Proposta para o ensino da química versando o impacto das drogas na evasão escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/25753 |
Resumo: | Um dos maiores problemas no contexto escolar é a evasão, ou seja, a saída precoce do adolescente ou jovem da escola. A educação é um direito de todos e o estado deve assegurá-lo a todas as pessoas. Além disso, o educador deve auxiliar o educando no exercício da cidadania, ou seja, na formação do cidadão. Portanto, uma das preocupações da escola e do seu corpo de profissionais é a permanência do estudante na escola, até que este termine toda a educação básica. Assim, esse trabalho visou propor uma sequência didática, utilizando debates e atividades, para o ensino de química versando o tema evasão e como o consumo de drogas pode ser um dos fatores que estão relacionados a este problema. A conscientização e a prevenção do consumo de drogas entre os adolescentes será ponto importante a ser dialogado no âmbito escolar a fim de contextualizar o ensino da química orgânica. Para isso, foi realizada uma pesquisa exploratória, através de dados, com intuito de observar a magnitude da evasão escolar no Brasil e do consumo de drogas por parte dos adolescentes, também a possibilidade de estarem relacionados. Além disso, um levantamento foi realizado por meio de um questionário proposto a professores de escola pública e privada do Brasil, para verificar a realidade em sala de aula nos dias de hoje em relação ao fracasso escolar, a evasão e ao consumo de drogas. Essa sequência didática tem como base os 3 momentos pedagógicos de Delizoicov, Angotti e Pernambuco, a problematização inicial conta com um questionário sobre drogas na realidade do adolescente. O momento da organização do conhecimento foca no estudo das funções orgânicas e o último momento, a aplicação do conhecimento, é um trabalho interdisciplinar focado na conscientização. Também, foi formulada de acordo com três importantes âmbitos, o conceitual que é o conceito científico estudado, função orgânica. O procedimental que tem como objetivo a diferenciação e o reconhecimento, por parte dos alunos, das funções orgânicas presentes em moléculas que compõe a droga. Por fim, o atitudinal que tem como intuito conscientizar e mostrar as consequências que o consumo de drogas traz ao adolescente e para sociedade em geral |
id |
UFF-2_74a4c510a9d029d644af9af4655acdcd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/25753 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Proposta para o ensino da química versando o impacto das drogas na evasão escolarEvasão escolarDrogasEnsino de químicaConscientizaçãoUso de drogaUsuário de drogasEnsino médioRecurso didáticoSchool dropoutDrugsChemistry teachingAwarenessUm dos maiores problemas no contexto escolar é a evasão, ou seja, a saída precoce do adolescente ou jovem da escola. A educação é um direito de todos e o estado deve assegurá-lo a todas as pessoas. Além disso, o educador deve auxiliar o educando no exercício da cidadania, ou seja, na formação do cidadão. Portanto, uma das preocupações da escola e do seu corpo de profissionais é a permanência do estudante na escola, até que este termine toda a educação básica. Assim, esse trabalho visou propor uma sequência didática, utilizando debates e atividades, para o ensino de química versando o tema evasão e como o consumo de drogas pode ser um dos fatores que estão relacionados a este problema. A conscientização e a prevenção do consumo de drogas entre os adolescentes será ponto importante a ser dialogado no âmbito escolar a fim de contextualizar o ensino da química orgânica. Para isso, foi realizada uma pesquisa exploratória, através de dados, com intuito de observar a magnitude da evasão escolar no Brasil e do consumo de drogas por parte dos adolescentes, também a possibilidade de estarem relacionados. Além disso, um levantamento foi realizado por meio de um questionário proposto a professores de escola pública e privada do Brasil, para verificar a realidade em sala de aula nos dias de hoje em relação ao fracasso escolar, a evasão e ao consumo de drogas. Essa sequência didática tem como base os 3 momentos pedagógicos de Delizoicov, Angotti e Pernambuco, a problematização inicial conta com um questionário sobre drogas na realidade do adolescente. O momento da organização do conhecimento foca no estudo das funções orgânicas e o último momento, a aplicação do conhecimento, é um trabalho interdisciplinar focado na conscientização. Também, foi formulada de acordo com três importantes âmbitos, o conceitual que é o conceito científico estudado, função orgânica. O procedimental que tem como objetivo a diferenciação e o reconhecimento, por parte dos alunos, das funções orgânicas presentes em moléculas que compõe a droga. Por fim, o atitudinal que tem como intuito conscientizar e mostrar as consequências que o consumo de drogas traz ao adolescente e para sociedade em geralOne of the biggest problems in the school context is dropout, that is, the teenager or young person leaving school early. Educations is everyone’s right and the State must guarantee it to everyone. In addition, the educator must help the student in the exercise of citizenship, that is, in the formation of the citizen. Therefore, one of the concerns of the School and its body of professionals is the permanence of the student at the School, until he finishes all basic education. Thus, this work aimed to propose a didactic sequence, using debates and activities, for the Teaching of Chemistry dealing with the topic of evasion and how drug use can be one of the factors that are related to this problem. The awareness and prevention of drug use among teenagers will be an important point to be discussed in the school environment in order to contextualize the teaching of Organic Chemistry. For this, an exploratory research was carried out, through data, in order to observe the magnitude of school dropout in Brazil and drug consumption by adolescents, also the possibility of being related. In addition, a survey was carried out through a questionnaire proposed to public and private school teachers in Brazil, to verify the reality in the classroom today in relation to school