Programa de residência docente do colégio Pedro II: diálogos e conhecimento profissional de professores de educação física.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Molinário, Fábio Jorge de Souza
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15022
Resumo: O início da carreira muitas vezes apresenta dilemas e dificuldades, pois, devido à falta de experiência o professor iniciante encontra-se inseguro, ansioso e carregado por inúmeras informações que lhes são apresentadas na formação. É o momento do choque com a realidade, ao mudar de posição o profissional deixa de ser aluno e assume o papel de professor. Movimento que pode ser cercado por: inseguranças, incertezas, angústias e ansiedade diante dos novos desafios. Se para os professores experientes já é difícil enfrentar estes desafios, a carga aumenta e se complexifica significativamente para os professores jovens em seus primeiros anos de carreira. O início da carreira docente é marcada por um acumulo de experiências e descobertas de um modo de exercer a profissão. Com o tempo, essa prática se transforma e abre espaço para amadurecimentos e práticas profissionais já estabelecidas. Esta fase, mais consolidada, abre espaço também para que estes professores questionem a formação a que foram submetidos. Esse momento inicial da carreira, muitas vezes, os professores se encontram com sentimento de solidão nas escolas. A literatura investigada aponta a necessidades de políticas que colaborem com essa entrada na carreira com a perspectiva de, entre outras questões relevantes, de apoio para permanência desse professor no campo profissional. No percurso da pesquisa encontramos alguns projetos com essa aderência no Brasil e alguns países na América do Sul. Nos chamou atenção o Programa de Residência Docente (PRD)do Colégio Pedro II no Rio de Janeiro que, no início de sua criação, surge com essa preocupação. O programa faz parte de uma série de ações desencadeadas pelo Ministério da Educação (MEC) nos governos Lula-PT (2003-2011) e Dilma-PT (2012-2016) com a criação da Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica criada em 2009, reforçando a Lei 11.502/2007 que delegou Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) o fomento de programas de formação inicial e continuada de professores. Considerando o contexto acima, orientamos a pergunta central do estudo da pesquisa sobre o Programa de Residência Docente: Como os professores supervisores e residentes do Programa de Residência Docente do Colégio Pedro II articulam o conhecimento profissional considerando as realidades distintas nas quais estão inseridos? Com isso, a pesquisa tem como objetivo analisar este programa de residência docente com ênfase nos aspectos da organização e desenvolvimento do conhecimento profissional estabelecido entre professores supervisores e residentes docentes. A pesquisa se fundamentou numa metodologia qualitativa com a utilização da história oral, como instrumento de escuta que pudesse acessar os sentidos e significados das experiências vivenciadas pelos professores. Realizamos entrevistas com dois professores supervisores e dois professores residentes que participaram das primeiras turmas do programa. Estas foram textualizadas e reorganizadas em narrativas, apresentadas na íntegra na dissertação e posteriormente dialogada, com e por esse pesquisador, buscando (a partir de seu olhar) a riqueza e intensidade daquilo que aprendemos com o narrado e vivido das histórias do processo de formação. A dificuldade em terminar a pesquisa revela a sensação de que algo ficou de fora, que não abordamos tudo a partir das narrativas e da trajetória da pesquisa. De fato, tudo que tentei dizer foi pouco para representar não apenas o desenvolvimento da pesquisa, mas as trajetórias vividas no programa. Aprendemos no percurso a impossibilidade de dizer tudo que desejávamos e que esse todo não existe. O não tido também ecoa nesse estudo e é nele que espero continuar conversando
id UFF-2_748ac8ba2b03f9092cb8be1439b2067a
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/15022
