Os sapeur congoleses em Paris: persona e performance

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Mariana Batista
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6531
Resumo: Etnografia realizada em Paris, em 2014/ 2015, tendo por objeto os sapeurs que vivem nesta cidade. Sapeurs é como são chamadas as pessoas que fazem a SAPE, sigla para Société des Ambienceurs et des Persones Elegantes (Sociedade dos Ambientadores e das Pessoas Elegantes). Trata-se de uma forma de dandismo congolês contemporâneo e transnacional, que inclui o consumo de roupas de luxo de grifes europeias, que são ainda mais valorizadas quando compradas na cidade de Paris, motivando assim um fluxo específico de pessoas e coisas. Os sapeurs se consideram como ambientadores, ou seja, como pessoas dotadas da capacidade de, com a sua presença, criar uma atmosfera de refinamento e sofisticação ao seu redor, e desenvolvem uma série de atividades performáticas a fim de criar esta atmosfera. A pesquisa busca refletir sobre os sapeurs e suas práticas como uma forma de elaboração do sujeito e de uma forma particular de estar no mundo, por meio da performance e do uso de uma cultura material específica. A elegância é comprendida, então, como um fim em si mesma e como uma forma de transcendência.
id UFF-2_7369af37d4c26bbc39bfdec996471bbb
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/6531
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Os sapeur congoleses em Paris: persona e performancesapeurselegânciaperformanceconsumofluxo transnacionalsapeurParis (FR)Société des Ambienceurs et des Persones ElegantesSAPEdandismo congolês contemporâneoEtnografia realizada em Paris, em 2014/ 2015, tendo por objeto os sapeurs que vivem nesta cidade. Sapeurs é como são chamadas as pessoas que fazem a SAPE, sigla para Société des Ambienceurs et des Persones Elegantes (Sociedade dos Ambientadores e das Pessoas Elegantes). Trata-se de uma forma de dandismo congolês contemporâneo e transnacional, que inclui o consumo de roupas de luxo de grifes europeias, que são ainda mais valorizadas quando compradas na cidade de Paris, motivando assim um fluxo específico de pessoas e coisas. Os sapeurs se consideram como ambientadores, ou seja, como pessoas dotadas da capacidade de, com a sua presença, criar uma atmosfera de refinamento e sofisticação ao seu redor, e desenvolvem uma série de atividades performáticas a fim de criar esta atmosfera. A pesquisa busca refletir sobre os sapeurs e suas práticas como uma forma de elaboração do sujeito e de uma forma particular de estar no mundo, por meio da performance e do uso de uma cultura material específica. A elegância é comprendida, então, como um fim em si mesma e como uma forma de transcendência.NiteróiGuedes, Simoni LahudGuedes, Simoni LahudMotta, AntonioGomes, Laura GrazielaMelo, Victor Andrade deVeiga, Felipe BerrocanSantos, Mariana Batista2018-05-21T17:24:22Z2018-05-21T17:24:22Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfMARIANA BATISTA DOS SANTOS. Os sapeurs congoleses em Paris: persona e performance. 2017. Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Simoni Lahud Guedes.https://app.uff.br/riuff/handle/1/6531Aluno de DoutoradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-10-24T01:14:44Zoai:app.uff.br:1/6531Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:09:43.636629Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Os sapeur congoleses em Paris: persona e performance
title Os sapeur congoleses em Paris: persona e performance
spellingShingle Os sapeur congoleses em Paris: persona e performance
Santos, Mariana Batista
sapeurs
elegância
performance
consumo
fluxo transnacional
sapeur
Paris (FR)
Société des Ambienceurs et des Persones Elegantes
SAPE
dandismo congolês contemporâneo
title_short Os sapeur congoleses em Paris: persona e performance
title_full Os sapeur congoleses em Paris: persona e performance
title_fullStr Os sapeur congoleses em Paris: persona e performance
title_full_unstemmed Os sapeur congoleses em Paris: persona e performance
title_sort Os sapeur congoleses em Paris: persona e performance
author Santos, Mariana Batista
author_facet Santos, Mariana Batista
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guedes, Simoni Lahud
Guedes, Simoni Lahud
Motta, Antonio
Gomes, Laura Graziela
Melo, Victor Andrade de
Veiga, Felipe Berrocan
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Mariana Batista
dc.subject.por.fl_str_mv sapeurs
elegância
performance
consumo
fluxo transnacional
sapeur
Paris (FR)
Société des Ambienceurs et des Persones Elegantes
SAPE
dandismo congolês contemporâneo
topic sapeurs
elegância
performance
consumo
fluxo transnacional
sapeur
Paris (FR)
Société des Ambienceurs et des Persones Elegantes
SAPE
dandismo congolês contemporâneo
description Etnografia realizada em Paris, em 2014/ 2015, tendo por objeto os sapeurs que vivem nesta cidade. Sapeurs é como são chamadas as pessoas que fazem a SAPE, sigla para Société des Ambienceurs et des Persones Elegantes (Sociedade dos Ambientadores e das Pessoas Elegantes). Trata-se de uma forma de dandismo congolês contemporâneo e transnacional, que inclui o consumo de roupas de luxo de grifes europeias, que são ainda mais valorizadas quando compradas na cidade de Paris, motivando assim um fluxo específico de pessoas e coisas. Os sapeurs se consideram como ambientadores, ou seja, como pessoas dotadas da capacidade de, com a sua presença, criar uma atmosfera de refinamento e sofisticação ao seu redor, e desenvolvem uma série de atividades performáticas a fim de criar esta atmosfera. A pesquisa busca refletir sobre os sapeurs e suas práticas como uma forma de elaboração do sujeito e de uma forma particular de estar no mundo, por meio da performance e do uso de uma cultura material específica. A elegância é comprendida, então, como um fim em si mesma e como uma forma de transcendência.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-05-21T17:24:22Z
2018-05-21T17:24:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARIANA BATISTA DOS SANTOS. Os sapeurs congoleses em Paris: persona e performance. 2017. Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Simoni Lahud Guedes.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/6531
Aluno de Doutorado
identifier_str_mv MARIANA BATISTA DOS SANTOS. Os sapeurs congoleses em Paris: persona e performance. 2017. Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Simoni Lahud Guedes.
Aluno de Doutorado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/6531
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Niterói
publisher.none.fl_str_mv Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823677159768064