Convergência de ações para o espaço escolar: articulação entre saúde e educação na construção de estratégias intersetoriais de prevenção e controle do sobrepeso e obesidade em Niterói
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/23702 |
Resumo: | O Programa de Alimentação Escolar (PAE) do Ministério da Educação e o Programa Saúde na Escola (PSE) do Ministério da Saúde, governo federal brasileiro, têm como princípio a intersetorialidade e preveem ações de Promoção da Alimentação Adequada e Saudável (PAAS) no ambiente escolar. O estudo, situado no campo da análise de políticas, investigou a convergência de implementação desses dois programas em escolas do município de Niterói e verificou se esta possibilitou a construção de estratégias articuladas entre as ações do setor saúde e da educação e de que forma isso se deu. A análise desse conjunto de ações potencializou a compreensão dos desafios e das possibilidades para a construção de estratégias intersetoriais de prevenção e controle da obesidade que têm sido formuladas pelo governo federal. As principais dimensões analíticas abarcaram as ideias dos sujeitos envolvidos, os desenhos dos programas e as estruturas e processos institucionais. Foram mapeadas as distintas concepções em disputa sobre a obesidade e as ações de PAAS e relacionadas com as respectivas ações de prevenção e controle do sobrepeso e obesidade, propostas pelos dois programas. Foram realizadas vinte entrevistas semiestruturadas com profissionais de saúde e da educação envolvidos com o PAE e o PSE, cinco grupos focais; compostos por profissionais de saúde e educação que participaram do Grupo de Trabalho Intersetorial (GTI), nutricionistas do PAE, merendeiras e professores de duas unidades de educação infantil; observação participante em reuniões de planejamento, a análise de documentos como métodos para obtenção de informações e percepções dos sujeitos envolvidos com a operacionalização dos programas. O PSE prevê mecanismos institucionais e processos de operacionalização que induzem a aproximação entre saúde e educação, mas o planejamento integrado na ótica intersetorial ainda é frágil. As ações implementadas de forma conjunta foram a avaliação nutricional dos escolares e a estratégia de suplementação nutricional que integraram o PSE. O desenho do PAE e suas estruturas de gestão parecem não favorecer processos articulados entre saúde e educação |
id |
UFF-2_73842b92c3cf737341dd88d13fdd070c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/23702 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Convergência de ações para o espaço escolar: articulação entre saúde e educação na construção de estratégias intersetoriais de prevenção e controle do sobrepeso e obesidade em NiteróiPoliticas de alimentação e nutriçãoIntersetorialidadeObesidadePrograma Saúde na EscolaPrograma Nacional de Alimentação EscolarPolítica públicaAlimentaçãoNutriçãoObesidadePolicies food and nutritionIntersectoralObesityThe School Health ProgramNational School Feeding ProgrammeO Programa de Alimentação Escolar (PAE) do Ministério da Educação e o Programa Saúde na Escola (PSE) do Ministério da Saúde, governo federal brasileiro, têm como princípio a intersetorialidade e preveem ações de Promoção da Alimentação Adequada e Saudável (PAAS) no ambiente escolar. O estudo, situado no campo da análise de políticas, investigou a convergência de implementação desses dois programas em escolas do município de Niterói e verificou se esta possibilitou a construção de estratégias articuladas entre as ações do setor saúde e da educação e de que forma isso se deu. A análise desse conjunto de ações potencializou a compreensão dos desafios e das possibilidades para a construção de estratégias intersetoriais de prevenção e controle da obesidade que têm sido formuladas pelo governo federal. As principais dimensões analíticas abarcaram as ideias dos sujeitos envolvidos, os desenhos dos programas e as estruturas e processos institucionais. Foram mapeadas as distintas concepções em disputa sobre a obesidade e as ações de PAAS e relacionadas com as respectivas ações de prevenção e controle do sobrepeso e obesidade, propostas pelos dois programas. Foram realizadas vinte entrevistas semiestruturadas com profissionais de saúde e da educação envolvidos com o PAE e o PSE, cinco grupos focais; compostos por profissionais de saúde e educação que participaram do Grupo de Trabalho Intersetorial (GTI), nutricionistas do PAE, merendeiras e professores de duas unidades de educação infantil; observação participante em reuniões de planejamento, a análise de documentos como métodos para obtenção de informações e percepções dos sujeitos envolvidos com a operacionalização dos programas. O PSE prevê mecanismos institucionais