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Programa de residência docente do colégio Pedro II: diálogos e conhecimento profissional de professores de educação física.Programa de Residência DocenteFormação de ProfessorDocênciaEducação FísicaDocênciaFormação de professorEducação físicaPrograma de Residencia DocenteFormación de ProfesoresDocenciaEducación FísicaO início da carreira muitas vezes apresenta dilemas e dificuldades, pois, devido à falta de experiência o professor iniciante encontra-se inseguro, ansioso e carregado por inúmeras informações que lhes são apresentadas na formação. É o momento do choque com a realidade, ao mudar de posição o profissional deixa de ser aluno e assume o papel de professor. Movimento que pode ser cercado por: inseguranças, incertezas, angústias e ansiedade diante dos novos desafios. Se para os professores experientes já é difícil enfrentar estes desafios, a carga aumenta e se complexifica significativamente para os professores jovens em seus primeiros anos de carreira. O início da carreira docente é marcada por um acumulo de experiências e descobertas de um modo de exercer a profissão. Com o tempo, essa prática se transforma e abre espaço para amadurecimentos e práticas profissionais já estabelecidas. Esta fase, mais consolidada, abre espaço também para que estes professores questionem a formação a que foram submetidos. Esse momento inicial da carreira, muitas vezes, os professores se encontram com sentimento de solidão nas escolas. A literatura investigada aponta a necessidades de políticas que colaborem com essa entrada na carreira com a perspectiva de, entre outras questões relevantes, de apoio para permanência desse professor no campo profissional. No percurso da pesquisa encontramos alguns projetos com essa aderência no Brasil e alguns países na América do Sul. Nos chamou atenção o Programa de Residência Docente (PRD)do Colégio Pedro II no Rio de Janeiro que, no início de sua criação, surge com essa preocupação. O programa faz parte de uma série de ações desencadeadas pelo Ministério da Educação (MEC) nos governos Lula-PT (2003-2011) e Dilma-PT (2012-2016) com a criação da Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica criada em 2009, reforçando a Lei 11.502/2007 que delegou Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) o fomento de programas de formação inicial e continuada de professores. Considerando o contexto acima, orientamos a pergunta central do estudo da pesquisa sobre o Programa de Residência Docente: Como os professores supervisores e residentes do Programa de Residência Docente do Colégio Pedro II articulam o conhecimento profissional considerando as realidades distintas nas quais estão inseridos? Com isso, a pesquisa tem como objetivo analisar este programa de residência docente com ênfase nos aspectos da organização e desenvolvimento do conhecimento profissional estabelecido entre professores supervisores e residentes docentes. A pesquisa se fundamentou numa metodologia qualitativa com a utilização da história oral, como instrumento de escuta que pudesse acessar os sentidos e significados das experiências vivenciadas pelos professores. Realizamos entrevistas com dois professores supervisores e dois professores residentes que participaram das primeiras turmas do programa. Estas foram textualizadas e reorganizadas em narrativas, apresentadas na íntegra na dissertação e posteriormente dialogada, com e por esse pesquisador, buscando (a partir de seu olhar) a riqueza e intensidade daquilo que aprendemos com o narrado e vivido das histórias do processo de formação. A dificuldade em terminar a pesquisa revela a sensação de que algo ficou de fora, que não abordamos tudo a partir das narrativas e da trajetória da pesquisa. De fato, tudo que tentei dizer foi pouco para representar não apenas o desenvolvimento da pesquisa, mas as trajetórias vividas no programa. Aprendemos no percurso a impossibilidade de dizer tudo que desejávamos e que esse todo não existe. O não tido também ecoa nesse estudo e é nele que espero continuar conversandoCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorEl inicio de la carrera muchas veces presenta dilemas y dificultades, pues, debido a la falta de experiencia el profesor iniciante se encuentra inseguro, ansioso y cargado por innumerables informaciones que le son presentadas en la formación. En este momento se produce un choque con la realidad, al cambiar de posición, el profesional deja de ser alumno y asume el papel de profesor. Movimiento que puede ser cercado por: inseguridades, incertidumbres, angustias y ansiedad delante de los nuevos desafíos. Si para los profesionales experimentados ya es difícil de enfrentar este desafío, la carga aumenta y se complejiza significativamente para los profesores jóvenes en sus primeros años de carrera. El inicio de la carrera docente es marcado por una acumulación de experiencias y descubrimientos del modo de ejercer la profesión. Con el tiempo, esa práctica se transforma y abre el espacio para la maduración y prácticas profesionales ya estabelecidas. Em esta fase, más consolidada, abre espacio también para que estos profesores cuestionen la formación a la que fueron sometidos. El momento inicial de la carrera, muchas veces, los profesores se encuentran con sentimiento de soledad en las escuelas. La literatura investigada apunta