Proposta para o ensino da química versando o impacto das drogas na evasão escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Mariana Duque de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/25753
Resumo: Um dos maiores problemas no contexto escolar é a evasão, ou seja, a saída precoce do adolescente ou jovem da escola. A educação é um direito de todos e o estado deve assegurá-lo a todas as pessoas. Além disso, o educador deve auxiliar o educando no exercício da cidadania, ou seja, na formação do cidadão. Portanto, uma das preocupações da escola e do seu corpo de profissionais é a permanência do estudante na escola, até que este termine toda a educação básica. Assim, esse trabalho visou propor uma sequência didática, utilizando debates e atividades, para o ensino de química versando o tema evasão e como o consumo de drogas pode ser um dos fatores que estão relacionados a este problema. A conscientização e a prevenção do consumo de drogas entre os adolescentes será ponto importante a ser dialogado no âmbito escolar a fim de contextualizar o ensino da química orgânica. Para isso, foi realizada uma pesquisa exploratória, através de dados, com intuito de observar a magnitude da evasão escolar no Brasil e do consumo de drogas por parte dos adolescentes, também a possibilidade de estarem relacionados. Além disso, um levantamento foi realizado por meio de um questionário proposto a professores de escola pública e privada do Brasil, para verificar a realidade em sala de aula nos dias de hoje em relação ao fracasso escolar, a evasão e ao consumo de drogas. Essa sequência didática tem como base os 3 momentos pedagógicos de Delizoicov, Angotti e Pernambuco, a problematização inicial conta com um questionário sobre drogas na realidade do adolescente. O momento da organização do conhecimento foca no estudo das funções orgânicas e o último momento, a aplicação do conhecimento, é um trabalho interdisciplinar focado na conscientização. Também, foi formulada de acordo com três importantes âmbitos, o conceitual que é o conceito científico estudado, função orgânica. O procedimental que tem como objetivo a diferenciação e o reconhecimento, por parte dos alunos, das funções orgânicas presentes em moléculas que compõe a droga. Por fim, o atitudinal que tem como intuito conscientizar e mostrar as consequências que o consumo de drogas traz ao adolescente e para sociedade em geral
id UFF-2_74a4c510a9d029d644af9af4655acdcd
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/25753
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Proposta para o ensino da química versando o impacto das drogas na evasão escolarEvasão escolarDrogasEnsino de químicaConscientizaçãoUso de drogaUsuário de drogasEnsino médioRecurso didáticoSchool dropoutDrugsChemistry teachingAwarenessUm dos maiores problemas no contexto escolar é a evasão, ou seja, a saída precoce do adolescente ou jovem da escola. A educação é um direito de todos e o estado deve assegurá-lo a todas as pessoas. Além disso, o educador deve auxiliar o educando no exercício da cidadania, ou seja, na formação do cidadão. Portanto, uma das preocupações da escola e do seu corpo de profissionais é a permanência do estudante na escola, até que este termine toda a educação básica. Assim, esse trabalho visou propor uma sequência didática, utilizando debates e atividades, para o ensino de química versando o tema evasão e como o consumo de drogas pode ser um dos fatores que estão relacionados a este problema. A conscientização e a prevenção do consumo de drogas entre os adolescentes será ponto importante a ser dialogado no âmbito escolar a fim de contextualizar o ensino da química orgânica. Para isso, foi realizada uma pesquisa exploratória, através de dados, com intuito de observar a magnitude da evasão escolar no Brasil e do consumo de drogas por parte dos adolescentes, também a possibilidade de estarem relacionados. Além disso, um levantamento foi realizado por meio de um questionário proposto a professores de escola pública e privada do Brasil, para verificar a realidade em sala de aula nos dias de hoje em relação ao fracasso escolar, a evasão e ao consumo de drogas. Essa sequência didática tem como base os 3 momentos pedagógicos de Delizoicov, Angotti e Pernambuco, a problematização inicial conta com um questionário sobre drogas na realidade do adolescente. O momento da organização do conhecimento foca no estudo das funções orgânicas e o último momento, a aplicação do conhecimento, é um trabalho interdisciplinar focado na conscientização. Também, foi formulada de acordo com três importantes âmbitos, o conceitual que é o conceito científico estudado, função orgânica. O procedimental que tem como objetivo a diferenciação e o reconhecimento, por parte dos alunos, das funções orgânicas presentes em moléculas que compõe a droga. Por fim, o atitudinal que tem como intuito conscientizar e mostrar as consequências que o consumo de drogas traz ao adolescente e para sociedade em geralOne of the biggest problems in the school context is dropout, that is, the teenager or young person leaving school early. Educations is everyone’s right and the State must guarantee it to everyone. In addition, the educator must help the student in the exercise of citizenship, that is, in the formation of the citizen. Therefore, one of the concerns of the School and its body of professionals is the permanence of the student at the School, until he finishes all basic education. Thus, this work aimed to propose a didactic sequence, using debates and activities, for the Teaching of Chemistry dealing with the topic of evasion and how drug use can be one of the factors that are related to this problem. The awareness and prevention of drug use among teenagers will be an important point to be discussed in the school environment in order to contextualize the teaching of Organic Chemistry. For this, an exploratory research was carried out, through data, in order to observe the magnitude of school dropout in Brazil and drug consumption by adolescents, also the possibility of being related. In addition, a survey was carried out through a questionnaire proposed