Paulo Freire e as contribuições da dialética entre objetividade e subjetividade para a formação de professores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/30867 |
Resumo: | O desenvolvimento da concepção dialética entre objetividade e subjetividade por Paulo Freire, junto à reflexão sobre as contribuições dessa proposta para a formação de professoras e professores, constituem o objetivo central desta dissertação A pesquisa interpreta a obra de Paulo Freire através do materialismo histórico e dialético, amplamente referenciado pelo próprio autor. Freire registra que em Marx, como em nenhum pensador, não são encontradas dicotomias entre subjetividade e objetividade, teoria e prática, consciência e ação na realidade. Procuramos demonstrar que, quando Freire radicaliza a compreensão dialética entre educação e política, pode aprofundar o entendimento dos limites e possibilidades do trabalho d os educadores compromissados com as camadas populares. Estudando a educação através da filosofia da práxis, postulamos, em primeiro lugar, a dialeticidade ontológica entre educação e política, ambas circunscritas no ser humano. Daí, o imperativo que professoras e professores têm, de fazerem uma escolha política para sua práxis. Propomos, junto a Freire, um projeto de formação que permita que o futuro educador se defronte com a urgência dessa opção ética e política. A dialética entre objetividade e subjetividade implica que, além dos elementos para a consciência política e a competência pedagógica, a formação de professores deve oferecer elementos para uma leitura geral da sociedade. Assim, ao questionarem-se sobre a injustiça, sobre os discursos esvaziados e sobre a situação caótica em que se encontra a educação, as professoras e professores possam encontrar na luta pela transformação estrutural da sociedade as possibilidades para uma prática educativa coerente e libertadora. |
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