Institucionalização do modelo de gestão integrada da escola GIDE: um estudo de caso nas escolas estaduais do Rio de Janeiro sediadas em Volta Redonda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Lucia Helena Esteves
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6449
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi conhecer em que medida as novas práticas organizacionais implementadas no âmbito da Gestão Integrada da Escola (GIDE) se institucionalizaram, nas escolas estaduais de Volta Redonda, no que se refere ao trabalho docente. Por ser tratar de um fenômeno contemporâneo, as práticas de gestão implementadas a partir de 2011 nas escolas estaduais, o estudo se justifica pela importância e relevância da implementação de políticas públicas voltadas para a melhoria dos resultados da educação básica em escolas públicas. O estudo foi realizado no município de Volta Redonda por ser o maior município dentre os que compõem a Regional Médio Paraíba e possuir o maior número de escolas estaduais, constituindo-se em uma maior amostra. O objeto de estudo foram as 29 escolas estaduais sediadas neste município. O foco do estudo foram as práticas de gestão implementadas pela GIDE nas escolas estaduais, a Teoria Institucional e a institucionalização à luz do modelo teórico de Tolbert e Zucker (1999) para analisar em que medida as práticas e ações da GIDE foram institucionalizadas nas escolas da rede estadual de ensino localizadas no município de Volta Redonda, apontando em que fase desse modelo se encontram (habitualização, objetificação ou sedimentação). Esta pesquisa foi caracterizada como um projeto de métodos mistos com abordagem qualitativa e quantitativa, utilizando-se como estratégia de pesquisa o estudo de caso e a aplicação de questionário disponibilizado aos professores docentes pelo sistema Survey Monkey através de um levantamento do tipo survey. Os dados foram analisados à luz da teoria institucional. Observou-se sinais de habitualização quanto à implementação da GIDE nas escolas. Em relação às mudanças implementadas na prática diária do professor e à percepção de cada docente sobre as mudanças nas práticas de seus colegas, observou-se indícios de objetificação quanto à adoção pelos docentes das práticas relativas à avaliação dos discentes, recuperação de estudos, prazos de entrega de notas, plano de curso, lançamento de notas no Sistema Conexão Educação etc. No que se refere à percepção do docente sobre a perenidade das novas práticas implementadas na escola, percebe-se na avaliação deles que as práticas que se institucionalizaram (sedimentação) se referem ao Conexão Educação, painel de gestão, Currículo Básico e padronização da metodologia administrativa e pedagógica nas escolas.
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O estudo foi realizado no município de Volta Redonda por ser o maior município dentre os que compõem a Regional Médio Paraíba e possuir o maior número de escolas estaduais, constituindo-se em uma maior amostra. O objeto de estudo foram as 29 escolas estaduais sediadas neste município. O foco do estudo foram as práticas de gestão implementadas pela GIDE nas escolas estaduais, a Teoria Institucional e a institucionalização à luz do modelo teórico de Tolbert e Zucker (1999) para analisar em que medida as práticas e ações da GIDE foram institucionalizadas nas escolas da rede estadual de ensino localizadas no município de Volta Redonda, apontando em que fase desse modelo se encontram (habitualização, objetificação ou sedimentação). Esta pesquisa foi caracterizada como um projeto de métodos mistos com abordagem qualitativa e quantitativa, utilizando-se como estratégia de pesquisa o estudo de caso e a aplicação de questionário disponibilizado aos professores docentes pelo sistema Survey Monkey através de um levantamento do tipo survey. Os dados foram analisados à luz da teoria institucional. Observou-se sinais de habitualização quanto à implementação da GIDE nas escolas. Em relação às mudanças implementadas na prática diária do professor e à percepção de cada docente sobre as mudanças nas práticas de seus colegas, observou-se indícios de objetificação quanto à adoção pelos docentes das práticas relativas à avaliação dos discentes, recuperação de estudos, prazos de entrega de notas, plano de curso, lançamento de notas no Sistema Conexão Educação etc. No que se refere à percepção do docente sobre a perenidade das novas práticas implementadas na escola, percebe-se na avaliação deles que as práticas que se institucionalizaram (sedimentação) se referem ao Conexão Educação, painel de gestão, Currículo Básico e padronização da metodologia administrativa e pedagógica nas escolas.The objective of this research was to know to what extent the new organizational practices implemented in the scope of the Integrated Management of the School (GIDE) were institutionalized, in the state schools of Volta Redonda, regarding the teaching work. As it deals with a contemporary phenomenon, the management practices implemented since 2011 in state schools, the study is justified by the importance and relevance of the implementation of public policies aimed at improving the results of basic education in public schools. The study was conducted in the city of Volta Redonda because it is the largest municipality among those that make up the Regional Middle Paraíba and has the largest number of state schools, constituting a larger sample. The study object was the 29 state schools located in this municipality. The focus of the study were the management practices implemented by GIDE in state schools, Institutional Theory and institutionalization in the light of the theoretical model of Tolbert and Zucker (1999) to analyze the extent to which GIDE practices and actions were institutionalized in schools of State school network located in the city of Volta Redonda, indicating the phase of this model (habitualization, objectification or sedimentation). This research was characterized as a mixed methods project with a qualitative and quantitative approach, using as a research strategy the case study and the application of a questionnaire made available to teachers by the Survey Monkey system through a survey type survey. The data were analyzed in the light of institutional theory. Signs of habitualization were observed regarding the implementation of GIDE in schools. Regarding the changes implemented in the daily practice of the teacher and the perception of each teacher about the changes in the practices of his colleagues, there were indications of objectification regarding the adoption by the teachers of the practices related to the evaluation of the students, recovery of studies, Delivery of notes, course plan, release of notes in the Connection Education System etc. With regard to the teacher's perception of the continuity of the new practices implemented in the school, one can notice in their evaluation that the practices that have been institutionalized (sedimentation) refer to the Education Connection, management panel, Basic Curriculum and standardization of the administrative methodology Pedagogy in schools.84 f.Universidade Federal FluminenseVolta RedondaMariano, Sandra Regina HolandaSilva, Joysinett Moraes daOliveira, Sidinei Rocha dePereira, Lucia Helena Esteves2018-05-09T23:07:17Z2018-05-09T23:07:17Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6449Aluno de mestradohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-05-12T15:16:06Zoai:app.uff.br:1/6449Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-05-12T15:16:06Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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