Convergência de ações para o espaço escolar: articulação entre saúde e educação na construção de estratégias intersetoriais de prevenção e controle do sobrepeso e obesidade em Niterói

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Patricia Camacho
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/23702
Resumo: O Programa de Alimentação Escolar (PAE) do Ministério da Educação e o Programa Saúde na Escola (PSE) do Ministério da Saúde, governo federal brasileiro, têm como princípio a intersetorialidade e preveem ações de Promoção da Alimentação Adequada e Saudável (PAAS) no ambiente escolar. O estudo, situado no campo da análise de políticas, investigou a convergência de implementação desses dois programas em escolas do município de Niterói e verificou se esta possibilitou a construção de estratégias articuladas entre as ações do setor saúde e da educação e de que forma isso se deu. A análise desse conjunto de ações potencializou a compreensão dos desafios e das possibilidades para a construção de estratégias intersetoriais de prevenção e controle da obesidade que têm sido formuladas pelo governo federal. As principais dimensões analíticas abarcaram as ideias dos sujeitos envolvidos, os desenhos dos programas e as estruturas e processos institucionais. Foram mapeadas as distintas concepções em disputa sobre a obesidade e as ações de PAAS e relacionadas com as respectivas ações de prevenção e controle do sobrepeso e obesidade, propostas pelos dois programas. Foram realizadas vinte entrevistas semiestruturadas com profissionais de saúde e da educação envolvidos com o PAE e o PSE, cinco grupos focais; compostos por profissionais de saúde e educação que participaram do Grupo de Trabalho Intersetorial (GTI), nutricionistas do PAE, merendeiras e professores de duas unidades de educação infantil; observação participante em reuniões de planejamento, a análise de documentos como métodos para obtenção de informações e percepções dos sujeitos envolvidos com a operacionalização dos programas. O PSE prevê mecanismos institucionais e processos de operacionalização que induzem a aproximação entre saúde e educação, mas o planejamento integrado na ótica intersetorial ainda é frágil. As ações implementadas de forma conjunta foram a avaliação nutricional dos escolares e a estratégia de suplementação nutricional que integraram o PSE. O desenho do PAE e suas estruturas de gestão parecem não favorecer processos articulados entre saúde e educação
id UFF-2_73842b92c3cf737341dd88d13fdd070c
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/23702
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Convergência de ações para o espaço escolar: articulação entre saúde e educação na construção de estratégias intersetoriais de prevenção e controle do sobrepeso e obesidade em NiteróiPoliticas de alimentação e nutriçãoIntersetorialidadeObesidadePrograma Saúde na EscolaPrograma Nacional de Alimentação EscolarPolítica públicaAlimentaçãoNutriçãoObesidadePolicies food and nutritionIntersectoralObesityThe School Health ProgramNational School Feeding ProgrammeO Programa de Alimentação Escolar (PAE) do Ministério da Educação e o Programa Saúde na Escola (PSE) do Ministério da Saúde, governo federal brasileiro, têm como princípio a intersetorialidade e preveem ações de Promoção da Alimentação Adequada e Saudável (PAAS) no ambiente escolar. O estudo, situado no campo da análise de políticas, investigou a convergência de implementação desses dois programas em escolas do município de Niterói e verificou se esta possibilitou a construção de estratégias articuladas entre as ações do setor saúde e da educação e de que forma isso se deu. A análise desse conjunto de ações potencializou a compreensão dos desafios e das possibilidades para a construção de estratégias intersetoriais de prevenção e controle da obesidade que têm sido formuladas pelo governo federal. As principais dimensões analíticas abarcaram as ideias dos sujeitos envolvidos, os desenhos dos programas e as estruturas e processos institucionais. Foram mapeadas as distintas concepções em disputa sobre a obesidade e as ações de PAAS e relacionadas com as respectivas ações de prevenção e controle do sobrepeso e obesidade, propostas pelos dois programas. Foram realizadas vinte entrevistas semiestruturadas com profissionais de saúde e da educação envolvidos com o PAE e o PSE, cinco grupos focais; compostos por profissionais de saúde e educação que participaram do Grupo de Trabalho Intersetorial (GTI), nutricionistas do PAE, merendeiras e professores de duas unidades de educação infantil; observação participante em reuniões de planejamento, a análise de documentos como métodos para obtenção de informações e