, identificou no fortalecimento do setor aéreo, principalmente a partir de 1940, algo fundamental à própria legitimação do regime. Dessa forma, a reestruturação da aviação estimularia tanto o culto à imagem do presidente da República quanto o desenvolvimento de questões consideradas estruturais à administração varguista, sobretudo durante a ditadura, como a unidade nacional, a defesa nacional, a modernidade, o progresso e a civilização. A tese defende que o caminho mais seguro encontrado pelo governo para empreender alterações profundas no setor aéreo foi o de investir na elaboração de um projeto de Estado voltado à construção do que foi chamado na época de uma mentalidade aeronáutica. Ela consistia na tentativa de se generalizar a compreensão e o interesse da população pelo desenvolvimento da navegação aérea, despertando em cada brasileiro o interesse de colaborar com a causa. Para isso, a história ocupou um lugar central no discurso governamental, já que este passou a buscar no passado brasileiros considerados precursores da aviação mundial e que como tal serviriam para comprovar uma tradição vocacional do país ao voo. Devido a isso, o Estado Novo dispensou a Santos Dumont posição privilegiada e investiu em inúmeras políticas culturais buscando construí-lo como herói nacional. No trabalho, são expostas as estratégias utilizadas pelo governo para viabilizar a conscientização popular acerca de tudo o que dizia respeito à aviação. Sendo assim, ao longo da tese, por meio de um exaustivo, minucioso e diversificado levantamento de fontes e uso de arquivos, acompanha-se a trajetória de construção dessa mentalidade aeronáutica, cujo percurso pode ser dividido em duas fases. A primeira, de 1930 a 1939, foi marcada pelas medidas iniciais em benefício da área, empregadas nos governos provisório e constitucional de Vargas, pelos Ministérios da Guerra, da Marinha e da Viação e Obras Públicas. Já a segunda, ocorrida de 1940 a 1945, sob a vigência da ditadura, foi marcada pela criação do Ministério da Aeronáutica e da Força Aérea Brasileira e pela unificação nas mãos de Salgado Filho do controle sobre todas as aviações existentes no país
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2020-05-15T15:44:48Z
2020-05-15T15:44:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/13776
Aluno de doutorado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/13776
identifier_str_mv Aluno de doutorado
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Niterói
publisher.none.fl_str_mv Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838706060492800