O avesso do "entre lugares" do PIBID na formação de professores de Educação Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Raimundo, Alessandra Cristina
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/26102
Resumo: A presente tese, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense, mobilizou, inicialmente questões sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Faculdade de Educação Física e Desporto da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEFD/UFRJ). Como as multiplicidades de sentidos avistados no contexto transbordaram o PIBID, o objetivo da pesquisa foi realinhado buscando investigar narrativamente os sentidosformativos dos saberfazer da docência no PIBID do curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro no contexto de uma redecenáriosformativos. Fundamentous-se nos estudos narrativos da pesquisaformação trilhando os caminhos da aventura do narrar autobiográfico e no movimento de fazer a pesquisa com a vidapesquisa. O narrar autobiográfico conduziu a pesquisa, dialogando com os/as autores/as e os sujeitos nas diferentes direções e entre as margens que a própria trajetória da pesquisa estabeleceu. Foram utilizados os estudos narrativos no Brasil, destacados na produção como memoriais de formação (ABRAHÃO, 2008; PASSEGGI, 2008; ARAÚJO e MORAIS, 2016); narrativas pedagógicas (PRADO, CUNHA, SOLIGO, 2008); narrativas de formação (SOUZA, 2004; PASSEGGI, 2008 e 2016; BRAGANÇA, 2018; MOTTA e BRAGANÇA, 2019; PRADO et all., 2022), bem como as referências internacionais de Delory-Momberger (2006), Josso (2010) e Pineau (2006). Essas contribuições trouxeram para o trabalho o exercício reflexivo de vivernarrar a experiência na e com a pesquisa que me pareceu, muitas vezes, distante do objeto da tese, provocando-me a pensar a experiência existencial sem excluir o sentido e o lugar da experiência científica, como diz Josso (2010). No caminhar da pesquisa, o mundo foi tomado pela pandemia do COVID-19, gerando, além das questões pessoais e políticas do momento, mais dúvidas da trama tecida na vidapesquisa. Aos poucos, esse movimento ganhou outros contornos dos fiosfluxos que se desenhavam no caminho. Nesse contexto, utilizou-se como instrumento de produção de dados as entrevistasconversas, inspiradas em Coutinho (2008) e Sampaio et all. (2018), que permitiram, junto ao trabalho de campo realizado no ano de 2019, com diário reflexivo, caderno de notas e demais ações com o coletivo, puxar os fiosfluxos para compor a tese. Rastreando as pistas, outras paisagens surgiram e transbordaram o PIBID apresentando outros espaços de formação na relação Universidade e Escola tecida com no/com o PIBID, os projetos/ações de extensão e Requisito Curricular Suplementar (RCS), constituindo um movimento de formação denominado de redecenáriosformativos. No diálogo com a redecenáriosformativos, Ball (1992; 2016), Burton (2014), Zeichner (2010; 2014), Avelar (2016) ajudaram-me a compreender o transbordamento do PIBID e seus diferentes contornos e/ou mutações para entender que as políticas não são lineares e/ou estáticas. Para problematizar a formação de professores/as de Educação Física nas ações da Redecenáriosformativos, Tardif (2013), Arroyo (2000), Nóvoa (1992), Gatti (2019), Gauthier et all (1998) contribuíram nas reflexões que constituíram a “Arte do saberfazer pedagógico” tecido na relação da vidapesquisa. Enxarcada dessa experiência projeto uma etapa da tese que denominei de “Caminhar com as surpresas da vidapesquisa é fazer a pesquisa” onde estabeleço um diálogo das tramas, rupturas e consensos com o campo da Educação Física na tessitura do percurso da pesquisa. No movimento dos sentidos dos fiosfluxos da vidapesquisa na pesquisaformação como parte final da pesquisa, são sinalizadas outras paisagens dos “avessos e os entre lugares” da redecenáriosformativos como caminhos para processo de profissionalização em construção e das aprendizagens narrativas com/na tese.