las necesidades de políticas que colaboren con esa entrada en la carrera con la perspectiva de, entre otras cuestiones relevantes, de apoyo para la permanencia del profesor en el campo profesional. En la trayectoria de la investigación encontramos algunos proyectos con esa adherencia en Brasil y algunos países en América del Sur. Nos llamó la atención el Programa de Residencia Docente (PRD) del Colegio Pedro II en Río de Janeiro que, al inicio de su creación, surge con esa preocupación. El programa hace parte de una serie de acciones desencadenadas por el Ministerio de Educación (MEC) en los gobiernos Lula-PT (2003-2011) y Dilma-PT (2012-2016) con la creación de la Política Nacional de Formación de Profesionales del Magisterio de la Educación Básica creada en 2009, reforzando la Ley 11.502/2007 que delegó a la Coordinación de Perfeccionamiento de Personal de Nivel Superior (Capes) el fomento de programas de formación inicial y continuada de profesores. Considerando el contexto descripto, orientamos la pregunta central de este estudio en el Programa de Residencia Docente: como los profesores supervisores y residentes del Programa de Residencia Docente del Colegio Pedro II articulan el conocimiento profesional considerando las realidades distintas en las que están insertos? Con eso la investigación tiene el objetivo de analizar ese programa de residencia con énfasis en los aspectos de la organización y desenvolvimiento del conocimiento profesional establecido entre profesores supervisores y residentes docentes. La investigación fue fundamentada en la metodologia qualitativa com la utilización de la historia oral, como instrumento de escucha que pudiera acceder a los sentidos y significados de las experiencias vividas por los profesores. Hemos realizado entrevistas con dos profesores supervisores y dos professores residentes participantes de las primeras clases del programa. Estas fueron textualizadas y reorganizadas en narrativas, presentadas íntegramente en la investigación y posteriormente dialogada, con y por ese investigador, buscando (a partir de su mirada) la riqueza e intensidad de lo que aprendemos con el narrado y vivido de las historias del proceso de formación. La dificultad en terminar la investigación revela la sensación de que algo quedó de fuera, que no abordamos todo a partir de las narrativas y de la trayectoria de la investigación. De hecho, todo lo que intentamos decir fue poco para representar no sólo el desarrollo de la investigación, sino las trayectorias vividas en el programa. Aprendimos en el camino la imposibilidad de decir todo lo que deseábamos y que ese todo no existe. Lo no dicho, también suena en la investigación y es en ello que espero seguir dialogando185 f.Terra, Dinah VasconcellosFarias, Mônica Vasconcellos de OliveiraRuiz, Mariel AlejandraDias, Rosanne EvangelistaMolinário, Fábio Jorge de Souza2020-09-29T18:39:09Z2020-09-29T18:39:09Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMOLINÁRIO, Fábio Jorge de Souza. Programa de residência docente do colégio Pedro II: diálogos e conhecimento profissional de professores de educação física. 2019. 185f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/15022http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-09T19:39:42Zoai:app.uff.br:1/15022Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-11-09T19:39:42Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Programa de residência docente do colégio Pedro II: diálogos e conhecimento profissional de professores de educação física.
title Programa de residência docente do colégio Pedro II: diálogos e conhecimento profissional de professores de educação física.
spellingShingle Programa de residência docente do colégio Pedro II: diálogos e conhecimento profissional de professores de educação física.
Molinário, Fábio Jorge de Souza
Programa de Residência Docente
Formação de Professor
Docência
Educação Física
Docência
Formação de professor
Educação física
Programa de Residencia Docente
Formación de Profesores
Docencia
Educación Física
title_short Programa de residência docente do colégio Pedro II: diálogos e conhecimento profissional de professores de educação física.
title_full Programa de residência docente do colégio Pedro II: diálogos e conhecimento profissional de professores de educação física.
title_fullStr Programa de residência docente do colégio Pedro II: diálogos e conhecimento profissional de professores de educação física.
title_full_unstemmed Programa de residência docente do colégio Pedro II: diálogos e conhecimento profissional de professores de educação física.
title_sort Programa de residência docente do colégio Pedro II: diálogos e conhecimento profissional de professores de educação física.
