Medição da velocidade do som com arduíno
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/27638 |
Resumo: | No presente trabalho descrevemos uma sequência didática para o ensino de física, tendo como tema central a velocidade do som, conteúdo esse de física ondulatória e voltada para o ensino médio, mais especificamente para o 2o ano. Através de atividades experimentais intercaladas com a apresentação teórica do conteúdo buscou-se a aprendizagem significativa. Com isso, esse trabalho teve como objetivo ter o estudante como protagonista e todos os processos, buscando relacionar o tema central com o cotidiano O produto consiste de uma prática experimental, usando a placa Arduino, seguido de análise e discussões sobre os resultados e apresentações teóricas posteriores. Um questionário serviu como base para avaliar os subsunçores existentes. Através desse questionário foi elaborado um projeto, usando ferramentas eletrônicas, onde foi possível medir a velocidade do som em situações diversas. A ligação entre a teoria e a prática foi feita através de simulações e de debates, e desta forma, a aula se tornou mais dinâmica e mais prazerosa para os alunos e para o professor |
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Medição da velocidade do som com arduínoSound speed measurement using arduino plataformEnsino de físicaFísica ondulatóriaAtividades experimentaisAprendizagem significativaEnsino médioSomTeaching physicsWave physicsExperimental activitiesNo presente trabalho descrevemos uma sequência didática para o ensino de física, tendo como tema central a velocidade do som, conteúdo esse de física ondulatória e voltada para o ensino médio, mais especificamente para o 2o ano. Através de atividades experimentais intercaladas com a apresentação teórica do conteúdo buscou-se a aprendizagem significativa. Com isso, esse trabalho teve como objetivo ter o estudante como protagonista e todos os processos, buscando relacionar o tema central com o cotidiano O produto consiste de uma prática experimental, usando a placa Arduino, seguido de análise e discussões sobre os resultados e apresentações teóricas posteriores. Um questionário serviu como base para avaliar os subsunçores existentes. Através desse questionário foi elaborado um projeto, usando ferramentas eletrônicas, onde foi possível medir a velocidade do som em situações diversas. A ligação entre a teoria e a prática foi feita através de simulações e de debates, e desta forma, a aula se tornou mais dinâmica e mais prazerosa para os alunos e para o professorCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorIn the present work we describe a didactic sequence for the teaching of Physics, having as its central theme the speed of sound, this content of Wave Physics and aimed at High School, more specifically for the 2nd year. Through experimental activities along with theoretical discussion of the content, significant learning was sought. With this, this work aimed to have the student as the protagonist and all the processes, seeking to relate the central theme with everyday life. The product consists of an experimental practice, using the Arduino board, followed by analysis and discussion of the results and subsequent theoretical presentations. A questionnaire served as a basis for evaluating existing subsumers. Through this questionnaire, a project was developed, using electronic tools, where it was possible to measure the speed of sound in different situations. The connection between theory and practice was made through simulations and debates, and in this way, the class became more dynamic and more pleasant for both the students and the teacher59 p.Penna, Thadeu Josino Pereirahttp://lattes.cnpq.br/9369928320175297Espíndola, Aquino Lauri dehttp://lattes.cnpq.br/2158499051567196Wanis, Rogériohttp://lattes.cnpq.br/3316200057298248http://lattes.cnpq.br/3275518643641083Silva, Luiz Paulo Saldanha da2023-01-20T12:45:22Z2023-01-20T12:45:22Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfSILVA, Luiz Paulo Saldanha da. Medição da velocidade do som no ar com arduíno. 2022. 59 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/27638CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-01-20T12:45:25Zoai:app.uff.br:1/27638Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-01-20T12:45:25Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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No presente trabalho descrevemos uma sequência didática para o ensino de física, tendo como tema central a velocidade do som, conteúdo esse de física ondulatória e voltada para o ensino médio, mais especificamente para o 2o ano. Através de atividades experimentais intercaladas com a apresentação teórica do conteúdo buscou-se a aprendizagem significativa. Com isso, esse trabalho teve como objetivo ter o estudante como protagonista e todos os processos, buscando relacionar o tema central com o cotidiano O produto consiste de uma prática experimental, usando a placa Arduino, seguido de análise e discussões sobre os resultados e apresentações teóricas posteriores. Um questionário serviu como base para avaliar os subsunçores existentes. Através desse questionário foi elaborado um projeto, usando ferramentas eletrônicas, onde foi possível medir a velocidade do som em situações diversas. A ligação entre a teoria e a prática foi feita através de simulações e de debates, e desta forma, a aula se tornou mais dinâmica e mais prazerosa para os alunos e para o professor |
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