percepções dos sujeitos envolvidos com a operacionalização dos programas. O PSE prevê mecanismos institucionais e processos de operacionalização que induzem a aproximação entre saúde e educação, mas o planejamento integrado na ótica intersetorial ainda é frágil. As ações implementadas de forma conjunta foram a avaliação nutricional dos escolares e a estratégia de suplementação nutricional que integraram o PSE. O desenho do PAE e suas estruturas de gestão parecem não favorecer processos articulados entre saúde e educaçãoThe School Feeding Program (PAE) of the Ministry of Education and the Health in School Program (PSE) of the Ministry of Health, Brazilian federal government, have the principle of intersectoriality and provide for actions for the Promotion of Adequate and Healthy Food (PAAS) in the environment school. The study, located in the field of policy analysis, investigated the convergence of implementation of these two programs in schools in the city of Niterói and verified whether this allowed the construction of strategies articulated between the actions of the health sector and education and how this he gave. The analysis of this set of actions strengthened the understanding of the challenges and the possibilities for the construction of intersectoral strategies of prevention and control of obesity that have been formulated by the federal government. The main analytical dimensions covered the ideas of the subjects involved, the designs of the programs and the institutional structures and processes. The different conceptions in dispute about obesity and the actions of PAAS and related to the respective actions of prevention and control of overweight and obesity, proposed by the two programs, were mapped. Twenty semi-structured interviews were conducted with health and education professionals involved with the PAE and the PSE, five focal groups; Composed of health and education professionals who participated in the Intersectoral Working Group (GTI), PAE nutritionists, lunch recipients and teachers from two elementary schools; participant observation in planning meetings, analysis of documents as methods to obtain information and perceptions of the subjects involved with the operationalization of the programs. The PSE provides for institutional mechanisms and operational processes that bring health and education closer together, but integrated planning from the intersectoral point of view is still fragile. The actions implemented jointly were the nutritional evaluation of schoolchildren and the nutritional supplementation strategy that integrated the PSE. The design of the PAE and its management structures do not seem to favor articulated processes between health and education222 f.Burlandy, LucieneSenna, Mônica de Castro MaiaMattos, Ruben Araújo deMaluf, Renato S. JamilSchmitt, Claudia JobCastro, Luciana Maria CerqueiraCosta, Rosana SallesDias, Patricia Camacho2021-11-19T17:53:04Z2021-11-19T17:53:04Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfDIAS, Patrícia Camacho. Convergência de ações para o espaço escolar: articulação entre saúde e educação na construção de estratégias intersetoriais de prevenção e controle do sobrepeso e obesidade em Niterói. 2016. 222 f. Tese (Doutorado em Política Social) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016.https://app.uff.br/riuff/handle/1/23702CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-02-16T16:37:11Zoai:app.uff.br:1/23702Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:04:28.276595Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Convergência de ações para o espaço escolar: articulação entre saúde e educação na construção de estratégias intersetoriais de prevenção e controle do sobrepeso e obesidade em Niterói
title Convergência de ações para o espaço escolar: articulação entre saúde e educação na construção de estratégias intersetoriais de prevenção e controle do sobrepeso e obesidade em Niterói
spellingShingle Convergência de ações para o espaço escolar: articulação entre saúde e educação na construção de estratégias intersetoriais de prevenção e controle do sobrepeso e obesidade em Niterói
Dias, Patricia Camacho
Politicas de alimentação e nutrição
Intersetorialidade
Obesidade
Programa Saúde na Escola
Programa Nacional de Alimentação Escolar
Política pública
Alimentação
Nutrição
Obesidade
Policies food and nutrition
Intersectoral
Obesity
The School Health Program
National School Feeding Programme
title_short Convergência de ações para o espaço escolar: articulação entre saúde e educação na construção de estratégias intersetoriais de prevenção e controle do sobrepeso e obesidade em Niterói