to public and private school teachers in Brazil, to verify the reality in the classroom today in relation to school failure, evasion and drug consumption. This didactic sequence is based on the 3 Pedagogical Moments of Delizoicov, Angotti and Pernambuco, the initial problematization has a questionnaire about drugs in the adolescent’s reality. The moment of knowledge organization focuses on the study of organic functions and the last moment, the application of knowledge, is an interdisciplinary work focused on awareness. Also, it was formulated according to three important scopes, the conceptual one, which is the scientific concept studied, organic function. The procedure that aims to differentiate and recognize, on the part of students, the organic functions present in molecules that make up the drug. Finally, the attitudinal that aims to raise awareness and show the consequences that drug use brings to adolescents and society in general.49 p.Alves, Andréa Aparecida Ribeirohttp://lattes.cnpq.br/5969031244402632Oliveira, Ana Angélica Rodrigues dehttp://lattes.cnpq.br/1675109312596210Assai, Natany Dayani de Souzahttp://lattes.cnpq.br/3408510368371388Andrade, Mariana Duque de2022-07-19T19:38:34Z2022-07-19T19:38:34Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfANDRADE, Mariana Duque de. Proposta para o ensino da química versando o impacto das drogas na evasão escolar. 2022. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/25753CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-02-01T17:58:12Zoai:app.uff.br:1/25753Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:01:55.408060Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta para o ensino da química versando o impacto das drogas na evasão escolar
title Proposta para o ensino da química versando o impacto das drogas na evasão escolar
spellingShingle Proposta para o ensino da química versando o impacto das drogas na evasão escolar
Andrade, Mariana Duque de
Evasão escolar
Drogas
Ensino de química
Conscientização
Uso de droga
Usuário de drogas
Ensino médio
Recurso didático
School dropout
Drugs
Chemistry teaching
Awareness
title_short Proposta para o ensino da química versando o impacto das drogas na evasão escolar
title_full Proposta para o ensino da química versando o impacto das drogas na evasão escolar
title_fullStr Proposta para o ensino da química versando o impacto das drogas na evasão escolar
title_full_unstemmed Proposta para o ensino da química versando o impacto das drogas na evasão escolar
title_sort Proposta para o ensino da química versando o impacto das drogas na evasão escolar
author Andrade, Mariana Duque de
author_facet Andrade, Mariana Duque de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, Andréa Aparecida Ribeiro
http://lattes.cnpq.br/5969031244402632
Oliveira, Ana Angélica Rodrigues de
http://lattes.cnpq.br/1675109312596210
Assai, Natany Dayani de Souza
http://lattes.cnpq.br/3408510368371388
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Mariana Duque de
dc.subject.por.fl_str_mv Evasão escolar
Drogas
Ensino de química
Conscientização
Uso de droga
Usuário de drogas
Ensino médio
Recurso didático
School dropout
Drugs
Chemistry teaching
Awareness
topic Evasão escolar
Drogas
Ensino de química
Conscientização
Uso de droga
Usuário de drogas
Ensino médio
Recurso didático
School dropout
Drugs
Chemistry teaching
Awareness
description Um dos maiores problemas no contexto escolar é a evasão, ou seja, a saída precoce do adolescente ou jovem da escola. A educação é um direito de todos e o estado deve assegurá-lo a todas as pessoas. Além disso, o educador deve auxiliar o educando no exercício da cidadania, ou seja, na formação do cidadão. Portanto, uma das preocupações da escola e do seu corpo de profissionais é a permanência do estudante na escola, até que este termine toda a educação básica. Assim, esse trabalho visou propor uma sequência didática, utilizando debates e atividades, para o ensino de química versando o tema evasão e como o consumo de drogas pode ser um dos fatores que estão relacionados a este problema. A conscientização e a prevenção do consumo de drogas entre os adolescentes será ponto importante a ser dialogado no âmbito escolar a fim de contextualizar o ensino da química orgânica. Para isso, foi realizada uma pesquisa exploratória, através de dados, com intuito de observar a magnitude da evasão escolar no Brasil e do consumo de drogas por parte dos adolescentes, também a possibilidade de estarem relacionados. Além disso, um levantamento foi realizado por meio de um questionário proposto a professores de escola pública e privada do Brasil, para verificar a realidade em sala de aula nos dias de hoje em relação ao fracasso escolar, a evasão e ao consumo de drogas. Essa sequência didática tem como base os 3 momentos pedagógicos de Delizoicov, Angotti e Pernambuco, a problematização inicial conta com um questionário sobre drogas na realidade do adolescente. O momento da organização do conhecimento foca no estudo das funções orgânicas e o último momento, a aplicação do conhecimento, é um trabalho interdisciplinar focado na conscientização. Também, foi formulada de acordo com três importantes âmbitos, o conceitual que é o conceito científico estudado, função orgânica. O procedimental que tem como objetivo a diferenciação e o reconhecimento, por parte dos alunos, das funções orgânicas presentes em moléculas que compõe a droga. Por fim, o atitudinal que tem como intuito conscientizar e mostrar as consequências que o consumo de drogas traz ao adolescente e para sociedade em geral
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-19T19:38:34Z
2022-07-19T19:38:34Z
2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ANDRADE, Mariana Duque de. Proposta para o ensino da química versando o impacto das drogas na evasão escolar. 2022. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/25753
identifier_str_mv ANDRADE, Mariana Duque de. Proposta para o ensino da química versando o impacto das drogas na evasão escolar. 2022. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/25753
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823640440733696