Imagens fronteiriças da América Latina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Flávia Silva
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/8750
Resumo: Em meio aos atuais processos de globalização, que tem como pano de fundo o aumento de fluxos migratórios e a expansão do mercado e do consumo de mídias digitais, torna-se necessário repensar a questão das fronteiras. Em consequência disso, novas formas de articulação entre subjetividade e espaço vêm sendo imaginadas por uma extensa produção de narrativas que, a partir do conceito de fronteira, delineia novos mapas culturais para a América Latina. Entendendo que a fronteira é um conceito em aberto, de limites porosos, para além de uma linha que separa territórios, mas que gera outros espaços culturalmente híbridos, este trabalho pretende investigar as imagens fronteiriças no interior das produções cinematográficas e literárias contemporâneas, permeadas pelas experiências de deslocamentos, viagens, desenraizamento e ambivalência, prioritariamente, aquelas realizadas no espaço entre territórios que dividem o Brasil dos outros países do continente. Nesse sentido, selecionamos para análise os filmes Os matadores (1997) de Beto Brant e Cabeça a prêmio (2010) de Marco Rica, e os textos literários, nos quais os filmes foram respectivamente baseados: o conto "Matadores" (1994) e o romance Cabeça a prêmio (2003), ambos do escritor, roteirista e jornalista Marçal Aquino. Pretendemos ainda analisar os diálogos que essas narrativas de fronteira estabelecem com matrizes genéricas e a proposta de construção de temporalidades, que rompem com o conceito moderno de tempo. Essas narrativas de fronteira concretizam, portanto, uma estética híbrida, transgenérica e multitemporal
id UFF-2_72cce8a47f1edc58c69ffc532e68409a
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/8750
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Imagens fronteiriças da América LatinaFronteiraCinemaLiteraturaAmérica LatinaEm meio aos atuais processos de globalização, que tem como pano de fundo o aumento de fluxos migratórios e a expansão do mercado e do consumo de mídias digitais, torna-se necessário repensar a questão das fronteiras. Em consequência disso, novas formas de articulação entre subjetividade e espaço vêm sendo imaginadas por uma extensa produção de narrativas que, a partir do conceito de fronteira, delineia novos mapas culturais para a América Latina. Entendendo que a fronteira é um conceito em aberto, de limites porosos, para além de uma linha que separa territórios, mas que gera outros espaços culturalmente híbridos, este trabalho pretende investigar as imagens fronteiriças no interior das produções cinematográficas e literárias contemporâneas, permeadas pelas experiências de deslocamentos, viagens, desenraizamento e ambivalência, prioritariamente, aquelas realizadas no espaço entre territórios que dividem o Brasil dos outros países do continente. Nesse sentido, selecionamos para análise os filmes Os matadores (1997) de Beto Brant e Cabeça a prêmio (2010) de Marco Rica, e os textos literários, nos quais os filmes foram respectivamente baseados: o conto "Matadores" (1994) e o romance Cabeça a prêmio (2003), ambos do escritor, roteirista e jornalista Marçal Aquino. Pretendemos ainda analisar os diálogos que essas narrativas de fronteira estabelecem com matrizes genéricas e a proposta de construção de temporalidades, que rompem com o conceito moderno de tempo. Essas narrativas de fronteira concretizam, portanto, uma estética híbrida, transgenérica e multitemporalLes processus de globalisation actuels, ayant en toile de fond l'augmentation des flux migratoires, le développement du marché des médias numériques et de leurs consommations, nous obligent à repenser la question des frontières. De nouvelles formes d'articulation entre subjectivité et espace sont imaginées par une ample production de récits qui, se basant sur le concept de frontière, tracent de nouvelles cartes de l'Amérique latine. Partant du principe que la frontière est un concept ouvert, poreux, qui va au delà d'une simple ligne qui sépare des territoires, et qui produit des espaces culturellement hybrides, ce travail prétend rechercher, dans la production cinématographique et littéraire contemporaine, les images frontalières imprégnées par les expériences de déplacement, voyage, déracinement et ambivalence, prioritairement celles produites dans les espaces territoriaux qui séparent le Brésil des autres pays du continent. Cette analyse se base sur l'étude des oeuvres suivantes: les films Os matadores (1997) de Beto Brant et Cabeça a prêmio (2010) de Marco Ricca et les ouvrages à partir desquels les films sont tirés, soit le conte "Matadores" (1994) et le roman Cabeça a prêmio (2003) de l'écrivain, scénariste et journaliste Marçal Aquino. Seront également analysés les dialogues que ces récits de frontières entretiennent avec la question des genres, ainsi que les nouvelles temporalités produites, en rupture avec le concept moderne de temps. Cette analyse tentera enfin de définir en quoi ces récits de frontières concrétisent une esthétique hybride, transgenre et multi-temporelle92f.Muller, AdalbertoNeves, Flávia Silva2019-02-26T14:22:27Z2019-02-26T14:22:27Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/8750openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-12-09T19:39:54Zoai:app.uff.br:1/8750Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:53:33.031344Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Imagens fronteiriças da América Latina
title Imagens fronteiriças da América Latina
spellingShingle Imagens fronteiriças da América Latina
Neves, Flávia Silva
Fronteira
Cinema
Literatura
América Latina
title_short Imagens fronteiriças da América Latina
title_full Imagens fronteiriças da América Latina
title_fullStr Imagens fronteiriças da América Latina
title_full_unstemmed Imagens fronteiriças da América Latina
title_sort Imagens fronteiriças da América Latina
author Neves, Flávia Silva
author_facet Neves, Flávia Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Muller, Adalberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Flávia Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Fronteira
Cinema
Literatura
América Latina
topic Fronteira
Cinema
Literatura
América Latina
description Em meio aos atuais processos de globalização, que tem como pano de fundo o aumento de fluxos migratórios e a expansão do mercado e do consumo de mídias digitais, torna-se necessário repensar a questão das fronteiras. Em consequência disso, novas formas de articulação entre subjetividade e espaço vêm sendo imaginadas por uma extensa produção de narrativas que, a partir do conceito de fronteira, delineia novos mapas culturais para a América Latina. Entendendo que a fronteira é um conceito em aberto, de limites porosos, para além de uma linha que separa territórios, mas que gera outros espaços culturalmente híbridos, este trabalho pretende investigar as imagens fronteiriças no interior das produções cinematográficas e literárias contemporâneas, permeadas pelas experiências de deslocamentos, viagens, desenraizamento e ambivalência, prioritariamente, aquelas realizadas no espaço entre territórios que dividem o Brasil dos outros países do continente. Nesse sentido, selecionamos para análise os filmes Os matadores (1997) de Beto Brant e Cabeça a prêmio (2010) de Marco Rica, e os textos literários, nos quais os filmes foram respectivamente baseados: o conto "Matadores" (1994) e o romance Cabeça a prêmio (2003), ambos do escritor, roteirista e jornalista Marçal Aquino. Pretendemos ainda analisar os diálogos que essas narrativas de fronteira estabelecem com matrizes genéricas e a proposta de construção de temporalidades, que rompem com o conceito moderno de tempo. Essas narrativas de fronteira concretizam, portanto, uma estética híbrida, transgenérica e multitemporal
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2019-02-26T14:22:27Z
2019-02-26T14:22:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/8750
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/8750
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823599503278080