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Fundamentous-se nos estudos narrativos da pesquisaformação trilhando os caminhos da aventura do narrar autobiográfico e no movimento de fazer a pesquisa com a vidapesquisa. O narrar autobiográfico conduziu a pesquisa, dialogando com os/as autores/as e os sujeitos nas diferentes direções e entre as margens que a própria trajetória da pesquisa estabeleceu. Foram utilizados os estudos narrativos no Brasil, destacados na produção como memoriais de formação (ABRAHÃO, 2008; PASSEGGI, 2008; ARAÚJO e MORAIS, 2016); narrativas pedagógicas (PRADO, CUNHA, SOLIGO, 2008); narrativas de formação (SOUZA, 2004; PASSEGGI, 2008 e 2016; BRAGANÇA, 2018; MOTTA e BRAGANÇA, 2019; PRADO et all., 2022), bem como as referências internacionais de Delory-Momberger (2006), Josso (2010) e Pineau (2006). Essas contribuições trouxeram para o trabalho o exercício reflexivo de vivernarrar a experiência na e com a pesquisa que me pareceu, muitas vezes, distante do objeto da tese, provocando-me a pensar a experiência existencial sem excluir o sentido e o lugar da experiência científica, como diz Josso (2010). No caminhar da pesquisa, o mundo foi tomado pela pandemia do COVID-19, gerando, além das questões pessoais e políticas do momento, mais dúvidas da trama tecida na vidapesquisa. Aos poucos, esse movimento ganhou outros contornos dos fiosfluxos que se desenhavam no caminho. Nesse contexto, utilizou-se como instrumento de produção de dados as entrevistasconversas, inspiradas em Coutinho (2008) e Sampaio et all. (2018), que permitiram, junto ao trabalho de campo realizado no ano de 2019, com diário reflexivo, caderno de notas e demais ações com o coletivo, puxar os fiosfluxos para compor a tese. Rastreando as pistas, outras paisagens surgiram e transbordaram o PIBID apresentando outros espaços de formação na relação Universidade e Escola tecida com no/com o PIBID, os projetos/ações de extensão e Requisito Curricular Suplementar (RCS), constituindo um movimento de formação denominado de redecenáriosformativos. No diálogo com a redecenáriosformativos, Ball (1992; 2016), Burton (2014), Zeichner (2010; 2014), Avelar (2016) ajudaram-me a compreender o transbordamento do PIBID e seus diferentes contornos e/ou mutações para entender que as políticas não são lineares e/ou estáticas. Para problematizar a formação de professores/as de Educação Física nas ações da Redecenáriosformativos, Tardif (2013), Arroyo (2000), Nóvoa (1992), Gatti (2019), Gauthier et all (1998) contribuíram nas reflexões que constituíram a “Arte do saberfazer pedagógico” tecido na relação da vidapesquisa. Enxarcada dessa experiência projeto uma etapa da tese que denominei de “Caminhar com as surpresas da vidapesquisa é fazer a pesquisa” onde estabeleço um diálogo das tramas, rupturas e consensos com o campo da Educação Física na tessitura do percurso da pesquisa. No movimento dos sentidos dos fiosfluxos da vidapesquisa na pesquisaformação como parte final da pesquisa, são sinalizadas outras paisagens dos “avessos e os entre lugares” da redecenáriosformativos como caminhos para processo de profissionalização em construção e das aprendizagens narrativas com/na tese.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThe study initially focused on aspects of the Institutional Teaching Initiation Scholarship Program (PIBID) of the Physical Education and Sports School of the Federal University of Rio de Janeiro (EEFD/UFRJ). The multiplicity of meanings noticed in the context have transcended PIBID, therefore the research’s objective was organized to investigate narratively the formative meanings of the teaching know-how in the PIBID of the Physical Education undergraduate course at UFRJ in the context of a formativenetworkscenarios. The study is based on narrative studies of formativeresearch, following the paths of the adventure of autobiographical narrative and the movement of doing research with life-research. In this sense, autobiographical narration guided the entire research, dialoguing with the authors and subjects in the different directions and between the margins that the research trajectory brought us. The narrative studies in Brazil highlighted in the production as formative memories Abrahão (2008), Passeggi, (2008), Araújo e Morais (2016); pedagogical narratives Prado, Cunha, Soligo (2008); educational narratives Souza (2004), Passeggi (2008 and 2016), Bragança (2018), Motta and Bragança (2019), Prado et all. (2022), as well as the international references of Delory-Momberger (2006), Josso (2010) and Pineau (2006), brought to the work the reflective exercise of living the experience in and with the research that seemed, many times, distant from the thesis object and provoked me to think the existential experience without excluding the meaning and place of the scientific experience as Josso (2010) states. During the research, I was crossed by the COVID-19 pandemic generating, besides the personal and political issues of the moment, more doubts about the planned plot in the life-research. Gradually, this movement gained other contours from the flowing threads that drew on the path. In this context, the interviewconversations inspired by Coutinho (2008) and Sampaio, et all. (2018) allowed, along with the fieldwork carried out in 2019, with reflective diary, notebook, and other actions with the collective, to pull the flowing threads to complete the thesis. Tracing the tracks other landscapes emerge and transcend the PIBID, presenting other spaces for formation in the University and School relationship planned in/with the PIBID, the extension projects/actions, and the Supplementary Curricular Requirement Discipline (RCS), constituting a formation movement that I called