failure, evasion and drug consumption. This didactic sequence is based on the 3 Pedagogical Moments of Delizoicov, Angotti and Pernambuco, the initial problematization has a questionnaire about drugs in the adolescent’s reality. The moment of knowledge organization focuses on the study of organic functions and the last moment, the application of knowledge, is an interdisciplinary work focused on awareness. Also, it was formulated according to three important scopes, the conceptual one, which is the scientific concept studied, organic function. The procedure that aims to differentiate and recognize, on the part of students, the organic functions present in molecules that make up the drug. Finally, the attitudinal that aims to raise awareness and show the consequences that drug use brings to adolescents and society in general.49 p.Alves, Andréa Aparecida Ribeirohttp://lattes.cnpq.br/5969031244402632Oliveira, Ana Angélica Rodrigues dehttp://lattes.cnpq.br/1675109312596210Assai, Natany Dayani de Souzahttp://lattes.cnpq.br/3408510368371388Andrade, Mariana Duque de2022-07-19T19:38:34Z2022-07-19T19:38:34Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfANDRADE, Mariana Duque de. Proposta para o ensino da química versando o impacto das drogas na evasão escolar. 2022. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/25753CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-02-01T17:58:12Zoai:app.uff.br:1/25753Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:01:55.408060Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Proposta para o ensino da química versando o impacto das drogas na evasão escolar |
title |
Proposta para o ensino da química versando o impacto das drogas na evasão escolar |
spellingShingle |
Proposta para o ensino da química versando o impacto das drogas na evasão escolar Andrade, Mariana Duque de Evasão escolar Drogas Ensino de química Conscientização Uso de droga Usuário de drogas Ensino médio Recurso didático School dropout Drugs Chemistry teaching Awareness |
title_short |
Proposta para o ensino da química versando o impacto das drogas na evasão escolar |
title_full |
Proposta para o ensino da química versando o impacto das drogas na evasão escolar |
title_fullStr |
Proposta para o ensino da química versando o impacto das drogas na evasão escolar |
title_full_unstemmed |
Proposta para o ensino da química versando o impacto das drogas na evasão escolar |
title_sort |
Proposta para o ensino da química versando o impacto das drogas na evasão escolar |
author |
Andrade, Mariana Duque de |
author_facet |
Andrade, Mariana Duque de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Alves, Andréa Aparecida Ribeiro http://lattes.cnpq.br/5969031244402632 Oliveira, Ana Angélica Rodrigues de http://lattes.cnpq.br/1675109312596210 Assai, Natany Dayani de Souza http://lattes.cnpq.br/3408510368371388 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Mariana Duque de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Evasão escolar Drogas Ensino de química Conscientização Uso de droga Usuário de drogas Ensino médio Recurso didático School dropout Drugs Chemistry teaching Awareness |
topic |
Evasão escolar Drogas Ensino de química Conscientização Uso de droga Usuário de drogas Ensino médio Recurso didático School dropout Drugs Chemistry teaching Awareness |
description |
Um dos maiores problemas no contexto escolar é a evasão, ou seja, a saída precoce do adolescente ou jovem da escola. A educação é um direito de todos e o estado deve assegurá-lo a todas as pessoas. Além disso, o educador deve auxiliar o educando no exercício da cidadania, ou seja, na formação do cidadão. Portanto, uma das preocupações da escola e do seu corpo de profissionais é a permanência do estudante na escola, até que este termine toda a educação básica. Assim, esse trabalho visou propor uma sequência didática, utilizando debates e atividades, para o ensino de química versando o tema evasão e como o consumo de drogas pode ser um dos fatores que estão relacionados a este problema. A conscientização e a prevenção do consumo de drogas entre os adolescentes será ponto importante a ser dialogado no âmbito escolar a fim de contextualizar o ensino da química orgânica. Para isso, foi realizada uma pesquisa exploratória, através de dados, com intuito de observar a magnitude da evasão escolar no Brasil e do consumo de drogas por parte dos adolescentes, também a possibilidade de estarem relacionados. Além disso, um levantamento foi realizado por meio de um questionário proposto a professores de escola pública e privada do Brasil, para verificar a realidade em sala de aula nos dias de hoje em relação ao fracasso escolar, a evasão e ao consumo de drogas. Essa sequência didática tem como base os 3 momentos pedagógicos de Delizoicov, Angotti e Pernambuco, a problematização inicial conta com um questionário sobre drogas na realidade do adolescente. O momento da organização do conhecimento foca no estudo das funções orgânicas e o último momento, a aplicação do conhecimento, é um trabalho interdisciplinar focado na conscientização. Também, foi formulada de acordo com três importantes âmbitos, o conceitual que é o conceito científico estudado, função orgânica. O procedimental que tem como objetivo a diferenciação e o reconhecimento, por parte dos alunos, das funções orgânicas presentes em moléculas que compõe a droga. Por fim, o atitudinal que tem como intuito conscientizar e mostrar as consequências que o consumo de drogas traz ao adolescente e para sociedade em geral |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-19T19:38:34Z 2022-07-19T19:38:34Z 2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ANDRADE, Mariana Duque de. Proposta para o ensino da química versando o impacto das drogas na evasão escolar. 2022. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2022. http://app.uff.br/riuff/handle/1/25753 |
identifier_str_mv |
ANDRADE, Mariana Duque de. Proposta para o ensino da química versando o impacto das drogas na evasão escolar. 2022. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2022. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/25753 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823640440733696 |