author Molinário, Fábio Jorge de Souza
author_facet Molinário, Fábio Jorge de Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Terra, Dinah Vasconcellos
Farias, Mônica Vasconcellos de Oliveira
Ruiz, Mariel Alejandra
Dias, Rosanne Evangelista
dc.contributor.author.fl_str_mv Molinário, Fábio Jorge de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Programa de Residência Docente
Formação de Professor
Docência
Educação Física
Docência
Formação de professor
Educação física
Programa de Residencia Docente
Formación de Profesores
Docencia
Educación Física
topic Programa de Residência Docente
Formação de Professor
Docência
Educação Física
Docência
Formação de professor
Educação física
Programa de Residencia Docente
Formación de Profesores
Docencia
Educación Física
description O início da carreira muitas vezes apresenta dilemas e dificuldades, pois, devido à falta de experiência o professor iniciante encontra-se inseguro, ansioso e carregado por inúmeras informações que lhes são apresentadas na formação. É o momento do choque com a realidade, ao mudar de posição o profissional deixa de ser aluno e assume o papel de professor. Movimento que pode ser cercado por: inseguranças, incertezas, angústias e ansiedade diante dos novos desafios. Se para os professores experientes já é difícil enfrentar estes desafios, a carga aumenta e se complexifica significativamente para os professores jovens em seus primeiros anos de carreira. O início da carreira docente é marcada por um acumulo de experiências e descobertas de um modo de exercer a profissão. Com o tempo, essa prática se transforma e abre espaço para amadurecimentos e práticas profissionais já estabelecidas. Esta fase, mais consolidada, abre espaço também para que estes professores questionem a formação a que foram submetidos. Esse momento inicial da carreira, muitas vezes, os professores se encontram com sentimento de solidão nas escolas. A literatura investigada aponta a necessidades de políticas que colaborem com essa entrada na carreira com a perspectiva de, entre outras questões relevantes, de apoio para permanência desse professor no campo profissional. No percurso da pesquisa encontramos alguns projetos com essa aderência no Brasil e alguns países na América do Sul. Nos chamou atenção o Programa de Residência Docente (PRD)do Colégio Pedro II no Rio de Janeiro que, no início de sua criação, surge com essa preocupação. O programa faz parte de uma série de ações desencadeadas pelo Ministério da Educação (MEC) nos governos Lula-PT (2003-2011) e Dilma-PT (2012-2016) com a criação da Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica criada em 2009, reforçando a Lei 11.502/2007 que delegou Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) o fomento de programas de formação inicial e continuada de professores. Considerando o contexto acima, orientamos a pergunta central do estudo da pesquisa sobre o Programa de Residência Docente: Como os professores supervisores e residentes do Programa de Residência Docente do Colégio Pedro II articulam o conhecimento profissional considerando as realidades distintas nas quais estão inseridos? Com isso, a pesquisa tem como objetivo analisar este programa de residência docente com ênfase nos aspectos da organização e desenvolvimento do conhecimento profissional estabelecido entre professores supervisores e residentes docentes. A pesquisa se fundamentou numa metodologia qualitativa com a utilização da história oral, como instrumento de escuta que pudesse acessar os sentidos e significados das experiências vivenciadas pelos professores. Realizamos entrevistas com dois professores supervisores e dois professores residentes que participaram das primeiras turmas do programa. Estas foram textualizadas e reorganizadas em narrativas, apresentadas na íntegra na dissertação e posteriormente dialogada, com e por esse pesquisador, buscando (a partir de seu olhar) a riqueza e intensidade daquilo que aprendemos com o narrado e vivido das histórias do processo de formação. A dificuldade em terminar a pesquisa revela a sensação de que algo ficou de fora, que não abordamos tudo a partir das narrativas e da trajetória da pesquisa. De fato, tudo que tentei dizer foi pouco para representar não apenas o desenvolvimento da pesquisa, mas as trajetórias vividas no programa. Aprendemos no percurso a impossibilidade de dizer tudo que desejávamos e que esse todo não existe. O não tido também ecoa nesse estudo e é nele que espero continuar conversando
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-09-29T18:39:09Z
2020-09-29T18:39:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MOLINÁRIO, Fábio Jorge de Souza. Programa de residência docente do colégio Pedro II: diálogos e conhecimento profissional de professores de educação física. 2019. 185f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/15022
identifier_str_mv MOLINÁRIO, Fábio Jorge de Souza. Programa de residência docente do colégio Pedro II: diálogos e conhecimento profissional de professores de educação física. 2019. 185f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/15022
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1797044738163998720