the formativenetworkscenarios. I began the dialogue with formativenetworkscenarios brought by Ball (1992; 2016), Burton (2014), Zeichner (2010; 2014), Avelar (2016), authors who helped understand the PIBID transcendence and its different contours and/or mutations to understand that policies are not linear and/or static. I analyze the qualification of Physical Education teachers in the actions of the formativenetworkscenarios bringing Tardif (2013), Arroyo (2000) Nóvoa, 1992, Gatti (2019), Gauthier et all (1998) in the reflections that constituted the "Art of pedagogical know-how" intended in the relation of life-research. Enclosed in this project experience, a stage of the thesis that I called "Walking with the surprises of life-research is doing the research" where I establish a dialogue of the wefts, ruptures, and consensus with the field of Physical Education along the path of the research. In the movement of the meanings of "Flowing threads of life-research in formativeresearch" as the final part of the study I indicate other landscapes of the "averses and the in-between places" of the formativenetworkscenarios as paths for the professionalization process under construction and narrative learning with/in the thesis.165 p.Vasconcellos, MônicaCopolillo, Martha LenoraFonseca, Michele Pereira de Souza daAntunes, Marina Ferreira de SouzaAlmeida Junior, Admir Soares deRaimundo, Alessandra Cristina2022-08-15T14:52:08Z2022-08-15T14:52:08Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfRAIMUNDO, Alessandra Cristina. O avesso do "entre lugares" do PIBID na formação de professores de Educação Física. 2022. 165 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/26102CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-08-15T14:52:11Zoai:app.uff.br:1/26102Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:59:54.413795Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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description A presente tese, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense, mobilizou, inicialmente questões sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Faculdade de Educação Física e Desporto da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEFD/UFRJ). Como as multiplicidades de sentidos avistados no contexto transbordaram o PIBID, o objetivo da pesquisa foi realinhado buscando investigar narrativamente os sentidosformativos dos saberfazer da docência no PIBID do curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro no contexto de uma redecenáriosformativos. Fundamentous-se nos estudos narrativos da pesquisaformação trilhando os caminhos da aventura do narrar autobiográfico e no movimento de fazer a pesquisa com a vidapesquisa. O narrar autobiográfico conduziu a pesquisa, dialogando com os/as autores/as e os sujeitos nas diferentes direções e entre as margens que a própria trajetória da pesquisa estabeleceu. Foram utilizados os estudos narrativos no Brasil, destacados na produção como memoriais de formação (ABRAHÃO, 2008; PASSEGGI, 2008; ARAÚJO e MORAIS, 2016); narrativas pedagógicas (PRADO, CUNHA, SOLIGO, 2008); narrativas de formação (SOUZA, 2004; PASSEGGI, 2008 e 2016; BRAGANÇA, 2018; MOTTA e BRAGANÇA, 2019; PRADO et all., 2022), bem como as referências internacionais de Delory-Momberger (2006), Josso (2010) e Pineau (2006). Essas contribuições trouxeram para o trabalho o exercício reflexivo de vivernarrar a experiência na e com a pesquisa que me pareceu, muitas vezes, distante do objeto da tese, provocando-me a pensar a experiência existencial sem excluir o sentido e o lugar da experiência científica, como diz Josso (2010). No caminhar da pesquisa, o mundo foi tomado pela pandemia do COVID-19, gerando, além das questões pessoais e políticas do momento, mais dúvidas da trama tecida na vidapesquisa. Aos poucos, esse movimento ganhou outros contornos dos fiosfluxos que se desenhavam no caminho. Nesse contexto, utilizou-se como instrumento de produção de dados as entrevistasconversas, inspiradas em Coutinho (2008) e Sampaio et all. (2018), que permitiram, junto ao trabalho de campo realizado no ano de 2019, com diário reflexivo, caderno de notas e demais ações com o coletivo, puxar os fiosfluxos para compor a tese. Rastreando as pistas, outras paisagens surgiram e transbordaram o PIBID apresentando outros espaços de formação na relação Universidade e Escola tecida com no/com o PIBID, os projetos/ações de extensão e Requisito Curricular Suplementar (RCS), constituindo um movimento de formação denominado de redecenáriosformativos. No diálogo com a redecenáriosformativos, Ball (1992; 2016), Burton (2014), Zeichner (2010; 2014), Avelar (2016) ajudaram-me a compreender o transbordamento do PIBID e seus diferentes contornos e/ou mutações para entender que as políticas não são lineares e/ou estáticas. Para problematizar a formação de professores/as de Educação Física nas ações da Redecenáriosformativos, Tardif (2013), Arroyo (2000), Nóvoa (1992), Gatti (2019), Gauthier et all (1998) contribuíram nas reflexões que constituíram a “Arte do saberfazer pedagógico” tecido na relação da vidapesquisa. Enxarcada dessa experiência projeto uma etapa da tese que denominei de “Caminhar com as surpresas da vidapesquisa é fazer a pesquisa” onde estabeleço um diálogo das tramas, rupturas e consensos com o campo da Educação Física na tessitura do percurso da pesquisa. No movimento dos sentidos dos fiosfluxos da vidapesquisa na pesquisaformação como parte final da pesquisa, são sinalizadas outras paisagens dos “avessos e os entre lugares” da redecenáriosformativos como caminhos para processo de profissionalização em construção e das aprendizagens narrativas com/na tese.
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