e processos de operacionalização que induzem a aproximação entre saúde e educação, mas o planejamento integrado na ótica intersetorial ainda é frágil. As ações implementadas de forma conjunta foram a avaliação nutricional dos escolares e a estratégia de suplementação nutricional que integraram o PSE. O desenho do PAE e suas estruturas de gestão parecem não favorecer processos articulados entre saúde e educaçãoThe School Feeding Program (PAE) of the Ministry of Education and the Health in School Program (PSE) of the Ministry of Health, Brazilian federal government, have the principle of intersectoriality and provide for actions for the Promotion of Adequate and Healthy Food (PAAS) in the environment school. The study, located in the field of policy analysis, investigated the convergence of implementation of these two programs in schools in the city of Niterói and verified whether this allowed the construction of strategies articulated between the actions of the health sector and education and how this he gave. The analysis of this set of actions strengthened the understanding of the challenges and the possibilities for the construction of intersectoral strategies of prevention and control of obesity that have been formulated by the federal government. The main analytical dimensions covered the ideas of the subjects involved, the designs of the programs and the institutional structures and processes. The different conceptions in dispute about obesity and the actions of PAAS and related to the respective actions of prevention and control of overweight and obesity, proposed by the two programs, were mapped. Twenty semi-structured interviews were conducted with health and education professionals involved with the PAE and the PSE, five focal groups; Composed of health and education professionals who participated in the Intersectoral Working Group (GTI), PAE nutritionists, lunch recipients and teachers from two elementary schools; participant observation in planning meetings, analysis of documents as methods to obtain information and perceptions of the subjects involved with the operationalization of the programs. The PSE provides for institutional mechanisms and operational processes that bring health and education closer together, but integrated planning from the intersectoral point of view is still fragile. The actions implemented jointly were the nutritional evaluation of schoolchildren and the nutritional supplementation strategy that integrated the PSE. The design of the PAE and its management structures do not seem to favor articulated processes between health and education222 f.Burlandy, LucieneSenna, Mônica de Castro MaiaMattos, Ruben Araújo deMaluf, Renato S. JamilSchmitt, Claudia JobCastro, Luciana Maria CerqueiraCosta, Rosana SallesDias, Patricia Camacho2021-11-19T17:53:04Z2021-11-19T17:53:04Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfDIAS, Patrícia Camacho. Convergência de ações para o espaço escolar: articulação entre saúde e educação na construção de estratégias intersetoriais de prevenção e controle do sobrepeso e obesidade em Niterói. 2016. 222 f. Tese (Doutorado em Política Social) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016.https://app.uff.br/riuff/handle/1/23702CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-02-16T16:37:11Zoai:app.uff.br:1/23702Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:04:28.276595Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Convergência de ações para o espaço escolar: articulação entre saúde e educação na construção de estratégias intersetoriais de prevenção e controle do sobrepeso e obesidade em Niterói |
title |
Convergência de ações para o espaço escolar: articulação entre saúde e educação na construção de estratégias intersetoriais de prevenção e controle do sobrepeso e obesidade em Niterói |
spellingShingle |
Convergência de ações para o espaço escolar: articulação entre saúde e educação na construção de estratégias intersetoriais de prevenção e controle do sobrepeso e obesidade em Niterói Dias, Patricia Camacho Politicas de alimentação e nutrição Intersetorialidade Obesidade Programa Saúde na Escola Programa Nacional de Alimentação Escolar Política pública Alimentação Nutrição Obesidade Policies food and nutrition Intersectoral Obesity The School Health Program National School Feeding Programme |
title_short |
Convergência de ações para o espaço escolar: articulação entre saúde e educação na construção de estratégias intersetoriais de prevenção e controle do sobrepeso e obesidade em Niterói |
title_full |
Convergência de ações para o espaço escolar: articulação entre saúde e educação na construção de estratégias intersetoriais de prevenção e controle do sobrepeso e obesidade em Niterói |
