Politicamente vivos?: uma mirada sobre as disputas narrativas a respeito do desparecimento forçado dos 43 estudantes de Ayotzinapa, México
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/21917 |
Resumo: | Esta dissertação tem por objetivo analisar as narrativas sobre o desaparecimento dos 43 estudantes normalistas mexicanos de Ayotzinapa, ocorrido em 2014. Procurei abordar as questões referentes ao desaparecimento forçado, ao histórico de violências pelo desaparecimento no território mexicano e, em perspectiva, no da América Latina. Desta maneira, analisei as disputas de sentido travadas por meio das narrativas que envolvem os crimes, me dedicando a problematizar o papel dos meios de comunicação na constituição de versões mesmas ou versões outras a respeito do caso dos 43 de Ayotzinapa. Trabalho com a hipótese de que a existência/resistência política dos normalistas está centrada e em disputa nas narrativas, entrincheirada em diferentes aspectos de sua complexa formação, além de disputada por distintos atores em suas relações de poder. Neste sentido, contar e recontar esta história, com seus pormenores e suas problematizações, é uma maneira de garantir que os desaparecidos permaneçam politicamente vivos. O jornalismo é parte fundamental desse processo como engrenagem que articula os relatos em conflito, seja para trazer novos elementos, seja para assentar verdades problemáticas, seja para fazer durar ou para fazer desaparecer. O corpus de análise está restrito às narrativas produzidas por jornais e revistas mexicanos e brasileiros sobre o caso: El Universal, La Jornada, Proceso, El País (edição brasileira), Folha de São Paulo, Galileu e Piauí. Grandes reportagens destes periódicos, em suas versões online, foram selecionadas para a análise. Além disso, desenvolvi o estudo a partir de ampla bibliografia sobre os três eixos temáticos: o desaparecimento forçado, o território latino-americano e a enunciação. |
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Politicamente vivos?: uma mirada sobre as disputas narrativas a respeito do desparecimento forçado dos 43 estudantes de Ayotzinapa, MéxicoMéxicoAyotzinapaNarcojornalismoNarrativaDesaparecimento forçadoJornalismoTráfico de drogasNarrativaPessoa desaparecidaMéxicoAyotzinapaNarcoperiodismoNarrativaDesaparición forzadaNarco journalismNarrativeForced disappearanceEsta dissertação tem por objetivo analisar as narrativas sobre o desaparecimento dos 43 estudantes normalistas mexicanos de Ayotzinapa, ocorrido em 2014. Procurei abordar as questões referentes ao desaparecimento forçado, ao histórico de violências pelo desaparecimento no território mexicano e, em perspectiva, no da América Latina. Desta maneira, analisei as disputas de sentido travadas por meio das narrativas que envolvem os crimes, me dedicando a problematizar o papel dos meios de comunicação na constituição de versões mesmas ou versões outras a respeito do caso dos 43 de Ayotzinapa. Trabalho com a hipótese de que a existência/resistência política dos normalistas está centrada e em disputa nas narrativas, entrincheirada em diferentes aspectos de sua complexa formação, além de disputada por distintos atores em suas relações de poder. Neste sentido, contar e recontar esta história, com seus pormenores e suas problematizações, é uma maneira de garantir que os desaparecidos permaneçam politicamente vivos. O jornalismo é parte fundamental desse processo como engrenagem que articula os relatos em conflito, seja para trazer novos elementos, seja para assentar verdades problemáticas, seja para fazer durar ou para fazer desaparecer. O corpus de análise está restrito às narrativas produzidas por jornais e revistas mexicanos e brasileiros sobre o caso: El Universal, La Jornada, Proceso, El País (edição brasileira), Folha de São Paulo, Galileu e Piauí. Grandes reportagens destes periódicos, em suas versões online, foram selecionadas para a análise. Além disso, desenvolvi o estudo a partir de ampla bibliografia sobre os três eixos temáticos: o desaparecimento forçado, o território latino-americano e a enunciação.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorEsta disertación tiene por objetivo analizar las narrativas sobre la desaparición de los 43 estudiantes normalistas mexicanos de Ayotzinapa, ocurrida en 2014. Traté de abordar las cuestiones referentes a la desaparición forzada, al histórico de violencias por la desaparición en el territorio mexicano y, en perspectiva, en el de América Latina. De esta manera, analicé las disputas de sentido por medio de las narrativas que envuelven los crímenes, dedicándome a problematizar el papel de los medios de comunicación en la constitución de versiones mismas o versiones otras sobre el caso de los 43 de Ayotzinapa. Trabajo con la hipótesis de que la existencia/resistencia política de los normalistas está centrada y en disputa en las narrativas, atrincherada en diferentes aspectos de su compleja formación, además de disputada por distintos actores en sus relaciones de poder. En este sentido, contar y recontar esa historia, con sus detalles y sus problematizaciones, es una manera de garantizar que los desaparecidos permanezcan políticamente vivos. El periodismo es parte fundamental de ese proceso como engranaje que articula los relatos en conflicto, sea para traer nuevos elementos, sea para asentar verdades problemáticas, sea para hacer durar o para hacer desaparecer. El corpus de análisis está restringido a las narrativas producidas por periódicos mexicanos y brasileños sobre el caso: El Universal, La Jornada, Proceso, El País (edición brasileña), Folha de São Paulo, Galileu y Piauí. Los grandes reportajes de estos periódicos, en sus versiones en línea, fueron seleccionados para el análisis. Además, desarrollé el estudio a partir de una amplia bibliografía sobre los tres ejes temáticos: la desaparición forzada, el territorio latinoamericano y la enunciación.This dissertation aims at analyzing the narratives on the disappearance of the forty-three Mexican students that happened in 2014. Addressing the issues related to this forced disappearance, the history of violent disappearances on the Mexican territory and, in retrospect, on the Latin American territory, I analyzed the dispute of meaning through the narratives involving the crimes, problematizing the role of the media in the creation of real versions or other versions related to the case of the Ayotzinapa 43. I work with the hypothesis that the students’ political existence/resistance is centered and in dispute in those narratives, established in different aspects of its complex formation, besides being disputed by distinct agents in their relations of power. In this sense, telling and retelling this story, with its details and problematizations, is a way to ensure that the disappeared remain politically alive. Journalism is a fundamental part of this process as a piece that articulates the stories in conflict, be it to bring new elements to them, be it to establish problematic truths, be it to make them last or to make them disappear. The corpus of analysis is restricted to narratives produced by Mexican and Brazilian newspapers about the case: El Universal, La Jornada, Proceso, El País (Brazilian edition), Folha de São Paulo, Galileu and Piauí. Big news stories from these newspapers, in their online versions, were selected for the analysis. Besides that, I developed the study from a wide bibliography on three thematic axes: forced disappearance, Latin American territory and enunciation.152f.Resende, Fernando AntônioOliveira, ThaianeBragança, MaurícioDaemon, FloraVianna, AdrianaCastro, Natascha Enrich de2021-05-06T18:45:06Z2021-05-06T18:45:06Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCASTRO, Natascha Enrich de. Politicamente vivos? : uma mirada sobre as disputas narrativas a respeito do desparecimento forçado dos 43 estudantes de Ayotzinapa, México. 2017. 152f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.https://app.uff.br/riuff/handle/1/21917Aluno de Mestradohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-24T20:31:57Zoai:app.uff.br:1/21917Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:59:51.887863Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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