title_full Convergência de ações para o espaço escolar: articulação entre saúde e educação na construção de estratégias intersetoriais de prevenção e controle do sobrepeso e obesidade em Niterói
title_fullStr Convergência de ações para o espaço escolar: articulação entre saúde e educação na construção de estratégias intersetoriais de prevenção e controle do sobrepeso e obesidade em Niterói
title_full_unstemmed Convergência de ações para o espaço escolar: articulação entre saúde e educação na construção de estratégias intersetoriais de prevenção e controle do sobrepeso e obesidade em Niterói
title_sort Convergência de ações para o espaço escolar: articulação entre saúde e educação na construção de estratégias intersetoriais de prevenção e controle do sobrepeso e obesidade em Niterói
author Dias, Patricia Camacho
author_facet Dias, Patricia Camacho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Burlandy, Luciene
Senna, Mônica de Castro Maia
Mattos, Ruben Araújo de
Maluf, Renato S. Jamil
Schmitt, Claudia Job
Castro, Luciana Maria Cerqueira
Costa, Rosana Salles
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Patricia Camacho
dc.subject.por.fl_str_mv Politicas de alimentação e nutrição
Intersetorialidade
Obesidade
Programa Saúde na Escola
Programa Nacional de Alimentação Escolar
Política pública
Alimentação
Nutrição
Obesidade
Policies food and nutrition
Intersectoral
Obesity
The School Health Program
National School Feeding Programme
topic Politicas de alimentação e nutrição
Intersetorialidade
Obesidade
Programa Saúde na Escola
Programa Nacional de Alimentação Escolar
Política pública
Alimentação
Nutrição
Obesidade
Policies food and nutrition
Intersectoral
Obesity
The School Health Program
National School Feeding Programme
description O Programa de Alimentação Escolar (PAE) do Ministério da Educação e o Programa Saúde na Escola (PSE) do Ministério da Saúde, governo federal brasileiro, têm como princípio a intersetorialidade e preveem ações de Promoção da Alimentação Adequada e Saudável (PAAS) no ambiente escolar. O estudo, situado no campo da análise de políticas, investigou a convergência de implementação desses dois programas em escolas do município de Niterói e verificou se esta possibilitou a construção de estratégias articuladas entre as ações do setor saúde e da educação e de que forma isso se deu. A análise desse conjunto de ações potencializou a compreensão dos desafios e das possibilidades para a construção de estratégias intersetoriais de prevenção e controle da obesidade que têm sido formuladas pelo governo federal. As principais dimensões analíticas abarcaram as ideias dos sujeitos envolvidos, os desenhos dos programas e as estruturas e processos institucionais. Foram mapeadas as distintas concepções em disputa sobre a obesidade e as ações de PAAS e relacionadas com as respectivas ações de prevenção e controle do sobrepeso e obesidade, propostas pelos dois programas. Foram realizadas vinte entrevistas semiestruturadas com profissionais de saúde e da educação envolvidos com o PAE e o PSE, cinco grupos focais; compostos por profissionais de saúde e educação que participaram do Grupo de Trabalho Intersetorial (GTI), nutricionistas do PAE, merendeiras e professores de duas unidades de educação infantil; observação participante em reuniões de planejamento, a análise de documentos como métodos para obtenção de informações e percepções dos sujeitos envolvidos com a operacionalização dos programas. O PSE prevê mecanismos institucionais e processos de operacionalização que induzem a aproximação entre saúde e educação, mas o planejamento integrado na ótica intersetorial ainda é frágil. As ações implementadas de forma conjunta foram a avaliação nutricional dos escolares e a estratégia de suplementação nutricional que integraram o PSE. O desenho do PAE e suas estruturas de gestão parecem não favorecer processos articulados entre saúde e educação
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2021-11-19T17:53:04Z
2021-11-19T17:53:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DIAS, Patrícia Camacho. Convergência de ações para o espaço escolar: articulação entre saúde e educação na construção de estratégias intersetoriais de prevenção e controle do sobrepeso e obesidade em Niterói. 2016. 222 f. Tese (Doutorado em Política Social) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/23702
identifier_str_mv DIAS, Patrícia Camacho. Convergência de ações para o espaço escolar: articulação entre saúde e educação na construção de estratégias intersetoriais de prevenção e controle do sobrepeso e obesidade em Niterói. 2016. 222 f. Tese (Doutorado em Política Social) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/23702
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823652425957376