title_fullStr |
Convergência de ações para o espaço escolar: articulação entre saúde e educação na construção de estratégias intersetoriais de prevenção e controle do sobrepeso e obesidade em Niterói |
title_full_unstemmed |
Convergência de ações para o espaço escolar: articulação entre saúde e educação na construção de estratégias intersetoriais de prevenção e controle do sobrepeso e obesidade em Niterói |
title_sort |
Convergência de ações para o espaço escolar: articulação entre saúde e educação na construção de estratégias intersetoriais de prevenção e controle do sobrepeso e obesidade em Niterói |
author |
Dias, Patricia Camacho |
author_facet |
Dias, Patricia Camacho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Burlandy, Luciene Senna, Mônica de Castro Maia Mattos, Ruben Araújo de Maluf, Renato S. Jamil Schmitt, Claudia Job Castro, Luciana Maria Cerqueira Costa, Rosana Salles |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Patricia Camacho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Politicas de alimentação e nutrição Intersetorialidade Obesidade Programa Saúde na Escola Programa Nacional de Alimentação Escolar Política pública Alimentação Nutrição Obesidade Policies food and nutrition Intersectoral Obesity The School Health Program National School Feeding Programme |
topic |
Politicas de alimentação e nutrição Intersetorialidade Obesidade Programa Saúde na Escola Programa Nacional de Alimentação Escolar Política pública Alimentação Nutrição Obesidade Policies food and nutrition Intersectoral Obesity The School Health Program National School Feeding Programme |
description |
O Programa de Alimentação Escolar (PAE) do Ministério da Educação e o Programa Saúde na Escola (PSE) do Ministério da Saúde, governo federal brasileiro, têm como princípio a intersetorialidade e preveem ações de Promoção da Alimentação Adequada e Saudável (PAAS) no ambiente escolar. O estudo, situado no campo da análise de políticas, investigou a convergência de implementação desses dois programas em escolas do município de Niterói e verificou se esta possibilitou a construção de estratégias articuladas entre as ações do setor saúde e da educação e de que forma isso se deu. A análise desse conjunto de ações potencializou a compreensão dos desafios e das possibilidades para a construção de estratégias intersetoriais de prevenção e controle da obesidade que têm sido formuladas pelo governo federal. As principais dimensões analíticas abarcaram as ideias dos sujeitos envolvidos, os desenhos dos programas e as estruturas e processos institucionais. Foram mapeadas as distintas concepções em disputa sobre a obesidade e as ações de PAAS e relacionadas com as respectivas ações de prevenção e controle do sobrepeso e obesidade, propostas pelos dois programas. Foram realizadas vinte entrevistas semiestruturadas com profissionais de saúde e da educação envolvidos com o PAE e o PSE, cinco grupos focais; compostos por profissionais de saúde e educação que participaram do Grupo de Trabalho Intersetorial (GTI), nutricionistas do PAE, merendeiras e professores de duas unidades de educação infantil; observação participante em reuniões de planejamento, a análise de documentos como métodos para obtenção de informações e percepções dos sujeitos envolvidos com a operacionalização dos programas. O PSE prevê mecanismos institucionais e processos de operacionalização que induzem a aproximação entre saúde e educação, mas o planejamento integrado na ótica intersetorial ainda é frágil. As ações implementadas de forma conjunta foram a avaliação nutricional dos escolares e a estratégia de suplementação nutricional que integraram o PSE. O desenho do PAE e suas estruturas de gestão parecem não favorecer processos articulados entre saúde e educação |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2021-11-19T17:53:04Z 2021-11-19T17:53:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
DIAS, Patrícia Camacho. Convergência de ações para o espaço escolar: articulação entre saúde e educação na construção de estratégias intersetoriais de prevenção e controle do sobrepeso e obesidade em Niterói. 2016. 222 f. Tese (Doutorado em Política Social) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016. https://app.uff.br/riuff/handle/1/23702 |
identifier_str_mv |
DIAS, Patrícia Camacho. Convergência de ações para o espaço escolar: articulação entre saúde e educação na construção de estratégias intersetoriais de prevenção e controle do sobrepeso e obesidade em Niterói. 2016. 222 f. Tese (Doutorado em Política Social) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016. |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/23702 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823652425957376 |